Manifestações contra a Metrópole

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPÉRIO ENCOLHE Colonos sofriam com monopólio metropolitano. Eclodiram várias revoltas em diferentes regiões. Elemento comum: combate medidas Coroa que.
Advertisements

Crise Econômica Colonial
A) MOVIMENTOS EMANCIPACIONISTAS(XVIII)
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO REGIME:
MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da.
A economia mineradora século XVIII
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
Conflitos na Colônia Portuguesa
CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
Revoltas Nativistas e Anticoloniais
REBELIÕES COLONIAIS Profº Paulo Henrique.
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS:
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A.
AULÃO ACESSO º SEMESTRE.
MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
CRISE DO SISTEMA COLONIAL
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates
“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
AS REVOLTAS COLONIAIS.
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira e Conjuração Baiana
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Movimentos nativistas e separatistas
A descoberta do ouro (Século XVIII)
Brasil Holandês.
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Inconfidência Mineira Professor Ulisses Mauro Lima
As rebeliões coloniais
UNIDADE II CAPÍTULO IX. UNIDADE II CAPÍTULO IX.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA BRASILEIRO: O DECLÍNIO COLONIAL
Movimentos Nativistas
DAS CONJURAÇÕES À ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I
Professor Edley
O Brasil colonial CONSEQUENCIAS DA MINERAÇÃO:
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
Economia Mineradora.
REVOLTAS COLONIAIS 1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
As Primeiras Reações contra a Metrópole
REVOLTAS NATIVISTAS NO BRASIL COLONIAL
CRISE DA ECONOMIA PORTUGUESA
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
Revoltas emancipacionistas
Movimentos nativistas e emancipacionistas
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
Revoltas Separatistas
Como as colônias da América reagiram à ideia de liberdade?
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira
Cap. 5 - A Independência do Brasil
BRASIL PERÍODO COLONIAL
Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Escola: Coopen Alunos:João Henrique, Arthur e Paulo Fernando Série: 4°ano B.
Escola: Coopen Alunas:Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B.
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
DIT Período colonial Metrópole x Colônia.
Capítulos 33-34: O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Aulas
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

Manifestações contra a Metrópole

Situação da colônia no século XVII e início do século XVIII? *Século XVII – vigorava a estrutura do Pacto Colonial. *Iniciou-se em 1571 e foi ainda mais reforçado em 1642 com a criação do Conselho Ultramarino. *Em face disso, iniciam-se movimentos nativistas dispostos a não mais permitir os “saques” da metrópole contra sua colônia.

Principais movimentos nativistas *Aclamação de Amador Bueno (1641) Reduziu-se a uma manifestação dos comerciantes paulistas preocupados com o possível fim de seus negócios com Buenos Aires. Em face disso, resolvem aclamar como o novo rei de São Paulo Amador Bueno, que acabou recusando a oferta. Mais tarde, os “revoltosos” aceitaram o novo rei português.

*Revolta de Beckmann (1684) Ocorrida no Maranhão, os fazendeiros viam-se prejudicados pela falta de regularidade de fornecimento português da mão-de-obra negra e pela impossibilidade de escravizar os indígenas (jesuítas). Em represália contra este protesto, o governo português resolveu punir os líderes (execução).

*Guerra dos Emboabas (1708) -Ocorrida em Minas Gerais, a citada guerra foi promovida pela invasão dos portugueses (emboabas) que estavam desejosos em enriquecer facilmente sobre o suor dos bandeirantes paulistas. -A batalha foi vencida pelos portugueses. -Mais tarde, a expulsão dos bandeirantes da região de Minas Gerais acabou fazendo com que os mesmos procurasses novas jazidas (Mato Grosso – 1718).

*Guerra dos Mascates (1710) -Ocorrida em Pernambuco, acabou envolvendo senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife. -Recife ganhou visibilidade no período em que os holandeses dominaram o Brasil. Com a decadência cada vez mais acentuada da economia açucareira, os senhores de engenho de Olinda – até então a capital - foram se endividando com os comerciantes de Recife (mascates). -Em 1709, o rei de Portugal elevou Recife à categoria de vila, atitude que causou profunda indignação no povo de Olinda. Os mesmos invadem Recife e sofrem reação imediata da Coroa portuguesa. Recife é elevada a nova capital de Pernambuco.

* Revolta de Filipe dos Santos / Revolta de Vila Rica (1720) -Ocorrida em Minas Gerais em protesto ao arrocho tributário português imposto ao povo. -Ex: Casas de Fundição, capitação, quinto, etc. -Entregaram ao governo um documento exigindo um fim dessa exploração. O governador (Conde de Assumar) ocupou a Vila Rica, prendeu diversos rebeldes e mandou enforcar Filipe dos Santos.

* Inconfidência Mineira (1789) -Decadência da mineração, arrocho fiscal e administrativo da metrópole sobre a colônia portuguesa. -Inicia uma conspiração em terras brasileiras para se livrar de uma vez por todas das garras portuguesas com inspiração nos movimentos do Iluminismo e da Independência dos Estados Unidos. -Destacou-se a figura de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes. A rebelião ocorreria no dia da derrama. -Joaquim Silvério dos Reis e mais outros três delataram a iniciativa rebelde em troca do perdão de suas dívidas. -No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no RJ.

* Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798) -Movimento rebelde com uma importante participação das camadas humildes. -Liderados por soldados e também alguns alfaiates, os rebeldes sugeriam, entre outras coisas, a proclamação da República, o fim da escravidão, a liberdade de comércio, a igualdade jurídica entre as pessoas. -Todavia, o movimento foi contido pelo governo português.

* Revolução Pernambucana (1817) -Por influência dos movimentos de independência das colônias espanholas na América, comandadas por Pernambuco, diversas províncias se engajaram por um movimento de independência da coroa portuguesa. -Entretanto, houve pouca participação das camadas mais humildes. -O movimento foi sufocado pelas tropas fiéis ao príncipe regente, Dom João.