Projeto de Atendimento ao Aluno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Introdução à Prática da Pesquisa I
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Aprender a aprender na Universidade
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Profa. Reane Franco Goulart
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
O aluno elaborando conceitos
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Livro: Estratégias de leitura
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
I ENCONTRO DE NÚCLEO DO PROJETO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Tertúlia Dialógica.
Ponto de partida Capítulo 3
De Ezequiel Theodoro da Silva
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Transcrição da apresentação:

Projeto de Atendimento ao Aluno Leitura Crítica Primeiro Encontro

O que é ler? Decifrar? Discutir? Encontrar sentidos? Atribuir sentidos? Dar sonoridade às letras?

O que é necessário para ler? Ser alfabetizado? Ter concentração? Comprar livros, jornais, revistas? Ter boa visão? Ter boa memória? Ter uma boa voz?

Existe leitura crítica? E leitura “não crítica” ou acrítica? O que e como são uma e outra? Tente ler as imagens na tela!

O que é ler? Para Cagliari (1989): ler é uma atividade fundamental, desenvolvida pela escola para a formação dos alunos. Para este autor, a maior parcela de nossos conhecimentos é conseguida por meio da leitura.

Para Frank Smith (1981): leitura é um processo no qual o leitor participa com sua capacidade não só de decifrar sinais, mas de dar sentido a eles, compreendê-los.

Para Ezequiel Theodoro da Silva (1981): ler é via de acesso à participação do homem nas sociedades letradas, na medida em que permite a entrada e a participação no mundo da escrita.

Para Isabel Solé (1998): ler significa aprender a se considerar competente para a realização das tarefas de leitura e a sentir a experiência emocional gratificante da aprendizagem.

Segundo Bamberger (1987): “o aprimoramento da capacidade de ler também redunda na capacidade de aprender como um todo.”

Leitura e Ensino Superior O ato de ler – na universidade – pode ser visto como condição para a formação da consciência crítica, uma vez que o documento escrito deixa de ser o simples instrumento de produção para ser veiculador da tradução histórica e cultural, do passado e do presente.

Na universidade, a educação deve ser propulsora do desenvolvimento Na universidade, a educação deve ser propulsora do desenvolvimento. Para tanto, ela deve superar a mera reprodução e repasse de conhecimento e buscar novas alternativas que abram espaço para o novo. É preciso estimular o “aprender a aprender”

O domínio da capacidade de ler é condição para se efetivar a metodologia do aprender a aprender. O aluno que aprende a aprender é aquele que é leitor. O leitor que aprende a aprender é aquele que, primeiro domina uma técnica de leitura. Tem diante do texto uma posição de aprendizagem e de pesquisador. Tem diante do texto uma postura de analista, crítico, teórico e filósofo.

Assim, dominar a leitura conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e crítica em relação ao conhecimento. O ato de ler e aprender são duas realidades muito próximas, portanto indissociáveis, interferindo-se mutuamente.

Perfil do Leitor que Aprende a Aprender 1 – É interativo: desvenda, processa, age, faz funcionar; 2 – É cooperativo: constrói; 3 – É dialógico: combina, atribui sentidos, conversa com o texto, mobiliza conhecimentos.

4 – É aprendiz: permanente. E também pesquisador. 5 – É produtivo: institui-se no texto, forma e conforma. 6 – É leitor: protagonista do processo de ler.

Enfim: Vamos ler e conversar....