AS MÍDIAS SOCIAIS À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios do processo ensino aprendizagem:
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
A escola e a prevenção ao uso de drogas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Curso de Engenharia de Computação
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Ser Jovem Ser Cidadão Por Floriano Pesaro
Princípios fundamentais
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Redes Sociais e Mídias na Educação
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Perfil do Profissional
O Uso Pedagógico do Blog
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Trabalhando com Grupos
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Blog na Escola Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE RIO BRANCO-AC, AGOSTO/2008.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Política Educacional Brasileira
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Informática (IMAD): Introdução, apresentação da disciplina, conteúdo programático e métodos de avaliação. QUESTÕES DE PROVAS; QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
twitter.com/funasa.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

AS MÍDIAS SOCIAIS À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE SILVIA MARINA ANARUMA Depto de Educação Instituto de Biociências UNESP

OBJETIVO Incentivar o investimento da área de computação na Educação Demonstrar como a área de computação pode ajudar na área de Educação e Saúde Apresentar as ferramentas utilizadas no Projeto de Extensão à Comunidade: Proama – Projeto Amamentar

Educação e Saúde Área do conhecimento que trabalha as duas área juntas Processo por meio do qual criam-se formas de perceber a realidade, pensar intelectualmente sobre o que nos cerca, conceber nossas alternativas de interferir na realidade, e ainda, de relacionar-se emocionalmente com os fatos da vida (Martins e Stalffer, 2007) . É comunicação Saúde Expressão das condições objetivas de vida, isto é, como resultante das condições de “habitação, alimentação,educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer,liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde” (Brasil, 1986)

O resultado de uma ação educativa, algo que pode gerar, nos espaços de nossa convivência cotidiana, formas de perceber, agir e pensar sobre questões relacionadas à saúde e ao ambiente.

Para tanto... Metodologias que permitam a participação e a interação Inclusão Socialização do conhecimento A divulgação e a transmissão é uma parte da Educação

A INFORMAÇÃO É UMA PARTE DA APRENDIZAGEM

Porque só a informação não basta? a informação tem que fazer sentido para a pessoa tem que fazer as pessoas pensarem tem que aumentar o interesse em conhecer mais tem que partir das condições concretas e da experiência de cada um tem que se interar com o conhecimento

Para nós a aprendizagem envolve: Pensar, refletir, transforma-se e transformar A ÊNFASE É NO PROCESSO Nosso objetivo é tornar as pessoas cada vez mais capazes de pensar

MAS NÓS TEMOS QUE CHEGAR NAS PESSOAS

PROAMA Objetivos Incentivar, promover e defender o aleitamento materno Porque? Alimento mais completo até os dois anos de vida ou mais Evita várias doenças, é grátis, é espécie específico, é bom para o bebê, a mãe e a família Vantagens de ordem nutricional, psicológica, cognitiva, imunológica, fonoaudiológica, odontológica... Problemas Desmame precoce Indústria Alimentícia Mitos e crendices Envolve a aprendizagem, não é um ato instintivo

Como? Produção de conhecimento Interação com a comunidade Participação dos alunos Inclusão nos programas das disciplinas Conhecimento da realidade – pesquisas O aleitamento materno não é só envolvido com a saúde e nem só com a educação: é educação e saúde

Perfil do Bacharel em Computação : Identificar problemas do mundo real; Propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes; Construir e implementar modelos computacionais; Constante interação com a comunidade científica, a fim de desenvolver novos conhecimentos e técnicas computacionais; Promover o desenvolvimento científico da computação através de pesquisas inovadoras; Promover o desenvolvimento tecnológico, através da aplicação de conhecimentos científicos adquiridos; Modelagem e especificação dos problemas do mundo real relacionados à Informática; Validação da solução de um problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original; Implementação de sistemas de grande porte. (Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/demac/computacao/ Acesso em: 18 out. 2011 )

Nossas ferramentas HOMEPAGE www.rc.unesp.bom.br/proama BLOG - www.proama-amamentar.blogspot.com FACEBOOK – proama ORKUT – Comunidade do Proama CURSO EaD – Curso Introdutório sobre Aleitamento materno Encontro sobre Redes Sociais I Congresso Virtual de Aleitamento Materno

blog (Thais Andreatti)

(Thais Andreatti)

(Thais Andreatti)

Conclusão O campo da Educação e Saúde , mais especificamente na promoção do aleitamento materno necessita de veículos para chegar na população. O profissional da computação a área da Computação é essencial para este trabalho O PROAMA teve um grande ganho depois do engajamento dos estudantes do curso de Ciências da Computação

Contatos: Depto de Educação smarina@rc.unesp.br Conheça a nossa home, participe no nosso blog e junte-se a nós no Face Obrigada