AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
Advertisements

GEOGRAFIA DAS DROGAS.
Colômbia (Álvaro Uribe)
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Independência da América Latina
AMÉRICA DO SUL – aspectos gerais
6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961):
Conflitos na América e na Europa
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
Pressões Internacionais sobre a Amazônia CEEE, 28/05/2008 Eduardo Viola Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.
BOLÍVIA Nas Alturas.
Centenário da Revolta da Chibata
América Latina Unidade e diversidade.
Colômbia.
Regionalização do Espaço Americano
Prof. José Victor GayLussac
Memória Nacional.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Entre o Caribe e os Andes
América do Sul.
Crime Organizado, Drogas e Corrupção Pública – Observações Comparativas e Preliminares sobre a América Latina.
AS AMÉRICAS 2 MÉXICO.
A Crise entre Equador e Colômbia sob a ótica da Venezuela
América Central Prof. Rudimir.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
PODER PARALELO.
AMÉRICA ANDINA O DOMÍNIO DOS ANDES.
A Circulação da Mercadoria
O Poder das Corporações Globais
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Narcotráfico e uso no Brasil
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
Colômbia: quem está no poder?
AMÉRICA ANDINA “O GRITO COLETIVO”.
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
História – 8ª série Prof. Lisiane
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
País das Ilhas Galápagos
VENEZUELA HUGO CHAVEZ HUGO CHAVEZ. VENEZUELA Eleito em 1998, Hugo Chávez se tornou o principal articulador da geopolítica latino- americana. O Brasil,
Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.
GUATEMALA.
Conflitos atuais na América Latina. Conflitos na Venezuela Em dezembro de 2006, Chávez é reeleito com 63% dos votos válidos, frente a 37% de Manuel Rosales,
Revisão.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
Brasil: o que foram os anos de chumbo? (1964 – 1985) Avaliação Mensal 24/10 9º A/B/C Capítulos: 16 e 17.
Antes da Guerra do Paraguai possuía um invejável desenvolvimento. Após ter perdido essa guerra ( ) introduziu o capitalismo. A base da economia.
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
América Latina.
Chile.
PRF Silvia Regina.
Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico.
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático):
Movimentos revolucionários na Colômbia
A nova regionalização do mundo
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Características da economia das Américas Central e do sul
América Porções Central e Sul
 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.
Análises de Conjuntura focado nos interesses para a CT em saúde, com destaque para o Projeto Mais Médicos 25 de Abril 2016.
1985 – 1990 A REPÚBLICA NOVA: A POLÍTICA EXTERNA DE JOSÉ SARNEY.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Integração na América do Sul: análise comparada das Políticas Externas dos recentes governos de esquerda em suas perspectivas para a criação da União de.
Trotsky e o período tardio da revolução mexicana.
Transcrição da apresentação:

AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA

Na Colômbia existem problemas relacionados à produção da folha da coca e da cocaína, além da ação de grupos guerrilheiros como as FARCs, ELN (ambos de esquerda) e AUC (de direita, criada por grupos interessados em combater as guerrilhas de esquerda). Guerrilheira das FARC em treinamento: dimensão política foi ultrapassada pelos vínculos com o crime. Segundo a Anistia Internacional, devido a ações da guerrilha no campo, a Colômbia é o 1º país em número de vítimas de minas terrestres

As guerrilhas colombianas, tanto de direita como de esquerda são acusadas de praticar sequestros, associação ao tráfico de drogas e tráfico de armas como forma de financiar suas ações. Devido a essa situação foi criado o Plano Colômbia, onde os EUA, grande consumidor da cocaína colombiana, apóia o governo da Colômbia para combater o narcotráfico e as guerrilhas através de treinamento, financiamento em dinheiro, fornecimento de tecnologias, etc. Desde o governo do ex-presidente Álvaro Uribe as guerrilhas colombianas, sobretudo as FARCs estão sendo pressionadas, fator que levou as AUC, já no governo Uribe, e agora as FARCs, à mesa de negociações. Membros do grupo paramilitar AUC: eles também seqüestram e têm relações com o narcotráfico, mas pouca coisa é escrita sobre eles na mídia.

BOLÍVIA A Bolívia é um Estado dividido: a leste, nos departamentos de Pando, Beni, Tarija e Santa Cruz, vivem os brancos e mestiços, ricos, latifundiários e produtores de soja e que concentram a produção de hidrocarbonetos. A oeste, no altiplano andino, vive a população indígena, pobre e que apoia o presidente Evo Morales. Os departamentos do leste desencadearam o movimento de oposição ao governo com forte tendência separatista porque são contra reformas constitucionais que aprovam a reforma agrária e ajudas à população mais pobre, impondo assim aumento de impostos e perda de autonomia política. É uma crise econômica, étnica e política.

Equador: O presidente Rafael Corrêa, de tendência chavista, tem se envolvido em algumas polêmicas como o aumento da participação do Estado na economia, colocar-se contra acordo bilateral de livre comércio com os EUA, não renovar a permissão de permanência das forças dos EUA na base de Manta e ameaçar punir o Brasil devido aos defeitos de uma usina hidrelétrica construída nesse país pela empreiteira brasileira Odebrecht. Rafael Corrêa Imagem da construção da Usina de São Francisco. A empreiteira Odebrecht foi expulsa do Equador por ser acusada de ser responsável por corrupção e pelas falhas técnicas apresentadas pela usina.