Programa Nas Ondas do Rádio 2014 Nas Ondas do Vídeo Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014
Projeto nas Ondas do Rádio A proposta foi inicialmente implementada na Rede Municipal de Ensino em 2001, através do projeto Educom.Rádio, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Em 2005 o Educom.Rádio torna-se lei municipal e o projeto passa a ser chamado de Programa Nas Ondas do Rádio, que hoje atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, desenvolvendo nas escolas projetos de Rádio Escolar, Jornal Mural e Comunitário, Agência de Noticias e Audiovisual, entre outros projetos que utilizam suportes midiáticos.
Benefícios: a Portaria proporciona ao professor que desenvolve projetos: pagamento de até 40 horas/mês para desenvolvimento de projetos; formação continuada para educadores que desenvolvem projetos educomunicativos; pontuação na evolução funcional. Contrapartida do professor: que o professor desenvolva projeto técnico, aprovado pela supervisão; limite mínimo de 15 alunos; Infraestrutura.
Quem Somos? Carlos Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) COORDENAÇÃO FORMADORES Anderson Zotesso Cadu Fernandez Carmen Gattás Débora Menezes Isabel Santos Izabel Leão Kassandra Carvalho Katia Cristina Mariza Pinto Paola Prandini Patrícia de Oliveira Regina Vilela Salete Soares Silene Lourenço Quem Somos? COORDENAÇÃO Carlos Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio)
Nas Ondas do Vídeo O projeto busca desenvolver a construção de saberes incorporando a produção audiovisual que permite a produção colaborativa, estimula o desenvolvimento das competências comunicativas, promove a autonomia, a criatividade e o estímulo à produção de conhecimento significativo na comunidade escolar.
CONTEÚDO 24 HORAS Projeção e mediação de audiovisuais 04hs Dinâmicas corporais / trabalho em equipe /Avaliação Enquadramento, planos e luzes 03hs Elaboração de narrativas e roteiro Captação de imagens e sons 05hs Edição
Nas Ondas do Vídeo seis encontros E01 - APRESENTAÇÃO E EXPECTATIVAS e ENQUADRAMENTO E02 – PLANOS E LUZES - ESTUDO E PRÁTICA e APRESENTAÇÃO MOVIE MAKER E03 - FASES DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E04 – NARRATIVAS e ROTEIROS E05 – PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E06 – RESULTADOS E AVALIAÇÃO 01
Nas Ondas do Vídeo Material (Ideal) de todos os encontros: Máquinas fotográficas, celulares, tablets com respectivos cabos USB, adaptadores e cartão de memória universais, notebook, pen drives, lanternas e objetos diversos).
E 01 - APRESENTAÇÃO E EXPECTATIVAS Apresentações e expectativas / formadora e participantes; Apresentação do curso (Justificativa); Integração do grupo; Enquadramento – estudo e prática Apreciação dos curtas“Birds on the wires” e “Criança a Alma do Negócio”; Autorização de imagens e sons; Avaliação oral.
DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO Comentários
O que você entende por audiovisual? Audiovisual é a linguagem que emprega ao mesmo tempo som e imagem na sua forma de expressão e invade nosso dia a dia em diversos locais e de diferentes formas. 03 07 06 08 09 05 02 04
Por que aprender o audiovisual? 10 http://www.youtube.com/watch?v=Xa8gYArSS9Q http://www.youtube.com/watch?v=7VxZZzxEzXA Para aprender a apreciar as diversas imagens que invadem o cotidiano de forma refletida e crítica. Para se apropriar da linguagem e possibilitar produções autorais de forma coletiva.
Por que o Audiovisual na Escola? 11 (1) O vídeo e todas as mídias já fazem parte do cotidiano de alunos e professores. (2) A produção de vídeos pelos próprios alunos, utilizando suas ideias e expressando suas aspirações os torna protagonistas neste processo de aprendizado.
Por que o Audiovisual na Escola? 12
Enquadramento – Estudo e Prática Enquadramento é a imagem que aparece no visor da câmara, ou tecnicamente, os limites laterais, superior e inferior da cena filmada. Permite dirigir a atenção do espectador, isolar um protagonista da história, dar relevo a um detalhe, permitindo animar a cena em função do objetivo e do jogo psicológico. 14
“CRIANÇA – A ALMA DO NEGÓCIO” 16 Produções MARIA FARINHA Documentário Versão reduzida: - 10:02 Duração total:49:02 15
Por que trabalhar com dinâmicas? As dinâmicas têm o objetivo estimular as relações interpessoais minimizando inibições, favorecendo a extroversão e o contato em grupo, desenvolvendo a criatividade, imaginação, a partir da proposição de atividades que exijam a expressão individual e mobilizem conteúdos diversos. 13
AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM E SOM PARA MENORES DE 18 ANOS (modelo) Pelo presente eu......(responsável)....., RG .......... e CPF ..................., autorizo a ........(professora, escola ou ong)........, (RG).................... e CPF (CNPJ) ..................., a utilizar a imagem e som de..........(nome do participante)......., (RG )............, como também depoimentos orais e escritos, de materiais e documentos fornecidos por mim para uso exclusivo em pesquisas, projetos, produção, exposição, registros internos, veiculação em televisão, vídeo, radiodifusão e demais formatos existentes ou a serem criados, inclusive para fotos, cartazes, banners, outdoors e outros materiais de divulgação, por prazo indeterminado. DATAR E COLHER ASSINATURAS DOS ENVOLVIDOS
AVALIAÇÃO ORAL DO ENCONTRO 17
Referências FERRÉS, Joan; Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. LEONEL, Juliana de Melo; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. HERNANDEZ, Fernando; SANCHO, Juana. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: ArtMed, 2006. MACEDO, Felipe. Pequeno Manual do Cineclube. Rio Claro: [s.e.], 2006 . portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ondas/midiateca www.institutoalana.com.br/ http://www.youtube.com/watch?v=Xa8gYArSS9Q – Birds on the wires http://www.youtube.com/watch?v=7VxZZzxEzXA – Birds on the wires www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8 – Criança a alma do negócio
IMAGENS USADAS 01 - https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSfgo- -dgu6XEKfnM7T09TYKVztNJZ3E3QYiThwL6y1gZnx-Dhy 02 – http://2.bp.blogspot.com/_xl3uVu-zDLk/TBfpO4-tN_I/AAAAAAAAKqo/ mfq3lhm8X8g/s1600/1%C2%BAjogo_copa+(3).JPG 03 – http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/07 _08_02_Akatu_tv_trem.jpg 04 – http://2.bp.blogspot.com/_J1Kj2QDcKao/TAAI31AgxwI/AAAAAAAAA i8/D3WS7g3rYiY/s320/relogio+tv.jpg 05 – https://encryptedtbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGewLEy4 VpftEMzv17A1jg3r8K2BzhBIF3AWVqSiSWH8XYddPmrA 06 –http://vilamundo.org.br/wp-content/uploads/2012/03/12083551.jpeg
IMAGENS USADAS 07 – http://www.abcdin.cl/guias/img/tecnoportales/celular-tv.jpg 08 – http://www.digitalsignagebrasil.com/wp-content/uploads/2010 /08/bus-canal.jpg 09 – https://encryptedtbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQU1 P5l93Q_UBlPq9l2Wa4Gt8SEc6IVc-kW7DSPwerXW72WZh1N 10 – https://encryptedtbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTLP4U 8gjGDWNUrhefFqII4JTUZNoETukMaO5cfEWVtmejdoy9PiA 11- http://blog.pucsp.br/csgames/files/2012/04/transmedia.jpg 12 – http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2013 /10/Mix-Som-Prod-Audiov_Capa.jpg 13 - https://encryptedtbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSFQd 4yn7vdbelmxniNoKb77rlbBDUfr4qRg1GBpjFxs9JnC1P8
IMAGENS USADAS 14 – http://cameracotidiana.com.br/saladeaula/site/wp-content/uploads /2013/07/tamanos_plano_en-cine-y-video.jpg 15 – https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSCK894 fHuoBeYJ2_92BMUE-RX9eowbrr8dCcpSPIhhKQMFm_Pp 16 – https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_FZPT5k _GImGXNl64A0SdTlNRO1OmJgSBB2eU1Qe_leJf8tK_0Q 17 – http://walkiriaroque.files.wordpress.com/2011/03/mafalda.jpg