Resultado do 13º ciclo de Monitoramento dos planos de saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Saúde ABAD / Unimed
Advertisements

“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR
Desafios da qualidade regulatória - avanços 2012 Fórum dos dirigentes das Agências Reguladoras Federais Brasília, 06/12/2012.
Agência Nacional de Saúde Suplementar
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Defesa dos usuários e da qualidade dos planos de saúde
ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR DO SERVIDOR
ESPAÇO DÚVIDAS.
ANS – LEI 9656/98 Dr. Michel Daud Filho 07/11/2012
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Responsabilidade dos gestores públicos de serviços de saúde
PLANOS DE SAÚDE E DIREITOS DO PACIENTE. Principal Direito do Paciente Ter amplo acesso ao tratamento de que necessita, garantindo-se o cumprimento das.
Apresentação AP- ESCOLAR
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
ENCONTROS ANS / OPERADORAS 2006
OFICINA ANS Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Relacionamento entre Prestadores e Operadoras Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009.
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2013 – 2014 Consulta Pública Maio de 2013.
Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
Seminário ANABB - CASSI. A regulação da ANS e as operadoras de
Instituto de Saúde e Cidadania – Vitória Apart Hospital
Produto Saúde.
Câmara Técnica Obrigatoriedade de Ouvidorias no setor de saúde suplementar Ouvidoria ANS Julho/2012 Julho/2012.
Mecanismos de Regulação
Câmara Técnica: Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade Assistencial.
Sugestões de Encaminhamento
SEGURO SAÚDE.
CREDENCIADOS & OPERADORAS ODONTOLÓGICAS – Uma Relação de Cooperação Mútua 5º SINPLO – Maio 2010 Dr. Roberto Porto Santos.
ENCONTRO ANS EDIÇÃO SUL DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO/ANS Agosto de 2011.
Mecanismos de Regulação
ASSISTÊNCIA A SAÚDE SUPLEMENTAR Portaria n , de 5 dezembro de 2006.
- Câmara Técnica - Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 - Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade.
Resultado do novo ciclo de monitoramento dos planos de saúde.
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
Dados Consolidados Saúde Suplementar
Desafios do órgão regulador frente à judicialização
Dados Consolidados Saúde Suplementar
Impacto da Judicialização no Custo da Saúde
Sistema de Saúde Suplementar
Sistema de atenção suplementar no brasil
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Bradesco Saúde A saúde de seus Colaboradores em boa Companhia.
CANOASPREV INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA
Sistema de Faturamento Eletrônico
Indicadores 3º Trimestre de 2009
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
Introdução O modelo de gestão Realidade da Instituição (recursos materiais, financeiros e de potencial humano) ; Percepção administrativa (visão de futuro.
Dados Consolidados Saúde Suplementar Atualizado em
ANS Móvel novembro de Objetivos Disseminar informações sobre coberturas assistenciais obrigatórias, reajuste de planos e dados cadastrais das.
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS COLETIVO EMPRESARIAL 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS TIPO DE CONTRATAÇÃO SEGMENTAÇÃO ASSISTENCIAL ABRANGÊNCIA ACOMODAÇÃO FORMAÇÃO.
Lei nº /2014 Novembro de Informações Gerais 1173 operadoras com beneficiários cadastrados 72 milhões de beneficiários - planos de assistência.
Nº de Leitos Operacionais165 Nº de Internações / mês 897 Taxa de Ocupação 82,66% Setores Internação87,54% UTI93,23% UCO90,32% Neonatal28,57% Média de Permanência.
Aproximação com o Poder Judiciário Dr Carlos Augusto Cardim de Oliveira Coordenador Técnico da CTNMBE Diretor do Portal Unimed.
OFICINA Resolução Normativa – RN n° 388/ O que apresentamos aqui? Aspectos operacionais da Resolução Normativa - RN que estabelece os procedimentos.
7º Seminário FEMIPA – “Novos Rumos para a Saúde!! Financiamento, Custeio e Gestão 13 de novembro de º Seminário FEMIPA l - Curitiba (PR) - 13/11/
SulAmérica Saúde e Odonto. Fonte: Relatório Anual SulAmérica  Maior seguradora independente do Brasil  119 anos de existência  Sede no Rio de Janeiro.
Apresentação Yuri Bastos Jorge Presidente. voltaravançar Situação existente em Janeiro de 2002 (inicio da gestão Blairo Maggi) Instituto de Previdência.
Evolução dos Números Sinistralidade. O déficit da balança comercial, na parte da saúde, teve crescimento de 155% de 2000 a 2009.
José Cláudio Ribeiro Oliveira Superintendente Jurídico Institucional da Unimed do Brasil e Presidente da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência.
Resultado do 13º ciclo de Monitoramento dos planos de saúde.
Transcrição da apresentação:

Resultado do 13º ciclo de Monitoramento dos planos de saúde

Monitoramento da Garantia de Atendimento 2 A suspensão da comercialização é uma medida preventiva que tem por objetivo melhorar o acesso do cidadão aos serviços contratados Motivos das suspensões: Descumprimento dos prazos máximos para marcação de consultas, exames e cirurgias Negativas indevidas de cobertura Exames (3 dias) Cirurgias (21 dias) Consultas (7 dias)

Critérios de suspensão 3 Em março de 2013, além do descumprimento dos prazos máximos de atendimento, passaram a ser consideradas outras queixas de natureza assistencial para a suspensão de planos, relacionadas a: Rol de procedimentos Período de carência Rede conveniada Reembolso Mecanismos de autorização para procedimentos

Panorama do setor operadoras 921 médico-hospitalares 383 exclusivamente odontológicas 121 administradoras de benefícios Usuários 50,8 milhões em planos de assistência médica 21,4 milhões em planos exclusivamente odontológicos

Resultados do 13º ciclo de monitoramento 5 22 operadoras terão 87 planos suspensos 8 operadoras continuam com produtos suspensos e 14 entram na lista 19 planos permanecem e 68 novos integram a lista 3,2 milhões de beneficiários diretamente protegidos

Resultados do 13º ciclo de monitoramento 6 2 operadoras com 4 planos tiveram reativação total e saíram da lista 7 operadoras tiveram reativação parcial e podem voltar a comercializar 30 planos Mais de 253,5 mil consumidores em planos reativados 34 planos de 9 operadoras foram reativados

Índice de solução de conflitos 7 85,17% A mediação de conflitos agiliza a solução de problemas do beneficiário de planos de saúde. Com a notificação, as operadoras são comunicadas diretamente pelo portal da ANS. O prazo máximo para a adoção das medidas necessárias à solução da reclamação é de até 5 dias úteis em casos assistenciais e de até 10 dias úteis para não assistenciais.

Histórico das reclamações assistenciais 8

Perfil de reclamações do 13º ciclo (%) 9

Histórico do monitoramento 10

Balanço de todos os ciclos do monitoramento 11 A medida protegeu 12 milhões* de consumidores *Não são beneficiários diferentes a cada ciclo Desde que a medida foi implantada, em 2011: planos de saúde de 154 operadoras foram suspensos 924 planos foram reativados

12