INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Vivencial do GED
Advertisements

A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
O catequista da iniciação cristã
E o Verbo (a Palavra) fez-se homem e veio habitar connosco. (Jo 1,4)
Jogo das PERGUNTAS.
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
A Revelação e sua transmisão
O livro dos Atos dos Apóstolos
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Igreja e primeiros cristãos
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
BATISMO: QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA
Solenidade da Ascensão do Senhor
Formador: Waldiney Oliveira
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
A Comunidade.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Blog “Material de Catequese”
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
A Paz.
Tema: Ano Litúrgico (A, B e C)
Preparando Mensagens Bíblicas
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
MOVIMENTO PENTECOSTAL
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Introdução à Teologia II
Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
Introdução ao Novo Testamento.
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
Catequese 2.
O Profeta.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
Batismo de Jesus.
Transfiguração do Senhor
FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA DISCIPULAR LUCAS 6:40.
Texto Básico: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10:10.
AS ESCRITURAS.
PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO Requisitos para composição do Cânon Sagrado: A autoridade apostólica; a Ortodoxia e a antiguidade do escrito. Os Evangelhos.
Batismo de Jesus.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS.
Quem sou eu? Catequese 2.
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
EVANGELIZAÇÃO COM LITERATURA 2ª Aula dia 09 de Março de 2012.
Olhando para o Céu Ascensão.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 17 Os temas de Lucas Lucas 4.18 P. Lane 07 Junho 2015.
FORMAÇÃO DO NT O Novo Testamento inicia com a encarnação de Jesus Deus feito humano: Jesus Cristo (Jo 1,1ss). O divino humano (Fl 2,6-11)
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 20 João, o Homem Cícero Martins 05 Julho 2015 Bibliografia: Homens com uma Mensagem por John Stott/Stephen Motyer;
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
“Não deis pérolas aos porcos” Mateus 7: 6 E “Nada de Sinal” Marcos 8:12 Escola Dominical - IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 13 de setembro de 2015.
Bíblia Sagrada.
UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Atos dos Apóstolos O Modelo Bíblico de Igreja Cristã Presb. José Cordeiro Neto » Diác. Luciano Troncoso Ascensão e Pentecostes.
A Pesca A Liturgia convida-nos a reflectir hoje sobre a IGREJA: a Comunidade que tem a missão de testemunhar e concretizar o projecto libertador que.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS - Evangelho - evangélion = Boa Notícia. Entre os cristãos = a mensagem de Jesus Cristo, "aquilo que Jesus fez e disse" At 1,1 O Evangelho, segundo a linguagem do Novo Testamento, é mais do que uma doutrina; é força renovadora do mundo e do homem; produz uma nova criação, como se deduz das palavras de Jesus: Mt 11, 4-6.

- São 4 os Evangelhos canônicos: Mateus, Marcos, Lucas e João. - Destes, os três primeiros são chamados “sinóticos” (=semelhantes) porque podem ser lidos em sinopse ou em três colunas paralelas; o quarto Evangelho segue roteiro diferente dos anteriores. - Existem também Evangelhos apócrifos (de Tomé, Tiago, Nicodemos...), que a consciência cristã não reconheceu como Palavra de Deus.

Os Evangelhos são simbolizados pelos animais descritos em Ez 1, 10 e Ap 4, 6-8: O Leão (Mc), …deserto O touro (Lc), …sacrifício no Templo O homem (Mt), …genealogia A águia (Jo), …preexistência do Verbo

De Jesus ao texto dos Evangelhos - Sabemos que Jesus pregou entre 27 e 30 sem nada deixar por escrito. - Também não mandou os Apóstolos escreverem; - O Evangelho foi primeiramente anunciado de viva voz, e só aos poucos consignado por escrito. - Há, pois, um intervalo de 20, 30 ou mais anos entre Jesus e o texto definitivo dos Evangelhos.

Temos três etapas nesse período de tempo: 1) De Jesus aos Apóstolos. 2) Dos Apóstolos às comunidades cristãs antigas. 3) Das comunidades cristãs aos Evangelistas.

1) De Jesus aos Apóstolos. Jesus pregava a Boa-Notícia utilizando recursos de linguagem dos rabinos, como são as parábolas. Após Pentecostes, os Apóstolos, guiados pelo Espírito Santo, penetraram profundamente na mensagem do Senhor.

2) Dos Apóstolos às comunidades cristãs antigas. O núcleo da pregação era sempre a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte obtida na Páscoa: a este núcleo se acrescentavam as narrações de milagres (para comprovar o poder de Jesus), de parábolas (para manifestar a doutrina de Jesus sob forma de catequese), de disputas com os fariseus, de profecias, etc.

Será que a doutrina de Jesus permaneceu fiel? Os Apóstolos eram muito ciosos da fidelidade a Jesus e ao passado; não queriam ser senão testemunhas (cf, At 1,8.22; 2,32; 3,15; 5,32; 10;29.41; 13,31; 20,24...); sempre que alguma inovação estranha se quisesse introduzir na mensagem, condenavam-na (cf. Gl 1,8s; 2Ts 2,1s; 1Tm 4;1-3; Tt 2,1.8).

O Espírito Santo Ademais sabemos que o Senhor não abandonou sua mensagem ao bel-prazer dos homens, mas acompanhou-a enviando o Espírito Santo à Igreja para que orientasse os Apóstolos na fiel pregação do Evangelho.

Diversas Formas Literárias Ao propagar-se, a mensagem foi tomando formas literárias diversas, - como a da catequese sistemática, - a da oração litúrgica, - a da apologética (destinada a provar a Divindade e a Messianidade de Jesus), - a da controvérsia (destinada a desfazer dúvidas dos ouvintes)...

3) Das comunidades cristãs aos Evangelistas Aos poucos, os cristãos perceberam a vantagem de compilar num só todo sistemático os vários fragmentos da pregação evangélica que foram se compilando aos poucos. Esta tarefa foi empreendida por diversos discípulos, como atestava S. Lucas entre 70 e 80: (Lc 1,1-4).

Dependência entre os sinóticos Tradição Joanéia Mt aramaico (50) Mc grego 65/70 Lc grego 75 Mt grego 80 Jo grego 100

Os Evangelhos são fiéis? 1) Os Apóstolos acompanhavam a propagação do evangelho At 8,14; 9,32; 2) Os Apóstolos tinham consciência de estar lidando com uma tradição santa e intocável 1Cor 15,3; 11,23; 3) Os Apóstolos cuidavam para os mitos (MYTHOI) não se misturar com a Palavra de Deus (LOGOS) Rm 10,8; 1Tm 1,3s; 4,6s

4) Os mitos foram recolhidos na literatura apócrifa 4) Os mitos foram recolhidos na literatura apócrifa. O ES iluminou a igreja para discernir o autêntico do não autêntico; 5) Os mitos não apresentam quadros geográficos e históricos precisos como os Evangelhos; 6) As exigências do Evangelho eram contrárias à filosofia greco-romana. Por isso concluimos que a mensagem do Evangelho é de origem divina e é fiel ao ensinamento de Jesus.