Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Programa aluno pesquisador
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Os desafios da docência na Rede Sinodal:
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Trabalhando com Grupos
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
A relação Professor/ Aluno
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
FORMAÇÃO CONTINUADA. Há relações entre concepção de ensino, concepção de formação inicial de professores e formação continuada? Como aprendemos a ser.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Encontro Estadual de Formação
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Psicologia da Educação
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
O educador na pós-modernidade. Aluna: Adriane Gallo Alcantara da Silva Telessala de Rio Negro/PR.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
convivência no ambiente escolar
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Formação continuada de professores e profissão docente
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Professora: Janine Fernandes
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
Estágio Supervisionado II
2007 R E C O N S T R U Ç Ã O R E C O N S T R U Ç Ã O Projeto Político Pedagógico.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Transcrição da apresentação:

Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. Confúcio A cultura forma sábios; a educação, homens. Louis Bonald A vida deve ser uma constante educação. Gustave Flaubert Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão Paulo Freire É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Immanuel Kant Cinco pontos importantes que definem um bom professor   Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

Cinco pontos importantes que definem um bom PROFESSOR Educação Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. Confúcio Cinco pontos importantes que definem um bom PROFESSOR Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

1- Conhecimento Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/ Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. Confúcio 1- Conhecimento Dizem-me que, para instruir, é necessário conhecer aqueles que se instruem. Talvez. Mas bem mais importante é, sem dúvida, conhecer bem aquilo que se ensina (1986, p. 55). Alain tinha razão. O trabalho do professor consiste na construção de práticas docentes que conduzam os alunos à aprendizagem. Como escreveu Gaston Bachelard, em 1934, «é preciso substituir o aborrecimento de viver pela alegria de pensar» (cf. Gil, 1993).  Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

2- A Cultura Profissional A cultura forma sábios; a educação, homens. Louis Bonald 2- A Cultura Profissional Ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integrar-se numa profissão, aprender com os colegas mais experientes. É na escola e no diálogo com os outros professores que se aprende a profissão. O registro das práticas, a reflexão sobre o trabalho e o exercício da avaliação são elementos centrais para o aperfeiçoamento e a inovação. Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

3- O Tato Pedagógico. Educação A vida deve ser uma constante educação. Gustave Flaubert 3- O Tato Pedagógico. No tato pedagógico, cabe essa capacidade de relação e de comunicação sem a qual não se cumpre o ato de educar. E também essa serenidade de quem é capaz de se dar ao respeito, conquistando os alunos para o trabalho escolar. Saber conduzir alguém para a outra margem, o conhecimento, não está ao alcance de todos. No ensino, as dimensões profissionais cruzam-se sempre, inevitavelmente, com as dimensões pessoais. Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

4- O Trabalho em Equipe. Educação Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão Paulo Freire 4- O Trabalho em Equipe. Os novos modos de profissionalidade docente implicam um reforço das dimensões coletivas e colaborativas, do trabalho em equipe, da intervenção conjunta nos projetos educativos de escola. O exercício profissional organiza-se, cada vez mais, em torno de «comunidades de prática», no interior de cada escola, mas também no contexto de movimentos pedagógicos que nos ligam a dinâmicas que vão para além das fronteiras organizacionais. Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

5- O Compromisso Social. Educação É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Immanuel Kant 5- O Compromisso Social. Educar é conseguir que a criança ultrapasse as fronteiras que, tantas vezes, lhe foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade. Hoje, a realidade da escola obriga-nos a ir além da escola. Comunicar com o público, intervir no espaço público da educação, faz parte do profissional docente. Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/ António Nóvoa "O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente" António Nóvoa Universidad de Lisboa. Lisboa. Portugal. Educação http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/