SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.

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Transcrição da apresentação:

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922

“ Nós não sabíamos o que queríamos, mas sabíamos o que não queríamos”. (Mário de Andrade)    

CONTEXTO HISTÓRICO FORTALECIMENTO DA POLÍTICA CAFÉ-COM-LEITE     (A política do café-com-leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha pelos estados de São Paulo- mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite.)  Surgimento da burguesia industrial, principalmente em São Paulo; Aumento do número de imigrantes europeus (notadamente os italianos); Descontentamento da burguesia industrial com a política federal voltada para a produção e a exportação do café; CONTEXTO HISTÓRICO

Ocorreu em São Paulo no Teatro Municipal da cidade nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922. Foram apresentadas poesia, música e palestras sobre modernidade. Teve como motivação para sua realização, fatos essenciais chamados de ANTECEDENTES DA SEMANA. SEMANA DE ARTE MODERNA 1922

ANTECEDENTES DA SEMANA 1912, Oswald de Andrade retorna da Europa, impregnado do Futurismo de Marinetti. 1913, Lasar Segall, pintor lituano, realiza “a primeira exposição de pintura não acadêmica em nosso país”, nas palavras de Mario de Andrade. 1914, a primeira exposição de pintura de Anita Malfati, que retorna da Europa trazendo influencias pós-impressionistas. 1915, organização na revista Orpheu, com manifestos e poemas do Modernismo português.   ANTECEDENTES DA SEMANA

ANTECEDENTES DA SEMANA Publicação de Há uma gota de sangue em cada poema; livro de Mário de Andrade; A cinza das horas, de Manuel Bandeira e Carnaval. Influência direta dos movimentos de Vanguardas que – em um momento de necessidade de abandono dos antigos ideais estéticos do século XIX – chegavam ao país exemplares do futurismo e começavam a influenciar alguns escritores. A jovem pintora Anita Malfati trazia da Europa experiências das novas vanguardas e em 1917 realizou a primeira exposição modernista brasileira, com influencias do cubismo, expressionismo e futurismo. A exposição causa escândalo e é alvo de duras criticas de Monteiro Lobato, o que foi estopim para que a Semana de Arte Moderna acontecesse.   ANTECEDENTES DA SEMANA

Colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu e pregar a tomada de consciência da realidade brasileira; Renovação da linguagem; Ruptura com o passado; Apresentar novas idéias e conceitos artísticos como: a nova poesia através da declamação; O movimento possuía duas vertentes: destruidora e criadora.  Ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas e sociais, econômicas e culturais; Foi alvo de críticas em parte ignorada e não foi bem entendida na época de sua realização.   OBJETIVOS

Os principais nomes do nascente modernismo brasileiro foram Menotti de Picchia, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Cassiano Ricardo, na literatura; Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, e Emiliano Di Cavalcanti, na pintura; Guiomar Novais e Heitor Villa-Lobos, na música; e Victor Brecheret, na escultura.   PRINCIPAIS ARTISTAS