DROGAS DE ABUSO Termos - Adicção: comportamento de abuso, uso compulsivo de uma substância, onde o indivíduo assegura-se do suprimento e apresenta grande.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA
DROGAS: MECANISMOS DE AÇÃO E EFEITOS.
FÁRMACOS QUE ATUAM NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Organização: Associação de Estudantes
Olá, pessoal o meu nome é zélio
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Fumar MATA!.
As Raves e as drogas recreativas
Higiene e problemas sociais
CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA
A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo
SISTEMA NERVOSO.
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
IV- CLASSIFICAÇÃO PARA ANESTESIA (ESTADO FÍSICO)
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
Drogas.
A influência dos psicofármacos na auto-regulação
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Drogas Lícitas e Ilícitas.
Bases Biológicas do Comportamento: Drogas Ilícitas e Adição
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
TABAGISMO.
Substâncias Psicoativas
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
OS JOVENS E AS DROGAS.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
Drogação e uso abusivo como os seres humanos lidam com a exposição aos xenobióticos?
Trabalho de Informatica
Motivações relacionadas com a dependência
Sistema Respiratório.
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Drogas Não queres, pois não??.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
Saúde direito universal
CANNABIS.
Drogas Alucinógenas (LSD)
ANALGÉSICOS OPIÁCEOS.
Toxicofilias Conceito objetivos.
Farmacologia da Cannabis sativa
União de Ensino Superior de Campina Grande Disciplina: Farmacologia
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
ANSIEDADE UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO
Profa: Roberta S. C. Costa
Substâncias psicoativas
Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Aspectos Biológicos da Síndrome de Dependência
Transcrição da apresentação:

DROGAS DE ABUSO Termos - Adicção: comportamento de abuso, uso compulsivo de uma substância, onde o indivíduo assegura-se do suprimento e apresenta grande tendência a recaída após a interrupção. - Dependência: estado fisiológico de neuroadaptação pela administração repetida de uma droga, que exige esta utilização repetida para evitar o aparecimento da síndrome de abstinência.

DROGAS DE ABUSO 1. Termos - Tolerância: quando uma determinada dose da droga não é mais capaz de produzir o mesmo efeito. - Tolerância cruzada: quando uma outra droga é capaz de suprimir as manifestações de dependência física causadas pela droga original, mantendo o estado de dependência física.

DROGAS DE ABUSO 1. Termos - Abstinência: são as reações psicológicas e fisiológicas adversas decorrentes da interrupção súbita da droga que produz a dependência. - Rebote: quando se utiliza uma droga (uso médico) e esta é interrompida inesperadamente, sendo assim, os sintomas voltam de forma exagerada.

DROGAS DE ABUSO 1. Termos - Desintoxicação: é a redução lenta da droga que causa dependência e que causaria abstinência se fosse interrompida subitamente. - Recidiva: diabético (DMID). Se ele interrompe o tratamento com a insulina, ocorre uma recidiva do diabetes, pois há um aumento de glicose no sangue.

DROGAS DE ABUSO 2. VIA NEURONAL DO REFORÇO E DA RECOMPENSA - É a via mesolímbica, a qual é estimulada pelo neurotransmissor denominado DOPAMINA. - A farmácia de DEUS.

DROGAS DE ABUSO

DROGAS DE ABUSO 2. VIA NEURONAL DO REFORÇO E DA RECOMPENSA - A farmácia de DEUS - O prazer é estimulado por várias vias naturais desde realizações intelectuais às atléticas, do desfrutar de uma sinfonia à sensação de um orgasmo.

DROGAS DE ABUSO 2. VIA NEURONAL DO REFORÇO E DA RECOMPENSA - A farmácia de DEUS - Os estímulos da via mesolímbica que medeiam o prazer são: Morfina/heroína do próprio cérebro: endorfinas. Maconha do cérebro: anandamida.

DROGAS DE ABUSO 2. VIA NEURONAL DO REFORÇO E DA RECOMPENSA - A farmácia de DEUS - Os estímulos da via mesolímbica que medeiam o prazer são: Nicotina do cérebro: acetilcolina. Cocaína/Anfetamina do cérebro: dopamina.

DROGAS DE ABUSO 3. O problema - Como existem vários psicotrópicos na natureza e estes quando ingeridos em grandes quantidades levam a uma liberação maciça de dopamina na via mesolímbica. - Ocorre um GRANDE PRAZER. - Mas, um prazer diferente do produzidos pela dopamina natural do cérebro, pois as quantidades são diferentes.

DROGAS DE ABUSO 3. O problema - Desta forma, o reforço e a recompensa são muito maiores com a utilização da droga. - Quando isso não acontece, ocorre a dependência, o vício e a busca por mais droga. - A partir deste momento, a volta a uma VIDA NORMAL é muito difícil e necessita de muito esforço.

DROGAS DE ABUSO 4. Cocaína - Tem duas propriedades: anestésico local e inibidor dos transportadores de monoaminas. - Causa: irritação, ansiedade, paranóia, alucinações, taquicardia, hipertensão, hipertermia e depressão respiratória.

DROGAS DE ABUSO 4. Cocaína - Mecanismo de ação Vídeo

DROGAS DE ABUSO 5. Anfetaminas - Fenproporex e metanfetamina. - Possuem efeito sobre o neurônio dopaminérgico, promovendo a liberação maciça de dopamina. - Também atuam nos neurônios noradrenérgicos e serotoninérgicos, mas, mais fracamente.

DROGAS DE ABUSO 5. Anfetaminas - Causam: alucinações, comportamento estereotipado, agressividade, ansiedade, euforia. - Mimetiza um quadro clínico de esquizofrenia ou psicose. Alucinações e pensamentos desordenados

DROGAS DE ABUSO 5. Anfetaminas - Mecanismo de ação

DROGAS DE ABUSO 6. BENZODIAZEPÍNICOS, BARBITÚRICOS E O ÁLCOOL - Os benzodiazepínicos são ansiolíticos e hipnóticos sedativos, denominados popularmente como CALMANTES. - Os barbitúricos são hipnóticos sedativos, não possuindo ação ansiolítica. - O álcool é um depressor do sistema nervoso central, é um verdadeiro “calmante”.

DROGAS DE ABUSO 6. BENZODIAZEPÍNICOS, BARBITÚRICOS E O ÁLCOOL Por que os benzodiazepínicos induzem sonolência? A B

DROGAS DE ABUSO 6. BENZODIAZEPÍNICOS, BARBITÚRICOS E O ÁLCOOL Por que o álcool e os barbitúricos, também, induzem sonolência? Vídeo

DROGAS DE ABUSO 7. NICOTINA - É um alcalóide retirado da planta Nicotiana tabacum. - Na agricultura, a nicotina é usada como inseticida.

DROGAS DE ABUSO 7. NICOTINA - Efeitos adversos - Nicotina: cardiovascular. Ou seja, promove uma elevação nas concentrações de adrenalina e noradrenalina, o que gera um quadro de aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e vasoconstrição. Promove uma elevação do colesterol e aterosclerose precoce.

DROGAS DE ABUSO 7. NICOTINA - Efeitos adversos: - Produção de monóxido de carbono. - Substâncias, tais como, fenóis, cresóis, acroleína e ácidos orgânicos, são irritantes e inibem os batimentos dos cílios do epitélio respiratório, induzindo enfisema, bronquite crônica e infecções pulmonares.

DROGAS DE ABUSO 7. NICOTINA - Efeitos adversos: - Cânceres: induzido por substâncias cancerígenas, tais como, benzopireno e nitrosaminas. - Principais cânceres: Pulmões, cavidade oral, faringe, esôfago, entre outros.

DROGAS DE ABUSO 7. NICOTINA - Efeitos adversos: - Gravidez: prejudica o desenvolvimento do feto, aumenta as chances de morte perinatal, abortos e descolamentos de placenta. - Inerfere na degradação de várias drogas, tal como, a warfarina (anticoagulante), prejudicando o tratamento.

DROGAS DE ABUSO 8. Cannabis sativa - Na planta Cannabis sativa, os fitocanabinoides são encontrados principalmente na inflorescência e apenas traços nos ramos e caule. - Na raiz e sementes não são encontrados os fitocanabinoides.

DROGAS DE ABUSO 8. Mecanismo de ação dos fitocanabinoides - Em 1990, foi feita a descoberta da existência de receptores canabinoides (CB) no SNC. - Receptores CB1: levam a uma diminuição da liberação de neurotransmissores, diminuindo a transmissão de sinais.

DROGAS DE ABUSO 8. Mecanismo de ação dos fitocanabinoides - Os receptores CB1 são abundantes nos gânglios basais (movimentos do corpo), cerebelo (controle motor), hipocampo (aprendizagem e memória)córtex cerebral (funções cognitivas) e núcleo accumbens (prazer). - Estão relacionados, também, com a diminuição da dor.

DROGAS DE ABUSO 8. Mecanismo de ação dos fitocanabinoides - Os receptores CB2 estão relacionados com a modulação do sistema imune e hematopoiético. - Os mecanismos dos efeitos euforizantes e de dependência são pouco conhecidos. - Há fortes indícios de que o THC promova o aumento de liberação de dopamina..

DROGAS DE ABUSO FIM