IX Encontro Paranaense de Dirigentes e Coordenadores do Curso de Administração O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas.

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Transcrição da apresentação:

IX Encontro Paranaense de Dirigentes e Coordenadores do Curso de Administração O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas Adm. Sebastião Luiz de Mello Presidente do CFA

VISÃO DO SISTEMA CFA/CRAS “Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS “Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país” Defesa da Sociedade

VALORES DO SISTEMA CFA/CRAS Ética Competência Inovação Valorização da Profissão Participação

Campos privativos do Administrador Lei nº 4.769/1965 e Decreto nº 61.934/1967 Administração financeira, orçamentária e patrimonial Administração de material, mercadológica/ marketing e de produção. Administração e seleção de pessoal e relações industriais. ADM Organização e métodos, sistemas e programas de trabalho, desdobramentos e campos conexos.

Tendências macro-econômicas Economia mundial Economia brasileira Indicadores sociais Empreendimentos e perfil do empreendedor Tendências de negócios

Cenário do Ensino de Administração no Brasil

ÁREAS COM MAIOR NÚMERO DE CURSOS Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2009, último divulgado pelo MEC.

NÚMERO DE CONCLUINTES EM 2009 O Curso de Administração continua formando mais profissionais em comparação com outras áreas tradicionais do conhecimento. Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2009, último divulgado pelo MEC.

Crescimento dos concluintes do curso de Administração nos últimos 12 anos! Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Empresas x Bacharéis em Administração 6,8 milhões* 6.000.000 5.000.000 4.000.000 1,3 milhões** 3.000.000 2.000.000 1.000.000 Número de empresas Bacharéis em Administração Fonte: *DNRC ** CFA/MEC (estimativa de 1974 a 2009)

DADOS DO ESTADO DO PARANÁ - 2009 Administradores Registrados até JUNHO/2011 no CRA-PR 16.266 Fonte: INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2009, último divulgado pelo MEC.

Empresas x Bacharéis em Administração no Paraná – ano base 2009 Empresas constituídas em 2009 Bacharéis em Administração (concluintes) em 2009 Fonte: *DNRC ** CFA/MEC (estimativa)

5ª Edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Administrador PERSPECTIVAS DA CARREIRA DE ADMINISTRADOR 5ª Edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Administrador (DADOS QUALITATIVOS PRELIMINARES) 2011

2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com ADMINISTRADORES no CRA-PR Frases colhidas dos participantes: “Eu vejo o Administrador com um diferencial muito grande: sua visão de negócio e de organização é muito superior.” “O Administrador tem que estar qualificado para todas as áreas. E é o que as empresas buscam hoje.” “O que as empresas nos dizem, e que vai muito na direção do perfil do Administrador, é que eles precisam de pessoas que, além de ter a visão do todo, consigam realizar.” “Hoje as empresas querem pessoas com acabativas, não só iniciativas; alguém que comece, desenvolva, termine e entregue o trabalho.” “A gente costuma dizer que, onde tem um Administrador chegam menos problemas, porque ele antecede o problema.”

Avaliação do conteúdo e metodologia dos cursos de Administração: 2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com ADMINISTRADORES no CRA-PR Avaliação do conteúdo e metodologia dos cursos de Administração: Falta excelência nas IES; Literatura desatualizada; Postura/ responsabilidade/ valores/ ética – tudo isso precisa ser resgatado na Faculdade; Interpretação de texto dos alunos é falha; não sabem interpretar textos/ leis; Aprender línguas é vital para a carreira do ADM; Empresa júnior; Utilização de jogos empresariais; Estudo de casos reais.

2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com ADMINISTRADORES no CRA-PR Perspectivas do mercado: Mercado está aquecido; Varejo: trabalho é estressante na visão do ADM; é trabalho escravo; preferem trabalhar em empresas multinacionais; ADM se forma na faculdade, mas continua trabalhando como bancário; não vai procurar sua área. Atividades mais promissoras: Mais crescente é na área de Serviços. Consultoria; Varejo, mas é preciso adequar seu horário de trabalho e salário para melhorar o nível dos profissionais que aceitam trabalhar no varejo.

Identidade do Administrador: 2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com ADMINISTRADORES no CRA-PR Identidade do Administrador: Visão sistêmica / holística. Generalista. Gestão de pessoas. Liderança. Capacidade para fazer diagnóstico. “O Administrador deve pensar globalmente e agir localmente.”

Houve concordância geral de que Sim. 2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com COORDENADORES no CRA-PR Necessidade de formação ou capacitação em Administração para exercer função de gerência: Houve concordância geral de que Sim. Áreas mais promissoras para a atuação do Administrador Hospitais. Escritórios de advocacia. Gestão pública. ONGs.

Avaliação do conteúdo e metodologia dos cursos de Administração: 2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com COORDENADORES no CRA-PR Avaliação do conteúdo e metodologia dos cursos de Administração: Falta capacidade de liderança nos alunos. É preciso mudar método antigo (aulas expositivas, slides em PowerPoint etc.) Inserir maior vivência profissional através da empresa júnior. Utilizar como recurso uma equipe de Metodologia e Educação para passar aos professores a metodologia didática adequada. Usar tecnologia voltada à aula (professor deve interagir com tecnologia utilizada pelo aluno a favor do conteúdo utilizado na sala de aula).

2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com COORDENADORES no CRA-PR Avaliação do conteúdo e metodologia dos cursos de Administração (cont.): Criar hábitos de leitura. Disciplinas como Gestão Estratégica, Teoria Geral da Administração devem ser ministradas por professores formados em ADM. Acesso à empresa júnior. Inserir disciplinas ligadas à Sustentabilidade nos currículos escolares. Permitir adaptações locais para cursos de ADM. IES têm que aprovar grade curricular de acordo com a realidade da região (se o foco é mais em indústria, comércio ou serviços).

Falta padronização de salários. 2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com COORDENADORES no CRA-PR Tipo de apoio que os professores têm (ou não têm) para a sua contínua atualização na relação com as IES: Falta padronização de salários. Falta auxiliar/ incentivar a especialização dos professores. O professor precisa conhecer econômica e geograficamente a região antes de participar de um curso.

Falta de opção/ vocação faz aluno optar por ADM. 2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com EMPRESÁRIOS no CRA-PR Mercado de Trabalho: Falta ADM em Curitiba; muita migração por pequenas diferenças salariais. Falta de opção/ vocação faz aluno optar por ADM. Identidade do Administrador: Eclético/ adaptável. Solucionador de problemas. Visão holística (enxerga a floresta e não só a árvore). Capacidade de tomar decisões. Geração jovem não tem paciência para esperar a prática/ maturidade; em 3/ 4 meses acha que já pode ser gestor.

2011 (dados preliminares do Paraná) Reunião de Grupo realizada com EMPRESÁRIOS no CRA-PR Comparação entre a atuação do ADMINISTRADOR e de outros profissionais na área da gestão e na de serviços administrativos: Polivalente; Generalista; Possui visão macro; É líder. Perspectivas para o Administrador: Há grandes perspectivas em Empresas Públicas e em Grandes Empresas que têm planos de carreira. Poucas perspectivas em empresas médias e pequenas, que normalmente não têm planos de carreira.

OPORTUNIDADES DE MERCADO DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR

Comparações Internacionais

Empresas X Segmentos

MPEs X Habitantes

Fontes de Informação

Oportunidades de Negócios

OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA O ADMINISTRADOR

Expectativa de Emprego 3º Trimestre 2011 Fonte: Manpower - Brasil

Expectativa de Emprego 3º Trimestre 2011 Fonte: Manpower - Brasil

Expectativa de Emprego Global Fonte: Manpower - Brasil

Expectativa de Emprego Global Fonte: Manpower - Brasil

Expectativa de Emprego Global Fonte: Manpower - Brasil

Algumas ações desenvolvidas pelo CFA em prol dos Administradores: Cartilha “Recuperação Judicial de Empresas – Guia Prático e Orientativo; Acordo de Cooperação Técnica (CFA/MDIC/SEBRAE) valorizará o profissional da Administração ; Convênio com as Juntas Comerciais; Parceria com a ABEOC; Projeto “Ciclo de Palestras” CFA renova Termo de Colaboração com MEC; Plataforma do Conhecimento; Comissão Mista do Ensino de Administração; Idalberto Chiavenato é Conselheiro Federal por São Paulo no CFA; CFA recebe mensagem da presidenta Dilma Rousseff; Outras ações podem ser consultadas no site do CFA www.cfa.org.br

Algumas ações desenvolvidas pelo CFA em prol dos Administradores: Projetos de Leis que tramitam no Congresso Nacional são foco de discussão no CFA: Alguns destaques: PL 1476/2011 – de autoria do Deputado Federal Mauro Nazif (PSB/RO) objetivando a inclusão dos Administradores na estrutura remuneratória estabelecida pela Lei 12.277, de 2010. PL – 985/2007 – Dispõe sobre o Estatuto dos Concursos Públicos, PLP 591/2010 – Altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, inclusive com enquadramento no SIMPLES de algumas categorias , PL 8046/2010 oriundo do SF - PLS 166/2010 – Código de Processo Civil – interessa aos Administradores a vinculação do Administrador como Perito Judicial , PEC 317/2004 – Autor: Dep. Sandro Mabel (PR-GO) – Institui a Carreira de Administrador Municipal

QUE ADMINISTRADORES QUEREMOS ?

ADMINISTRADORES: Credibilidade profissional; Sólida formação acadêmica; Habilidades, Competências e Atitudes desenvolvidas e caracterizadas; Empreendedorismo como base de preparo profissional; Atuação Ética e comprometida com a Sociedade.

ADMINISTRADORES: Solucionem problemas; Tenham foco global nos negócios; Possuam habilidades para lidar com pessoas; Busquem o autoconhecimento; Busquem o autodesenvolvimento (aprender a aprender); Sejam gestores de oportunidades

IDENTIDADE DO ADMINISTRADOR Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.

Considerações finais: O mundo atravessa um período de mudanças tecnológicas aceleradas... As relações entre as pessoas e as empresas estão se transformando radicalmente... Um novo cenário para a humanidade se desenha diante de nossos olhos rapidamente ....

Considerações finais: A importância do Administrador profissional é cada vez mais reconhecida pela Sociedade; Não existe mais espaço para a gestão amadora; A qualidade da formação acadêmica e a educação continuada são elementos cruciais para o pleno exercício profissional do Administrador.

Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.” Alvin Toffler

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