UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE Campus de Presidente Prudente Refinamentos Adaptativos Bidimensionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos de Caminho Mínimo em Grafos
Advertisements

Planaridade 1.
Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Antonio Dirceu Rabelo de Vasconcelos Filho
Gustavo Sant´Anna Ferreira Rodrigo Ribeiro de Souza
Exercícios PAA- Grafos
Exercícios PAA- Grafos
Percursos em um grafo 2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781)
Pesquisa em profundidade
Ricardo Guerra Marroquim
Geometria Computacional Interseção de Segmentos
2002 LCG/UFRJ. All rights reserved. 1 Localização no Plano Claudio Esperança Paulo Roma.
Geração de Malhas Tetraedrais Restritas
35T56 – Sala 3F4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227
Computação Evolutiva: Programação Genética
Reconstrução de Curvas com Algoritmos de Crust , B-Skeleton e Gathan
Ordenação Facilitar e aumentar a eficiência das operações de pesquisa sobre esses dados Pode ser crescente ou decrescente A seqüência de entrada, normalmente,
Ordenação Facilitar e aumentar a eficiência das operações de pesquisa sobre esses dados Pode ser crescente ou decrescente A seqüência de entrada, normalmente,
WAR STORY Stripping Triangulations Luciana Oliveira e Silva
Geometria Computacional Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de 2004 Aula 6.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Prof. Roberto Cristóvão
POLIEDROS COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Teoria dos Grafos Planaridade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Exercícios PAA- Grafos
Aula 07 – Limite e Continuidade
Técnicas de Modelagem para Aplicações em Computação Gráfica
Amintas engenharia.
Aula 5 Programação Inteira
Ronaldo Celso Messias Correia –
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCLassis – Depto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biociências Área de Concentração.
Funções de várias variáveis
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCLassis – Depto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biociências Área de Concentração.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Departamento de Computação e Estatística Circuitos de Euler em Paralelo Universidade Federal de Mato Grosso.
Inteligência Artificial
Conexidade 1.
Equações algébricas e transcendentais
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 11) Prof. Alessandro Bernardo.
2.3. Aplicações das Integrais Simples
Objetos 3D. Modelos de Sólidos Construtivos Fronteiras Decomposição Conjunto de pontos no R 3.
Consistent Mesh Parameterizations Emil Praun Wim Sweldens Peter Schröder Princeton Bell Labs ACM SIGGRAPH 2001 Apresentado por: Karl Apaza Agüero.
Métodos de Resolução Solução Analítica Solução Numérica
Triangulação de Delaunay


Artigo: Berth allocation planning in the public berth system by genetic algorithms Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Heurística.
Colégio Prioridade Hum
Geometria Computacional Fecho Convexo
Campus de Caraguatatuba Aula 18: Sistemas de Equações Lineares (6)
Conceitos e Procedimentos
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA DO TERRENO
Gradiente Topológico via Análise de Sensibilidade à Mudança de Forma
Geometria Computacional Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de 2004 Aula 7.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ANEXOS.
FUNÇÃO EXPONENCIAL.

Algoritmo de Transportes Objecto de Aprendizagem Manuel Pina MarquesDEIG
UNIDADE 2 – ZEROS DAS FUNÇÕES REAIS
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Prof. Edison Oliveira de Jesus
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE Campus de Presidente Prudente Refinamentos Adaptativos Bidimensionais de Delaunay Aluno:Danillo Roberto Pereira Orientador: Marco Antônio Piteri Faculdade de Ciências e Tecnologia

Organização  Contextualizaçao/Enquadramento do Trabalho;  Arquitetura do Sistema;  Triangulação de Delaunay;  Refinamentos Adaptativos de Delaunay;  Exemplos de Malhas;  Considerações Finais.

ENQUADRAMENTO MEF pós- processador pré- processador Análise Adaptativa

4 Características do sistema Remexe-2D  Capaz de gerar malhas triangulares e quadrangulares;  Malhas adaptativas (Refinamentos Adaptativos);  Desenvolvido em ANSI C;  Interface Gráfica Tcl/Tk; Portabilidade  Arquitetura do Sistema sob a E.D.T. (winged-edge modificada);  Decomposição... em regiões convexas;  Domínio Público; Uso Didático; Geração de pontos e de Malhas;

Arquitetura: Modelo Bidimensional MODELO BIDIMENSIONAL geometria Modelo Hierárquico Topológico topologiaatributos MODELO TOPOLÓGICO MODELO GEOMÉTRICO componente conexa... curvas...

geo_shell geo_face geo_aresta geo_vértice geometria atr_face atr_loop atr_aresta atr_vértice atributos atr_shell ptr... Arquitetura: Modelo hierárquico topológico shell face aresta vértice ciclo topologia

Arquitetura: Winged-edge modificada pccw nccw pcw ncw face 1 ciclo 1 ciclo 2 face 2 v2v2 v1v1 e

Operadores de Euler msflv make shell, face, loop and vertex shell ciclo face v ksflv

e 1 v 2 v 1 e 1 v 2 v 1 e v mve Operadores de Euler make vertex and edge kve

mfle Operadores de Euler make face, loop and edge v i v j ciclo 1 face 1 v i v j ciclo 1 ciclo 2 face 1 face 2 kfle

mev Operadores de Euler make edge and vertex e ciclo 1 2 v v 1 v 1 kev

ciclo 2 ciclo 1 mekl Operadores de Euler e ciclo 1 make edge and kill loop keml

Arquitetura: Remexe-2D INTERFACE BASE DE DADOS winged-edge modificada ANÁLISE ADAPTATIVA PÓS-PROCESSADOR OPERADORES DE EULER PRÉ-PROCESSADOR ADAPTATIVO FUNÇÕES análise numérica gráficas operadores de alto nível atualização FUNÇÕES consulta busca...

Triangulação de Delaunay  Propriedades:  Todos triângulos possuem a circunferência que o circunscreve vazia;  Possui unicidade; exceto em casos degenerados onde 4 ou mais pontos são co-circulares;  Garante a maximização do menor ângulo da triangulação;

Triangulação de Delaunay

Algoritmo de Lawson

Malhas de Delaunay

Refinamentos... Análise Pós-processamento Qualidade Satisfeita? PARE SIM Pré-processamento NÃO

Refinamentos Adaptativos Geração Inicial de Malha Condições de Fronteira, Carregamentos, etc PRÉ-PROCESSADOR ADAPTATIVO ANÁLISE ADAPTATIVA PARE SIM UTILIZADOR INTERFACE NÃO ERRO < Tolerância ? ( para todo elemento ) Análise Cálculo do Estimador de ERRO e dos Indicadores de Refinamento Geração da Malha Adaptativa

Refinamentos Adaptativos de Delaunay: Motivação  Surgiu a partir da constatação de que a posição e o tamanho dos elementos influencia a qualidade da solução obtida pelo MEF;  Reconhecendo primeiramente que é necessário concentrar elementos em determinadas regiões do domínio que não atendem os requisito de precisão inicialmente proposto.  Um dos grandes paradigmas de refinamentos adaptativos encontra-se na obtenção de de uma malha ótima no sentido de se obter uma solução com um número de elementos mínimos para satisfazer o erro inicialmente pré- estabelecido.

Refinamentos Adaptativos de Delaunay: Chew antes depois  O Critério de Chew insere um novo vértice no circuncentro de todo elemento que possui o raio do circuncírculo maior que o tamanho da menor aresta.

Exemplo de malha refinada pelo critério de Chew

Refinamentos Adaptativos de Delaunay: Ruppert  Caso a inserção de um novo vértice resultar na invasão de algum segmento, tal inserção é cancelada e o segmento que seria invadido deve ser subdividido.

Exemplo de malha refinada pelo algoritmo de Ruppert

Problemas do princípio de Ruppert a b c d e f a b c e f d

Propostas de solução Idéia de Bern Idéia de Ruppert

Refinamentos Adaptativos de Delaunay: Shewchuk  Shewchuk criou um processo de decisão mais elaborado, onde algumas condições são verificadas para se garantir a subdivisão de um segmento invadido s, ou não. Essas condições encontram-se listadas abaixo.  Se nenhum dos vértices que definem s possuírem ângulos inferiores a 60º, ou se ambos possuírem, então s é subdividido;  Caso contrário, seja a o menor ângulo entre duas arestas consecutivas incidentes a um dos vértices que determinam s. Vamos referenciar esse vértice por v. Neste caso, devemos criar um cluster de segmentos que será composto por todos os segmentos incidentes a v e que se encontram separados de s ou de algum outro segmento do cluster por menos de 60º.

Refinamentos Adaptativos de Delaunay: Shewchuk  Após a definição do cluster de segmentos, o segmento invadido s será subdivido, se e somente se, pelo menos uma das seguintes situações for verdadeira:  Primeiramente devemos dividir todos os segmentos do cluster que possuírem tamanho superior a |s| com a inserção de um novo vértice em seu ponto médio. Se algum desses novos segmentos possuírem tamanho inferior a algum segmento incidente ao vértice que ocasionou a inserção de v, então s é subdivido;  Se algum segmento do cluster possuir tamanho que não seja potencia de 2 (com certa tolerância), então s deve ser subdivido.

Exemplo de malha refinada pelo algoritmo de Ruppert

Comparação das metodologias

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE Campus de Presidente Prudente Refinamentos Adaptativos Bidimensionais de Delaunay Danillo Roberto Pereira Aluno do Curso de Ciência da Computação da Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNESP