Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Estruturação da Gestão Arquitectura Genérica dum Sistema de Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park.

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Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Estruturação da Gestão Arquitectura Genérica dum Sistema de Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos ???? Sumário  Módulo I Tecnologias de Rede Enquadramento da Gestão Estruturação da Gestão Integrada Arquitectura genérica dum sistema de gestão Conceito de Arquitectura de Gestão

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Áreas Funcionais CONFIGURAÇÃO CONTABILIDADE SEGURANÇA DESEMPENHO FALTAS Areas Funcionais OSI

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Modelo de Responsabilidade A visão de quem faz a gestão de... Componentes Componentes individuais Rede Interligação de componentes Serviços Oferta de serviço com qualidade Negócios Investimento Mercado Contratos

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Modelo de Responsabilidade Negócio Serviço Rede Elementos de rede Pirâmide de Gestão Separação das funções de gestão de acordo com a visão de quem gere Subindo na pirâmide.... Nível de abstracção crescente Agregação da informação a processar Execução de funções mais complexas Separação das funções de gestão de acordo com a visão de quem gere Subindo na pirâmide.... Nível de abstracção crescente Agregação da informação a processar Execução de funções mais complexas

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Modelo de Responsabilidade Análise estruturada – as duas perspectivas Negócio Serviço Rede Elementos de rede O que se deve ter ? Qual o modelo que se tem ? Abordagem bottom-up: parte-se do que existe para descobrir o que se obtém Qual o modelo que se tem ? Abordagem bottom-up: parte-se do que existe para descobrir o que se obtém Qual o modelo que se deve ter ? Abordagem top-down: parte-se do que se quer para descobrir o que se precisa Qual o modelo que se deve ter ? Abordagem top-down: parte-se do que se quer para descobrir o que se precisa Analisam-se os requisitos para identificar as funcionalidades necessárias O que se pode ter ? Negócio Serviço Rede Elementos de rede

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Modelo do Ciclo de Vida Planeamento Alteração Instalação Operação

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Um modelo de estruturação global As diversas vertentes Redes básicas Comutação Transmissão Móveis Dados Falhas Configiuração Taxação Desempenho Segurança Negócio Elemento de Rede Serviço Rede Alteração Operação Instalação Planeamento

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Complexidade Configuração Desempenho Faltas Segurança Taxação Areas Funcionais Planeamento Instalação Operação Alteração Estádios Voz Dados Multimédia Tipo de Informação Rede Sistema Aplicação Negócio Serviço Nível VPNs WANs Redes Empresariais MANs LANs Tipo de rede Conclusões

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão O primeiro desafio….  Qual a Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão ? Identificar: Intervenientes no processo Componentes

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Intervenientes no processo Rede Quem gere ? O que gere ? Como gere ? Sistema de Gestão Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Componentes dum sistema de gestão Rede Agente Gestor Protocolo de Gestão MIB Comandos Respostas ou Alarmes Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão Os componentes do sistema  Gestor: conjunto de programas de aplicação que centralizam a informação de gestão (Entidades Gestoras) e fazem a interface com o Operador de Rede (Aplicação de Gestão)  Agente: programa responsável pela recolha e processamento local da informação de gestão de cada recurso a gerir.  MIB: repositório de informação de gestão, que contém um conjunto de Objectos Geridos, que representam os Recursos Geridos na perspectiva de gestão.  Transporte de Informação: protocolo de comunicação e serviços necessários à transferência de informação de gestão, entre um Gestor e os Agentes associados.

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão As funcionalidades do sistema  Monitorização: Observar e analisar o estado do sistema em rede Gestão de Falhas, Desempenho e Contabilidade  Controlo: Modificar parâmetros e executar acções Gestão de Configuração e Segurança

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão Informação transferida  Estática: Caracteriza a configuração actual do sistema gerido  Dinâmica: Caracteriza o estado dos elementos de rede e contém informação sobre acontecimentos que tenham sido detectados.  Estatística: Caracteriza o sistema ao longo do tempo, efectuando medidas agregadas a partir da informação dinâmica  Polling: Sequência periódica de Comandos (Gestor) e Respostas (Agente).  Reporte de Eventos: Agente toma a iniciativa de enviar uma mensagem ao Gestor.

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Modelo Gestor-Agente Respostas ou Eventos Protocolo de Gestão Comandos Interface Gestor-Agente Mapeamento local Interface de acesso à MIB Recursos Geridos MIB Entidade Gerida / Agente Objecto Gerido Interface Utilizador Entidade Gestora / Gestor Aplicação de Gestão / Operador Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão O segundo desafio….  Como se faz a monitorização em cada uma das AFs? Identificar: Área Funcional Tipo de informação a recolher Processamento a realizar

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão AF de Gestão de Desempenho  Disponibilidade: % de tempo que um sistema ou aplicação está acessível  Tempo de resposta: tempo que o sistema demora a reagir a uma entrada ou a executar uma tarefa  Débito: ritmo de ocorrência de acontecimentos  Precisão: % de tempo em que não ocorrem erros na transmissão/entrega de informação  Utilização : % de tempo que um recurso está utilizado durante um dado período Processamento dos Indicadores  Estatísticas de desempenho analisadas por programas específicos.

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão Service Level Agreement (SLA) - Exemplo Austrália Bélgica Canadá Dinamarca Alemanhã Itália Japão USA Holanda Suécia Suiça Inglaterra Hong-Kong Singapora Leased line services Network Quality Network Latency Guarantees: 85 ms ou 120 ms. Service Quality: 100% Customer Care Quality: notificação até 15 minutos de serviço não acessível Circuit Install Guarantee: instalação e activação de circuitos em : - 20 dias úteis (64Kbps); 40 (128 Kbps a 2Mbps)

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão Service Level Agreement (SLA) - Exemplo Network Latency Guarantees North American Network Latency Guarantee Scope: UUNET's North American Network Latency Guarantee is average round-trip transmissions of 85 milliseconds or less between UUNET-designated inter-regional transit backbone network routers ("Hub Routers") in North America. … Transatlantic Network Latency Guarantee Scope: UUNET's Transatlantic Network Latency Guarantee is average round-trip transmissions of 120 milliseconds or less between a UUNET-designated Hub Router in the New York metropolitan area and a UUNET-designated Hub Router in the London metropolitan area. Network Latency Guarantee Process: Latency shall be measured by averaging sample measurements taken during a calendar month between Hub Routers. Each month's Network performance statistics relating to the Network Latency Guarantees shall be posted at No credits will be made if failure to meet a Network Latency Guarantee is attributable to reasons of Force Majeure or other circumstances beyond UUNET's reasonable control (as defined in the applicable Terms and Conditions). Network Latency Guarantee Remedy: If UUNET fails to meet any Network Latency Guarantee in two consecutive calendar months, Customer's account shall be automatically credited for that second month and any subsequent consecutive month in which that Network Latency Guarantee is not met with the pro-rated charges for one day of the UUNET Monthly Fee for the service with respect to which a Network Latency Guarantee has not been met.

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão Service Level Agreement (SLA) - Exemplo

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão Exemplo de Aplicação- Visão geral VitalSuite - Lucent

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão Exemplo - Relatório de desempenho

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão  Não há indicadores especificos para descrever falhas, porque estas são de natureza diversa.  Sistemas de detecção, reporte e diagnóstico de falhas.  2 soluções possíveis: Gestor faz polling ao Agente que tem a informação de falhas em logs Agente envia reporte de eventos sobre as falhas AF de Gestão de Faltas

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Arquitectura genérica dum Sistema de Gestão  Não há indicadores especificos para descrever contabilidade, porque variam com os requisitos da organização.  Incluem no entanto: Identificação do Cliente Identificação do Destinatário Volume de informação transferido Recursos utilizados Nível de segurança  Procedimentos a realizar dependem da organização. AF de Gestão de Contabilidade

TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Resumo da aula Estruturação Modelo de responsabilidade Modelo do Ciclo de Vida Modelo Geral Conclusões Arquitectura genérica dum sistema de gestão Componentes Funcionalidades Tipos de informação transferida SLAs