BIOMECÂNICA Métodos de medição - cinemetria Carlos Bolli Mota

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE REGISTRO DO ESTUDO DOS MÉTODOS
Advertisements

Geometria Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como.
Coordenadas geográficas
Métodos de Análise do Controle Postural
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
BIOMECÂNICA Equilíbrio e alavancas Carlos Bolli Mota
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
BIOMECÂNICA Métodos de medição - eletromiografia Carlos Bolli Mota
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Análise Gráfica de Velocidades
Estrutura e movimento a partir de imagens
Dissertação de Mestrado
Simulação Física de Corpos Rígidos com Detecção e Reação à Colisões
CAPÍTULO Sistemas de referência 2. Modelo geométrico
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
UNIVERSIDADE KIMPA VITA
UMA ABORDAGEM PARA A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÃO 3D A PARTIR DE MOVIMENTO DE CÂMARA João Manuel R. S. Tavares.
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Análise de Minerais Universidade de São Paulo
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
RECONSTRUÇÃO 3D Equipe: Amora Cristina (acat) Anália Lima (alc5)
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS.
Considerações de Energia
Reconstrução de formas Solução geométrica baseada na escavação do espaço e em superfícies reflectoras Nuno Martins Coimbra Novembro de 2001.
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO.
Transformações Geométricas no Plano e no Espaço
Aula 3 Vetores e Listas. Arrays (vetores) Array – sequência de elementos do mesmo tipo. Tamanho do Array – seu número de elementos (número fixo) Consequência:
Processamento de Imagens
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Princípios de Cinemática
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Medição eletromagnéticas
TCC Título: Cálculo de volume efetivo de objetos em movimento usando estereoscopia Aluno: Renato Campelo de Barros Orientador: Wellington Pinheiro dos.
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
Biometria – Leitores de Impressão Manual
Física.
Marcelo B. Nogueira Bruno Xavier da Costa Adelardo A. D. Medeiros
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Sistemas de Rastreamento de Baixo Custo para Desktops Tecgraf (Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica) Depto. de Informática, PUC-Rio Alberto Raposo,
F.T I Aula 4.
Múltipla calibração de câmeras baseada em um padrão invariante (Multiple camera calibration based on invariant pattern) Manuel Eduardo Loaiza Fernandez.
Introdução à Computação Gráfica
CINEMÁTICA.
Universidade de Brasília Faculdade de Educação Física Departamento de Pós-Graduação Biomecânica da Locomoção e Postura Academico (a): Kaira Natalice da.
Laboratório de Mecatrónica/IST - COPPE Elétrica/UFRJ
1 Fundamentos de SIG (2ª aula). - Sistemas de Informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Aula 02 Métodos de Posicionamento
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Robótica Industrial Apontamentos de Aula 2.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Proposta de trabalho: Rastreamento da movimentação de uma câmera.
Nossos 2 olhos formam imagens ligeiramente diferentes do mundo A diferença entre as posições de objetos nas 2 images é chamada de disparidade O termo disparidade.
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Monitores: Hugo Pereira de Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Couto Aluna de Engenharia.
Anatomical imaging for radiotherapy Philip M Evans IBM Diagnóstico por Imagem para Informática Biomédica Francisco Nunes Navarro Tarcísio Giroldo.
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Transcrição da apresentação:

BIOMECÂNICA Métodos de medição - cinemetria Carlos Bolli Mota bollimota@gmail.com UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica

MÉTODOS DE MEDIÇÃO

CINEMETRIA Do grego: kínema - movimento métron - medição, medida Literalmente: medição do movimento

CINEMETRIA Conjunto de métodos para medir os parâmetros cinemáticos do movimento. A partir da aquisição de imagens durante a execução de um movimento, realiza-se o cálculo das variáveis dependentes dos dados observados nas imagens, como posição, orientação, velocidade e aceleração do corpo ou de seus segmentos.

CINEMETRIA A cinemetria permite descrever geometricamente o movimento, mas não permite investigar suas causas. Embora a raiz da palavra remeta ao movimento, os mesmos princípios podem ser utilizados para situações estáticas.

Eadweard Muybridge (1830 - 1904) HISTÓRICO Eadweard Muybridge (1830 - 1904)

Muybridge

Muybridge

Muybridge

Étiènne-Jules Marey (1830-1904) HISTÓRICO Étiènne-Jules Marey (1830-1904) Georges Demeny (1850-1918)

Marey

Marey

Marey

Demeny

HISTÓRICO Auguste Lumière (1862-1954) Louis Lumière (1864-1948)

“uma invenção sem futuro” Irmãos Lumière o cinematógrafo “uma invenção sem futuro”

Christian Wilhelm Braüne(1821-1892) HISTÓRICO Christian Wilhelm Braüne(1821-1892) Otto Fischer (1861-1917)

Braüne e Fischer

CLASSIFICAÇÃO Quanto ao tipo de registro de imagens: processos fotoquímicos - fotogrametria e cinematografia processos fotoelétricos - videografia

processo fotogramétrico CLASSIFICAÇÃO processo fotogramétrico

CLASSIFICAÇÃO Quanto ao processo de medição: medição indireta (Roebuck et al., 1975) comparação indireta (Beckwith et al., 1993) medição óptica (Beckwith et al., 1993)

VIDEOGRAFIA Na atualidade o método mais usual de aquisição de imagens é a videografia. Com os avanços da eletrônica a videografia expandiu-se rapidamente, com a vantagem de os resultados da gravação estarem imediatamente disponíveis, sem necessidade de demoradas e onerosas revelações. Utiliza cargas elétricas e campos magnéticos para captar, transferir e armazenar imagens.

Câmeras de vídeo As imagens videográficas são constituídas de seqüências de quadros. Cada quadro é formado por dois campos que correspondem às linhas ímpares e pares da varredura. As linhas ímpares formam um campo e as linhas pares formam um segundo campo. Os campos ímpares e pares são entrelaçados para formar um quadro.

Câmeras de vídeo Diversos sistemas para análises biomecânicas usam câmeras de vídeo comuns que funcionam em 50 Hz (NTSC) ou 60 Hz (PAL). Existem câmeras que operam com freqüências de aquisição de imagens mais altas (por exemplo, 120 Hz, 180 Hz ou maiores), mas nestes casos os sistemas de gravação não seguem os padrões NTSC ou PAL.

Câmeras de vídeo

Videografia bidimensional Pode ser usada quando o movimento de interesse ocorre fundamentalmente em um único plano ou quando interessa apenas analisar o que ocorre em um determinado plano. Exige apenas uma câmera. Exige uma escala de calibração.

Videografia tridimensional Deve ser usada quando o movimento de interesse ocorre em mais de um plano e o interesse da análise não se resume a um único plano. Exige no mínimo duas câmeras. Exige a filmagem de uma estrutura de calibração. *

Videografia tridimensional

Reconstrução tridimensional O principal problema da análise de imagens é a recuperação de coordenadas espaciais. movimentos humanos - no espaço imagens - planas

Reconstrução tridimensional Imagens das câmeras - bidimensionais - duas coordenadas. Terceira coordenada - segunda câmera. Sincronismo entre câmeras - mesma freqüência e aquisição da imagem no mesmo instante.

Reconstrução tridimensional Braune & Fischer pais da fotogrametria analítica coordenadas tridimensionais em 1891 com técnicas estroboscópicas.

Reconstrução tridimensional Direct Linear Transformation Abdel-Aziz & Karara (1971) Solução simultânea de duas transformações que são usualmente feitas em separado na fotogrametria analítica convencional. O método realiza a transformação linear direta das coordenadas da imagem ampliada para as coordenadas do objeto.

DLT – base matemática Para uma câmera: x, y - coordenadas na imagem ampliada X, Y, Z - coordenadas do objeto l1 ... l11 - coeficientes que contém todas as informações relacionadas às orientações interna e externa da câmera

DLT Como usar? calcular I1 ... l11 onze coeficientes - onze equações cada ponto - duas equações seis pontos com X, Y e Z conhecidos (pontos de controle) doze equações (uma é redundante)

DLT conhecidos os coeficientes, calculam-se as coordenadas X, Y e Z com as mesmas equações três coordenadas - três equações uma câmera - duas equações duas câmeras - quatro equações (uma é redundante)

DLT Diversos melhoramentos foram acrescentados ao método, como a correção de distorções de lentes. ampla aceitação mundial funciona onde o convencional falha mais simples de usar fácil programação computacional menos tempo de máquina

Considerações importantes O método requer um sistema de base fixa, isto é, após serem registrados os pontos de referência, não poderá haver modificação alguma na posição das câmeras. Os pontos podem ser removidos.

Considerações importantes Os pontos de controle devem formar um volume, não podendo estar no mesmo plano. Os pontos que futuramente serão calculados devem estar dentro do volume delimitado pelos pontos de controle. Mais de duas câmeras podem ser usadas. 

Vantagens Liberdade de orientação das câmeras. Possibilidade de uso de câmeras convencionais não-métricas. Relativa simplicidade de cálculo computacional.

Desvantagens O uso de uma estrutura de calibração limita o uso no caso de movimento bastante amplos. A precisão do método está intimamente relacionada com a precisão com que se determinam as coordenadas espaciais dos pontos de controle, o que nem sempre é tarefa fácil. 

pontos anatômicos de referência Exemplos pontos anatômicos de referência

Exemplos salto em distância

handebol - arremesso em suspensão Exemplos handebol - arremesso em suspensão

Chute - ângulo do joelho Exemplos Chute - ângulo do joelho

Chute – velocidade da ponta do pé Exemplos Chute – velocidade da ponta do pé

Exemplos Flexão do joelho

Flexão do joelho – ângulo da coluna lombar Exemplos Flexão do joelho – ângulo da coluna lombar

Problemas Identificação de referências anatômicas Impossibilidade de utilizar marcadores Movimentação dos marcadores durante o movimento Visualização dos pontos de referência durante o movimento - maior número de câmeras Processamento demorado *

Na UFSM - PEAK MOTUS Duas câmeras que operam a 60 Hz ou 180 Hz Hardware e software para a análise de movimentos Somente duas câmeras aumentam as dificuldades de visualização dos pontos de referência anatômica