Cancelamento de benefícios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Questões Operacionais e Estratégias de Superação
Advertisements

Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
Programa Bolsa Família
Senarc: atribuições institucionais
O Gestor Municipal poderá consultar em qual fase se encontra o ofício encaminhado à Senarc para processamento. O processamento do ofício somente será executado.
Desligamento Voluntário
Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para Jovens
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
Sicon – Sistema de Gestão de Condicionalidades Outubro de 2009
Secretaria Virtual S I A
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
GISES/FL: Gerência de Serviços Sociais em SC
Cadastro Único para Programas Sociais
SISTEMA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
GESTÃO DE BENEFÍCIOS do Programa Bolsa Família
Acompanhamento Familiar
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
Espírito Santo.
Bolsa Família na Saúde e Brasil sem Miséria
SOLICITAÇÃO DE CRÉDITO RETROATIVO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Pessoal e Intransferível
Acompanhamento Familiar
Sistema de Cartão de Pagamento
Cartão de Pagamento Defesa Civil.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
Conheça as novas ferramentas da área de Gestão de Conhecimento!
Programa Bolsa Família
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
SISTEMA ESPECÍFICO DO PETI.
Inclusão de Servidor Oficineiro
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Programa Bolsa Permanência
Formulários de Desligamento de Associados e Encerramento de Contas
Cadastro Único e Busca Ativa
Gestão de Condicionalidades e Gestão Compartilhada.
COMISSÃO INTERGESTORA BIPARTITE
Instrução Conjunta CGRH/COFI 01, de
Superintendência de Transferência de Renda
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Ações Estratégicas do PETI Contribuições do CadÚnico
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
ESTABILIDADE PROVISÓRIA PREVISTA NO ARTIGO 10, II, “b” DO ADCT
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - INSS. CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - INSS.
GESTÃO DE BENEFÍCIOS.
GESTÃO DE BENEFÍCIOS.
Programa Bolsa Família XV Encontro Nacional do Congemas
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GESTÃO DE CONDICIONALIDADES
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
Qualificação dos Identificadores
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Programa Bolsa Família
Halina Amorim Wesley Diógenes.
Cartão de compras Governo do Estado de São Paulo Manual do portador Setembro de 2013.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
 Decreto n , de 5/2/2013  Resolução SEMAD n. 89, de 6/2/2013.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Transcrição da apresentação:

Cancelamento e Reversão de Cancelamento de Benefício do Programa Bolsa Família

Cancelamento de benefícios O cancelamento de benefícios é a atividade de administração de benefícios utilizada para efetuar o desligamento da família do PBF, ou seja, é a situação assumida pelo benefício quando, por uma ação do MDS ou do Gestor Municipal, ocorre o cancelamento do benefício da família, da criança e/ou do jovem do Programa; Os beneficiários nessa situação não ocupam vaga no Programa.

O benefício do PBF será cancelado, exclusivamente, pela Senarc nas seguintes situações: Não adequação as regras de definição de cadastro válido; Decurso do prazo de permanência do benefício na situação de “bloqueado”; Acúmulo de benefícios financeiros do PBF com o Peti; Não realização da revisão cadastral no período correto (de 2 em 2 anos); Omissão de informação ou de prestação de informações falsas; Em decorrência de procedimento de fiscalização do MDS; Descumprimento de condicionalidades; Ausência de informações sobre o acompanhamento de condicionalidades; Reiterada ausência de saque, em 6 parcelas consecutivas; Esgotamento do prazo de 180 dias para ativação do cartão magnético nos estabelecimentos credenciados; Em decorrência de cancelamento de todos os benefícios variáveis, quando a família não possuir Benefício Básico concedido; Em decorrência de cancelamento do Benefício Básico, quando a família não possuir Benefícios Variáveis concedidos;

Repercussão de alteração cadastral: Em função da prescrição do Benefício Variável de caráter extraordinário, quando a família não possuir Benefícios Básicos ou Variáveis concedidos; ou Repercussão de alteração cadastral: Renda familiar mensal per capita superior à estabelecida para o Programa; Cadastro excluído da base nacional do Cadastro Único; ou Renda familiar mensal per capita superior ao limite de meio salário mínimo. ATENÇÃO: A repercussão de alteração de cadastro para as famílias que atualizarem a renda per capita familiar para até meio salário mínimo continuarão a receber o benefício do PBF até o término da validade do benefício. O cancelamento do benefício apenas será imediato caso a renda per capita familiar ultrapasse o valor de meio salário mínimo.

O Gestor Municipal realizará o cancelamento do benefício nas seguintes situações: Desligamento voluntário da família, mediante declaração escrita do Responsável pela Unidade Familiar, conforme modelo disponível na Instrução Operacional 48/SENARC/MDS , anexo I, de outubro de 2011; Decisão Judicial; ou Posse de beneficiário do PBF em cargo eletivo remunerado de qualquer das 3 esferas do governo (Federal, Estadual ou Municipal);

Cancelando o benefício

Preencha o campo NIS do Responsável pela Unidade Familiar 0000000000 MARIA DA SILVA

Clique na ação cancelar, selecione o motivo do cancelamento e justifique

Para todos os casos de cancelamento o procedimento será o mesmo, diferenciando apenas o motivo e a justificativa.

0000000000 MARIA DA SILVA

Cancelamento pelo motivo “Decisão judicial”

Reversão de cancelamento A reversão de cancelamento é uma atividade de gestão de benefícios que permite que uma família que teve o benefício cancelado volte a recebê-lo. A atividade de reversão de benefício é permitida para os benefícios que estejam nas situações “cancelado” ou “suspenso”. O resultado da ação de reversão de benefício dependerá da situação cadastral da família e da situação do benefício. Em todos os casos, o resultado do comando no Sibec será imediato, e irá considerar as informações mais recentes do Cadastro Único. Antes de realizar a reversão de cancelamento, o Gestor Municipal deverá atualizar o cadastro da família no Cadastro Único.

A reversão de cancelamento será, em regra, realizada pelo Gestor Municipal, de forma online, via Sibec, respeitando os seguintes prazos: 36 meses – para os casos de desligamento voluntário. 180 dias – para os casos gerais. Atenção: Superado estes prazos para a reversão de cancelamento do benefício, ocorrerá o cancelamento do cartão magnético do Bolsa Família da respectiva família e o seu reingresso dependerá da atividade de reinclusão de benefícios. Significa dizer que as famílias entrarão novamente no processo de habilitação, seleção e concessão. A Senarc realizará a reversão de cancelamento solicitada por ofícios e FPGB apenas em casos excepcionais (Erros Operacionais, Decisão Judicial e cumprimento de decisão de recurso administrativo deferido pela própria Senarc).

Se realizada dentro dos prazos a reversão de cancelamento terá os seguintes efeitos: A família será readmitida no Programa, depois de confirmado que ela ainda preenche os requisitos para a concessão. Em caso positivo, o benefício será retirado da situação de cancelado. Disponibilização, na próxima folha de pagamento a ser gerada depois da data de reversão, das parcelas de pagamento anteriormente canceladas e, também, daquelas que não chegaram a ser geradas durante o período em que o benefício esteve na situação de cancelado; e Retomada da disponibilização normal de parcelas de pagamento nos meses posteriores à reversão. As parcelas retroativas NÃO serão disponibilizadas para os casos de cancelamento pelo motivo Desligamento Voluntário da Família do Programa.

Revertendo o cancelamento do benefício

Preencha o campo NIS do Responsável pela Unidade Familiar 0000000000 MARIA DA SILVA

Clique na ação reverter benefício, caso necessário, escolha a competência do período, ou seja, autorização para pagamento de parcelas retroativas devidas e não pagas, e justifique os motivos que levaram a reversão de cancelamento.

O procedimento para a reversão de cancelamento é o mesmo para todos os casos, alterando apenas a justificativa. E no caso de reversão de cancelamento dos benefícios cancelados pelo motivo “Renda per capita familiar superior à estabelecida para o Programa” o primeiro passo é alterar a renda familiar no Cadastro Único Versão 7. Alterando a renda:

Após a atualização da renda, realize a reversão de cancelamento.

Obrigado Senarc: (61) 3433-1500 0800-707-2033 bolsa.familia@mds.gov.br cadastrounico@mds.gov.br controlesocialpbf@mds.gov.br