Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido” Introdução 5 a 8 de maio de 2009 Carlos de Oliveira Galvão Universidade Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios para o aproveitamento da água de chuva no semi-árido.
Advertisements

Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Anima educação.
 PALÁCIO LARANJEIRAS, 20 DE JULHO DE 2009 
Francisco Vilar Brasileiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Modelagem de Processos com BPM
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
ANDIFES – CRIA CANDIDATURA E PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES
CARACTERÍSTICAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Projeto EMATER Transferência Tecnológica Para Apoio em Atividades de Extensão Agrícola Campina Grande – PB Agosto de 2007 Dayhanne Kaffimma Diniz.
Apresentação do projeto
Systernas Otimização e Avaliação da Segurança Hídrica Regional do Abastecimento de Água por meio de Sistemas de Captação de Água de Chuva Lorena Fernandes.
Campina Grande, Agosto de 2007
Cooperação Internacional do Semi-Árido
Aproveitamento de Água de Chuva:
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Programa Especial de Treinamento
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira
JOÃO DA SILVA1, MARCOS SANTOS2, MARIA GONÇALVES3, JOSÉ DA SILVA4. 1 Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (Maringá PR), bolsista.
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR PÓS-GRADUAÇÃO 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Poço Quadrado Finito UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE(UFCG)
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Professor: HUGO SOUZA Alunas: Ivania Cabral Urbano da Silva Maria de Fátima.
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
Escondida... no planalto da Borborema... à 120 quilômetros de João Pessoa......surge entre o verde... a encantadora cidade de Campina Grande - PB.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
PROJETO DE PESQUISA MAINFRAME – DISPOSITIVOS DE ALTO DESEMPENHO Prof. Me. Lázaro Aparecido da Silva Pinto Santo André 2010.
Cont SÃO PAULO RIO DE JANEIRO CAMPINAS CACHOEIRA PAULISTA PETRÓPOLIS
Comissão Técnica Hidrologia do Semiárido XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 22 a 26 de novembro de 2009 Campo Grande - MS.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Introdução ao Serviço Social
(66) Sala L 9 (sala dos professores de Administração) Carga Horária: 20 Horas.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
AVANÇOS E DESAFIOS DO USO DA ÁGUA DE CHUVA NO SETOR RURAL.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
BEATRIZ TIBÚRCIO GOMES SOROCABA 25 ANOS GRADUAÇÃO MAIO/2015 INTERESSES APTIDÕES PQ INTERESSE NO SEGMENTO PQ A SUZANO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
TÍTULO DO ARTIGO - GO 1 Primeiro Autor ², Segundo Autor (orientador) 3 1 Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia Ambiental como parte dos requisitos.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
ESTUDO PRELIMINAR DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA DE CISTERNA DE POLIETILENO EM QUATRO MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO Alba de Oliveira Lemos.
Transcrição da apresentação:

Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido” Introdução 5 a 8 de maio de 2009 Carlos de Oliveira Galvão Universidade Federal de Campina Grande Instituições Participantes: Financiadores:

O curso e os objetivos do CISA Objetivo principal: oferecer oportunidade para inserção do tema no contexto das linhas de pesquisa das instituições participantes do CISA.

Público alvo: acadêmicos (professores e estudantes de pós- graduação das universidades brasileiras) e gestores de Cabo Verde.

Não é um curso de transferência de tecnologia, mas de apresentação de tecnologia e discussão. Estrutura do curso: (a) dois dias de nivelamento (engenharia, qualidade de água, relação com usuário), (b) uma manhã de discussão em mais alto nível, com grandes nomes no país, sobre desafios de pesquisa e implementação, e (c) uma tarde de campo.

Por que a UFCG e a UEPB? Porque há alguma história do grupo e temos conduzido recentemente ações de pesquisa no tema: Cisternas urbanas, Cisternas rurais (com UFPE, UFRPE, CPATSA), EEG e SegHidro. Porque Cabo Verde estava incluído.

Ministrantes Carlos Galvão – UFCG Rodolfo Nóbrega – UFCG Beatriz Ceballos – UEPB e UFCG Mônica Silva – UEPB Material de muitos e muitos alunos.

Convidados para mesa redonda João Gnadlinger – IRPAA Luiza Lima Brito – CPATSA/EMBRAPA Suzana Montenegro – UFPE

Por que aqui? É o mesmo local onde os executores do P1MC se reunem. É adequado para proporcionar maior conhecimento mútuo e estimular futura cooperação