UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC287 – Educação e Tecnologia Contemporânea Docente – Menandro Ramos Tecnologia e a Terceira Idade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
Advertisements

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
A Pirâmide Etária do Brasil
INCLUSÃO SOCIAL.
Energia Limpa O que é?.
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
Walter de Abreu Cybis Maio, 2003
PRODOC Julho
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Pesquisa sobre a inclusão digital em Adolfo Leandro Tavares.
O ÁLCOOL COMBUSTÍVEL Susana Amaral Prestes Raquel Bolacel
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
O pensamento principal de quem escolhe a Educação como Profissão...
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
INCLUSÃO DIGITAL As novas tecnologias de informação, especialmente a internet, estão mudando, definitivamente, o modo como as pessoas aprendem, como ensinam,
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE GOIÂNIA INTRODUÇÃO O consumo de alimentos com alta.
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
ESCOLA DO FUTURO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTES: Ana Cristina Guimarães Elisângela Cardoso Luciene dos Santos Silva Maria das Graças Vieira.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Financiamento do BNDES para instalação da fábrica;
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
A TECNOLOGIA E A TERCEIRA IDADE Apresentação; Introdução; A geração tecnologias atuais; benefícios da tecnologias; Ambientes de ensino.
A TECNOLOGIA E A TERCEIRA IDADE.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PESQUISA DE SURVEY CONCEPÇÕES POLÍTICAS DA JUSTIÇA Fevereiro de 2012 Apoio:
A Atividade do Atendimento de Emergência do Corpo de Bombeiros: Um Estudo Ergonômico Antônio Carlos Rocha, Leandro Queiroz, Flávio Fernandes, Valdivino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
UNIVERSIDADE EM GREVE A Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (UNIFESP BS), conta com os cursos de Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional,
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Avaliação de Desempenho aplicada a departamentos que compõe a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão CAXIAS-MA 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
RELATÓRIO FINAL DA 5ª FASE DO TERRITÓRIO DA SERRINHA Anauã Franco Rosa¹, Luiza Weiss¹, Milena Martins¹, Nathália Petry¹, Roberta Müller¹, Roberta Ostermann¹,
OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
Ana pereira Esmeralda Viana Diógenia jacineia soares jucilene c
EQUAÇÕES E PROBLEMAS Resolva as questões em uma folha para entregar.
TEMA – HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Professoras: Dr. Andréa Teresa Riccio Barbosa Deborah Lanza Lima
O RENASCIMENTO E OS TEMPOS CONTEMPORÂNEOS:
Levantamento do nível de interação entre os bolsistas de aprendizagem cooperativa 18 de dezembro de 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Tecnologia e a Terceira Idade.
CATADORAS DE DIGNIDADE: ASSIMETRIAS E TENSÕES EM PESQUISA NO LIXÃO. Lea Pinheiro Paixão. Imagem01.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA Faculdade de Educação- FACED
A velhice começa em torno dos 60 anos. Com esse acontecimento, deixamos de fazer várias atividades que fazíamos. São adaptadas atividades mais calmas.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA : EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS DISCENTE : LIRANE BORGES.
A Tecnologia e a Terceira idade
Prof. Dr. Johannes Doll Caroline Stumpf Buaes, Ceris Angela Paulo, Viviane Loeser, Anne Ramos, Ana Carolina Selmi, Gustavo Caetano de Mattos, Penélope.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
Universidade Federal de Alagoas
Mobilização social, educação e capacitação Francisco Luiz Biazini Filho - Rede Resíduo; Alessandra Hernandes – Rede de Tecnologias Limpas da Bahia – TECLIM.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário de Andamento Aluno: Julio Borba Orientador: Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
UNIBAHIA – UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COEPP – Coordenação da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Curso: Lato Sensu em Didática para o.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC287 – Educação e Tecnologia Contemporânea Docente – Menandro Ramos Tecnologia e a Terceira Idade. Tatiane dos Santos C. Farias

 VIDEO  SITUAÇÃO PROBLEMA. A tecnologia e a Terceira Idade

INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? A tecnologia tem trazido muitos benefícios para a sociedade como um todo, porém há ainda uma parte da população que se encontra excluída.

D ESAFIOS PARA OS IDOSOS ? Devido à tecnologia está se instalando cada vez mais no processo de vida das pessoas, a decisão de muitos idosos é enfrentá-la, pois a alternativa é adentrar a esse mundo ou ficar excluído.

REFLEXÃO SOBRE OS RESÍDUOS TECNOLÓGICOS A tecnologia nos presta um grande benefício, mas no futuro não sabemos o que acontecerá com os resíduos que são produzidos através dela.

REFERÊNCIAS Terceira+idade+e+novo+alvo+da+tecnologia.html– acesso em 26/11/10 acesso em 26/11/10 Ana Carolina Rocha e Carla Saemi, repórteres iG em São Paulo – Ultimo segundo - 26/Fev/ _IDIOMA=pt-br&modulo=telecentro&parametro=10148 acessado em 03/11/10 as 17:38.