Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação Carlos E. Ferreira – IME-USP Porto Alegre, julho de 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQ SP
Improving your CV and skills by applying to competitions!!! Prof. Dr. Ricardo Santos.
Informática na Educação
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Maratona de Programação
do curso de graduação em de Ciência da Computação - UFBA -
O Curso de Bacharelado em
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
ABC na Educação Científica Mão na Massa
a competição A Arena INFO Mobile é uma competição entre estudantes universitários, com o objetivo de eleger o melhor aplicativo mobile, utilitários e.
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS FÍSICO-NATURAIS
Competições de Programação
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
29 de outubro de º WCTI – Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação na UERJ O papel do Sistema FIRJAN/IEL no desenvolvimento da cultura empreendedora.
1º Treinamento Maratona Rumo às Finais Mundiais. Introdução Treinamentos durante o Ano. Internos Externos Inscrições pela PUC-Campinas Sede Regional Inscrições.
Primeira Atividade: 1996 INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Curso de 32 horas destinados a Professores do Ensino Fundamental e Médio.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Programa de Educação em Empreendedorismo.
TIL º Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana Edição Atual e Histórico do Evento 5 e 6 de Julho Rio de Janeiro-RJ XXVII Congresso.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
Profa. Reane Franco Goulart
Administração.
FÍSICA.
Ciência e tecnologia no ensino médio
Sociedade Brasileira de Computação. Alunos: Christian Spinelli Guilherme Lapa Isabella Torres Ysabelle Leão.
Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
A mensagem principal do Rock In Rio, é espalhar a idéia da união de todos através da música – “estamos juntos e nossas pequenas atitudes no dia a dia.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet, um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a.
Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos
Preparatório para o Instituto Rio Branco Cursos Regulares e Avançado A Diplomacia a seu alcance! Turmas 2007/08 Escola Superior Diplomática Mantenedora.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
OBJETIVO Esta exibição tem como objetivo motivar os jovens a ter um maior interesse sobre ciências, em especial, a matemática. Desta forma, aumentando.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Questionário do Estudante Enade
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
UFLA( Universidade Federal de Lavras) Lavras - MG Inscrições - 31/05 à 16/06 ; R$ 80,00 Isenção – 31/05 à 06/06 Prova – 18/07 Locais de prova – Lavras,
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
1 Apresentação Sr. Frédéric Larre REPRESENTE OFICIAL DO AMERINSA NO BRASIL 17 de Outubro de 2007.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação COMISSÃO DE PESQUISA COMISSÃO DE PESQUISA PROFA. DRA. Roseli Aparecida Francelin Romero Presidente.
Competições de Programação Weverton Luis da Costa Cordeiro Universidade Federal do Pará Universidade Federal do Rio Grande do Sul
3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Orientação Técnica “Currículo Oficial e a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP na Escola” Público Alvo: Professores de Matemática.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Colégio Municipal de Pescadores Divulgação Resultado Final Freira.
Transcrição da apresentação:

Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação Carlos E. Ferreira – IME-USP Porto Alegre, julho de 2005

Olimpíada Brasileira de Informática O que é Evolução da Olimpíada Como participar

International Olympiad in Informatics Idéia nasceu no congresso da UNESCO em 1987 na Bulgária. A primeira IOI ocorreu em 1989, também na Bulgária. O objetivo principal é estimular o interesse em Ciência da Computação, além de trazer talentos na área de todos os países do mundo que podem assim compartilhar experiências culturais e científicas. É uma das seis olimpíadas científicas reconhecidas. Em 2005 a IOI ocorre em Novy Sacz, Polônia e participarão 80 países:

IOI no Brasil OBI ocorre desde o ano de 1999 Evento da SBC desde seu início, coordenada pelo Prof. Ricardo Anido Apoio do CNPq desde o ano de 2002

Como é Modalidade iniciação: para alunos até a oitava série do ensino fundamental Modalidade programação: para alunos que cursam até o último ano do ensino médio

Modalidade iniciação Provas de lógica em múltipla escolha para motivar o gosto pela ciência da computação

Modalidade programação Problemas de computação que devem ser resolvidos através de programas escritos em alguma linguagem de programação (C, C++ ou Pascal) Os problemas são pontuados de acordo com o número de instâncias dos testes dos juízes são resolvidas corretamente

Crescimento da competição

Distribuição por modalidade

Distribuição por estado

Fases do concurso Primeira fase: local nas escolas. Foram medalhados 361 alunos nas várias categorias. Curso preparatório na Unicamp em julho com os medalhistas de ouro. Escolha dos 4 representantes do Brasil na IOI.

Como ajudar e participar Divulgue nas escolas de ensino fundamental e médio que conhece. A modalidade iniciação não exige conhecimentos de programação. Organize uma sede na primeira fase. Incentive seus ingressantes a participarem.

Maratona de Programação O que é Evolução da Maratona Como participar

ACM ICPC Competição de programação existente desde 1970, que é realizada em todo o mundo pela ACM. A missão do ICPC é dar oportunidades aos estudantes para interagir com outros de outras universidades e demonstrar sua capacidade de resolver problemas, programar e trabalhar em grupo. No ano de 2004 contou com a participação de mais de 4000 times de 2000 escolas de 75 países.

Como é Os times são compostos de três estudantes com até 5 anos de estudos universitários Os times recebem de 6 a 10 problemas computacionais para serem resolvidos durante a competição (5 horas) Quando um time considera que resolveu um problema submete aos juízes que, on line, dizem se a solução está ou não correta Uma solução correta resolve um conjunto de testes dos juízes, desconhecido dos alunos

Exemplo de uma tarefa Dado um inteiro 0 < n < 10000, imprima o último dígito de n! diferente de 0. Exemplo: Para n=10 seu programa deve imprimir 8.

Objetivos Atrair o maior número de estudantes Atrair o maior número de escolas Envolver o maior número de países Prover condições iguais aos times para chegar às finais mundiais Criar competições disputadas Valorizar os estudantes e os voluntários

ICPC no Brasil Maratona de Programação desde 1996 Realizada pela SBC desde o ano 2000 Apoio do CNPq desde 2002

Crescimento da competição

Custo da Maratona

Maratona 2004 Primeira Fase classificatória no dia 2 de outubro em 14 sedes: Manaus, Fortaleza, Campina Grande, Brasília, Campo Grande, Cascavel, Blumenau, Rio Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Uberlândia. Final brasileira em São Paulo nos dias 12 e 13 de novembro.

Participação por Estado (1)

Participação por Estado (2)

Final Brasileira times DCC UFAMFASP 1 ICMC – uKernel ICMC - IfThenElse IC Unicamp 1IC Unicamp 5ITA – Naves Bros ITA – Quiche Eaters PUC XXVII UAM – Code Ripper UCDB 1IME USP A IME USP BCCM – USP UERJ – Backtracking Boys #include “UEM-DIN” UEPG – DEINFO 3 UECE - log(n)UNESP DCCEUFBA – RhuDDis UFPB – Canga-C-eiros UFCG 1UFMG Team 2UFMG Team 3 CIn UFPEUFSC – TrutasBCC UFU 1 DCC UFRJ DIE Judge DCC UFRJ Frost ByteUFRN Future Team 3 UFRN HDD 1UFRGS 1 UnB - h4x0r5UnB

Maratona 2005 Primeira Fase: 10 de setembro Várias sedes no país. Final Brasileira: 11 e 12 de novembro

Participe!!!!!! Monte uma equipe! Organize torneios seletivos em sua instituição Organize uma sede da Maratona

Shanghai, abril de 2005

Praga, abril de 2004

Los Angeles, abril de 2003