A segurança do grupo no laboratório depende de cada indivíduo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Utilização de substâncias químicas:
Advertisements

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Equipamento De Proteção Individual - EPI
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
trabalho realizado por:
Teoria de Contra Incêndio e Manuseio de Agentes Extintores
Ciências/2012- Colégio Marista Alessandra Dias Costa e Silva
SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA SEU ARMAZÉM.
VIDRARIAS e EQUIPAMENTOS
Engenharia e Segurança do Trabalho
Universidade Federal do Pampa Curso de Engenharia de Alimentos
AVALIAÇÃO MÓDULO I GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
CURSO DE SEGURANÇA NO MANUSEIO DE PRODUTOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIOS
Química Experimental LICENCIATURA EM FÍSICA
Auditoria de Segurança da Informação
Padrões Mínimos de Segurança
Integração de Segurança
Biossegurança em Laboratório
À descoberta do LABORATÓRIO!!!.
A Higiene e Segurança no Trabalho
COMBATE A INCÊNDIOS S.
Equipamento De Proteção Individual - EPI
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
QUEDA DE FRASCOS DAS PRATELEIRAS
Impressão de etiquetas
Química: uma ciência experimental
Segurança no Laboratório
Aula Complementos de Solda Oxiacetilênica
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Resíduos Hospitalares
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Segurança em laboratório de Química
MANUAL DO LABORATÓRIO Elaboração: Profº Pedro Lucas.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Postos de serviço-Entrada em espaço confinado
SUPERVISOR / EMPREGADO
Equipamento de Proteção Individual EPI
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
Aparelhos de laboratório
Escola Secundária de Porto de Mós
Segurança no Laboratório
Aula de vidrarias básicas
PERMISSÃO DE TRABALHO - PT
Riscos Químicos.
CALDEIRA.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
À DESCOBERTA DO LABORATÓRIO
Princípios de Segurança em Laboratórios
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Treinamento de uso e conservação de epis
transporte e armazenamento
transporte e armazenagem de produtos perigosos
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Prof ª. Me. Dayana do Nascimento Ferreira
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
Simbologia de perigo.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Importância da segurança no laboratório Regras de higiene
Transcrição da apresentação:

A segurança do grupo no laboratório depende de cada indivíduo. Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia Procedimentos de Segurança Dados estatísticos provam que a maioria dos acidentes em laboratórios ocorrem pela imperícia, negligência e até imprudência dos profissionais (ou futuros profissionais). A segurança do grupo no laboratório depende de cada indivíduo. Serão enumeradas a seguir, algumas regras básicas de segurança. É evidente, no entanto, que estas são apenas algumas delas mas, desde que sejam seguidas, muitos acidentes poderão ser evitados.

Normas de Segurança: 1. Conheça o Mapa de Riscos do seu local de trabalho; 2. Não entre em locais de risco desconhecido; 3. Não permita a entrada de pessoas alheias aos trabalhos do laboratório; 4. Não fume no laboratório; 5. Não se alimente e nem ingira líquidos nos laboratórios; 6. Não armazene substâncias incompatíveis no mesmo local; Ex.: Não devemos armazenar ácidos e bases no mesmo armário. 7. Não abra qualquer recipiente antes de reconhecer seu conteúdo pelo rótulo;

Símbolos que aparecem nos rótulos dos reagentes: "E" EXPLOSIVO: Este símbolo se refere a uma substância que pode explodir se entrar em contato com uma chama, ou se sofrer choque ou fricção. "O" OXIDANTE: Este símbolo se refere a uma substância que produz calor quando reage com outras substâncias, particularmente se estas forem inflamáveis. "F+" EXTREMAMENTE INFLAMÁVEL: Este símbolo se refere a uma substância líquida que entra em ignição quando seus vapores entram em contato com uma fonte de calor. O símbolo "F+" fica no corpo da etiqueta.

"F" ALTAMENTE INFLAMÁVEL: Este símbolo se refere a uma substância que entra em ignição em condições normais de pressão e temperatura. Caso seja um sólido, pode entrar em ignição em contato com a fonte de calor e continuar queimando por reação química, mesmo depois da remoção da fonte. Se esta substância for gás, ela queima em contato com o ar em condições normais de pressão. Em contato com água ou ar úmido esta substância pode lançar gases altamente inflamáveis em quantidades perigosas. "T+" MUITO TÓXICO: Este símbolo se refere a uma substância que, se inalada, ingerida ou em contato com a pele, pode causar danos imediatos à saúde e a longo prazo pode levar à morte. O símbolo "T+" fica no corpo da etiqueta. "T" TÓXICO: Este símbolo se refere a uma substância altamente perigosa à saúde.

"C" CORROSIVO: Este símbolo se refere a uma substância que causa destruição e queimaduras de tecidos vivos. "Xi" IRRITANTE - MENOS QUE "C": Este símbolo se refere a uma substância que pode causar irritação em contato com a pele. O símbolo "Xi" fica no corpo da etiqueta. "Xn" PREJUDICIAL - MENOS QUE "T": Este símbolo se refere a uma substância que pode causar risco à saúde. Pode haver reação alérgica. O símbolo "Xn" fica no corpo da etiqueta. "N" PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE: Este símbolo se refere a uma substância que causa danos ao meio ambiente.

8. Não pipete líquidos diretamente com a boca, use pipetadores adequados; 9. Não tente identificar um produto químico pelo odor nem pelo sabor; 10. Não retorne reagentes aos frascos de origem; 11. Não execute reações desconhecidas em grande escala e sem proteção; 12. Não adicione água aos ácidos mas, sim os ácidos à água; 13. Não dirija a abertura de frascos na sua direção ou na de outros; 14. Não trabalhe de sandálias ou chinelos no laboratório, os pés devem estar protegidos com sapatos fechados;

15. Não abandone seu experimento, principalmente à noite, sem identificá-lo e encarregar alguém qualificado pelo seu acompanhamento; 16. Não se distraia durante o trabalho no laboratório com conversas, jogos ou ouvindo música alta, principalmente com fones de ouvido; 17. Evite trabalhar sozinho no laboratório, avise o pessoal da segurança quando trabalhar tarde da noite ou nos finais de semana para que os vigias visitem periodicamente o local; 18. Aprenda a usar e use corretamente os EPI`s e EPC`s (equipamentos de proteção individual e coletiva): luvas, máscaras, óculos, aventais, sapatos, capacetes, capelas e blindagens; 19. Mantenha os solventes inflamáveis em recipientes adequados e longe de fontes de calor;

20. Utilize a capela sempre que efetuar uma reação ou manipular reagentes que liberem vapores; 21. Conheça o funcionamento dos equipamentos antes de operá-los; 22. Lubrifique os tubos de vidro, termômetros, etc, antes de inseri-los em rolhas e mangueiras; 23. Conheça as propriedades tóxicas das substâncias químicas antes de empregá-las pela primeira vez no laboratório; 24. Prenda à parede, com correntes ou cintas, os cilindros de gases empregados no laboratório; 25. Certifique-se da correta montagem da aparelhagem antes de iniciar um experimento; 26. Informe sempre seus colegas quando for efetuar uma experiência potencialmente perigosa;

27. Mantenha uma lista atualizada de telefones de emergência no laboratório; 28. Informe-se sobre os tipos e usos de extintores de incêndio bem como a localização dos mesmos; Os agentes extintores mais empregados atualmente são a água, espuma química ou mecânica, dióxido de carbono e pó-químico. Em instalações elétricas utilizar somente os extintores de dióxido de carbono ou pó químico. 29. Acondicione em recipientes separados o lixo comum e os vidros quebrados e outros materiais perfuro-cortantes; 30. Descartar todo material utilizado e resíduos químicos em descartes apropriados;

31. Se tiver cabelos longos, mantenha-os presos ao realizar qualquer experiência no laboratório; 32. Evite colocar na bancada de laboratório, bolsas, agasalhos ou qualquer material estranho ao trabalho; 33. Verifique, ao encerrar suas atividades, se não foram esquecidos aparelhos ligados (bombas, motores, mantas, chapas, gases, etc.) e reagentes ou resíduos em condições de risco; 34. Comunique qualquer acidente, por menor que seja, ao responsável pelo laboratório.