“Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinético molecular do calor”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Seta do Tempo.
Advertisements

FÍSICA MODERNA Marta Rebuá.
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Teoria Cinética dos Gases
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Universidade Católica de Goiás
Fundamentos de Economia
ANA CAROLINA KOENTOPP FELIPE WODTKE SOYANE FRAGA
Mecânica Newtoniana FARADAY (1820) PLANCK (1900)
Observação, Análise e Simulação
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Movimento Browniano (Uma Introdução)
Cálculo de orbitais moleculares através de um determinante secular
24.9 – Uma abordagem estatística da entropia
22.1 – A natureza atômica da matéria
NOVEMBRO 2005.
Final do Século XIX Professor Leonardo
Física Moderna I Prof. Jaime Urban.
Cálculo Autoconsistente
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Capítulo 21 – Temperatura
Termodinâmica.
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Final do Século XIX Professor Leonardo
TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág
Teoria Cinética dos Gases
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
O FIM DA FÍSICA? DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
A Teoria Cinética dos Gases
El “Quantum” de Acción de Planck
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
Propriedades Moleculares da Matéria
A NATUREZA DA LUZ Física – 7D Aula 20.
Química Profª. Andréia 8º Ano.
A Revolução da Física Moderna
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
Fundamentos de Termodinâmica
Adolfo Tribst Corrêa - nº Aline Faraco - nº 14233
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Ciência e Tecnologia de Vácuo
Teoria Cinética dos Gases
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Teoria Cinética dos Gases
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Metodologia de Pesquisa e Redação Científica jul-15 1 Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Roberto.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
TERMODINÂMICA.
Mecânica Newtoniana diz que Forças elétricas, magnéticas e gravitacionais atuam instantaneamente através do espaço vazio entre as partículas em interação.
CICLOS TERMODINÂMICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA TERMODINÂMICA DA FRATURA Aluno:
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Teoria da Relatividade Especial
* Teoria da relatividade * Descoberta do elétron
O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,
Impulso e quantidade de movimento
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Conceitos básicos MÉTODO.
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Conteúdos : Introdução e resumo histórico Objecto e Métodos de Estudo da FMT Aspectos e conceitos Básicos Temperatura e lei zero da Termodinâmica 1ª CONFERÊNCIA.
Modelagem de Fenômenos Físicos Utilizando a Técnica de Monte Carlo Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós graduação.
É uma onda eletromagnética
Hidrodinâmica Aula 11 (1 0 Sem./2016) 1. As relações de energia 2.
Termologia A Termologia ou Termofísica é a parte da Física que estuda o calor. Os fenômenos são interpretados a partir de modelos da estrutura da matéria,
A relação entre a física e a matemática Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Ivã Gurgel. Período anterior à Experiência de Oersted (1820) Intuição da Relação Eletricidade Magnetismo; Assimetria das Forças Elétrica e Magnética;
Transcrição da apresentação:

“Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinético molecular do calor”

Einstein, O Movimento Browniano e a Existência dos Átomos 1 de junho de 2006

A hipótese Atômica Embora a idéia de átomo exista desde a Grécia antiga, ela só foi definitivamente incorporada a Ciência no início do século XX. Ainda no final do século XIX, duas importantes escolas de pensamento possuíam visões antagônicas quanto a existência destes constituintes básicos da matéria. De um lado haviam os atomistas, adeptos da teoria atômica da matéria. Do outro, os energetistas consideravam o conceito de energia como o mais fundamental da ciência.

A Termodinâmica A termodinâmica é uma Ciência fenomenológica que reúne e sistematiza as leis empíricas sobre o comportamento térmico. Desenvolveu-se baseada em dois princípios de grande generalidade, que fazia total abstração do conceito de átomo. Clausius: “A energia do universo é constante, a entropia do universo tende a um valor máximo”.

Os atomistas Maxwell, Boltzmann. Teoria cinética dos gases, Mecânica estatística. Explicar os fenômenos em termos de matéria e movimento. Reduzir a termodinâmica a uma mecânica atomista. Sucesso na explicação de fenômenos já conhecidos. Problemas com a segunda Lei. Paradoxo da irreversibilidade.

Energetistas Wihelm Ostwald, Ernst Mach, Pierre Duhem. A Termodinâmica, macroscópica e fenomenológica, que prescindia de qualquer modelo microscópico, seria o modelo preferencial de Ciência. Ciência irredutível baseada em trocas de energia. Ostwald basea-se no paradoxo da irreversibilidade para rejeitar o programa mecânico. As leis da termodinâmica, mais próximas das observações experimentais, livres de paradoxos, seriam as bases para compreender os processos físicos. Mach: A Física deve evitar a postulação de entidades inobserváveis para explicar os fenômenos observáveis.

Os desafios da teoria do calor Os atomistas buscavam uma solução do paradoxo da irreversibilidade em favor dos átomos. Boltzmann interpreta a 2ª Lei como uma lei estatística, não absoluta. Entretanto,esses resultados eram vistos como suspeitos, como simples artifícios matemáticos, distantes da realidade dos sistemas físicos. Para muitos, o atomismo teria apenas utilidade didática Desencorajado, Boltzmann escreveu em 1898: “Estou consciente de que sou apenas um homen que se debate, fracamente, contra a corrente do tempo”.Sujeito a crises sucessivas de depressão, Boltzmann comete suicídio em 1906. Einstein, partidário da hipótese atomista, propõe uma solução quantitativa ao movimento Browniano.

O movimento Browniano Em 1827, o botânico irlandês Robert Brown percebeu, que grãos de pólen em suspensão apresentavam em movimento incessante, numa espécie de dança caótica. Brown percebeu que se tratava de um fenômeno geral, examinando grãos de diferentes materiais inorgânicos, concluindo que se tratava de um fenômeno físico e não biológico. O completo esclarecimento do fenômeno só foi possível no início do século XX, com os trabalhos de Einstein.

O trabalho de Einstein Einstein imagina uma partícula Browniana com diâmetro de 0,001 mm. Tal partícula em solução, difundir-se-ia no líquido de tal forma que seu deslocamento quadrático médio seria dado por:

O trabalho de Einstein Onde D é o coeficiente de difusão, obtido por Einstein em sua tese de doutorado, cujo valor é obtido a partir da Lei de Stokes: Combinando as duas, chega-se a expressão que permite calcular o número de Avogadro

O triunfo da Teoria Atômica Em uma série de experimentos, cujos primeiros resultados são publicados em 1908, Jean Perrin obtém resultados de grande precisão, tanto na confirmação, quanto no aperfeiçoamento das previsões de Einstein, impressionando ao próprio Einstein. Por esses trabalhos, Perrin ganhou o prêmio Nobel de 1926. A excelente concordância entre as previsões teóricas e os resultados experimentais obtidas por diferentes métodos em domínios onde a teoria energética nada podia dizer foram decisivas na aceitação da Hipótese Atômica. Perrin: “Temos duas possibilidades: ou bem negamos a existência dos átomos e atribuímos a a convergência dos resultados no cálculo do número de Avogadro ao acaso;ou bem, a opção mais sensata, concluímos pela existência dos átomos e damos um sentido físico e claro ao número de Avogadro”.

(The Feynman Lectures on Physics) Richard P. Feynman “ If, in some cataclism, all of scientific knowledge were to be destroyed, and only one sentence passed on to the next generation of creatures, what statement would contain the most information in the fewest words? I believe is the atomic hypothesis that all the things are made of atoms.” (The Feynman Lectures on Physics)

Bibliografia: John Stachel, "O ano miraculoso de Albert Einstein: cinco artigos que mudaram a face da física", Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 2001 (tradução de Alexandre C. Tort). Humberto M. França, Gerson G. Gomes, “Eisntein e a dança dos grãos de pólen”, Revista USP, 2005. Silvio R. A. Salinas, "Einstein, o atomismo e a teoria do movimento browniano", Revista USP, 2005. Yoav Bem-Dov, “Convite à Física”, Editora J.Z.E, 1996. H.M.Nussenzveig, “Curso de Física básica”, vol 2, Editora Blücher, 2ª edição,1981. Richard P. Feynman, “The Feynman Lectures on Physics”