MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Tecnologias ou metodologias?.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Informática na Educação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Contexto de Educação a Distância
Referências.
Referências.
Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Treinamento SEER à distância: uma estratégia para repasse de tecnologia A educação à distância (EaD) não é, propriamente, uma novidade possibilitada pela.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Profa. Dra. Flávia Dias Ribeiro Departamento de Educação - DEPED
Sensibilização no IF-SC
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Portal Educacional Clickideia
PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
OS DESAFIOS DA PRÁTICA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO, PRODUÇÃO DE SABERES E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO FISICA: NOVOS DISPOSITIVOS, AGENTES E PROCESSOS.
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Transcrição da apresentação:

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Introdução Objetivos Produto Referências MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE SEU USO NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE FÍSICA Franciele Braz de Oliveira Coelho Profª Dr. Ana Marli Bulegon

INTRODUÇÃO Buscou-se por meio da pesquisa, oferecer uma contribuição ao trabalho docente, dos profissionais do Ensino Fundamental, com uma proposta que aborda o Ensino de Física e alguns conceitos fundamentais de Astronomia.

A proposta constitui-se de atividades de aprendizagem sobre conceitos iniciais de Astronomia com o uso de TIC e estruturadas com a metodologia dos três momentos pedagógicos (TMP), apresentada por Delizoicov e Angotti (1991). Fez-se uso desta metodologia, por acreditarmos em sua potencialidade e por possuir caráter dialógico e problematizador.

Sua aplicação se deu por meio de oficinas pedagógicas, disponibilizadas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com a ferramenta Google Sites e de Objetos de Aprendizagem (OA) do tipo vídeo, simulação, texto e exercícios. INÍCIO

OBJETIVOS: Disponibilizar aos professores de Ciências dos anos iniciais do EF, um material de apoio para o desenvolvimento de aulas sobre o tema Astronomia, com a utilização de recursos das TIC; Oferecer subsídios para a formação docente sobre a inclusão das TIC no Ensino de Ciências. INÍCIO

PRODUTO: Os módulos didáticos, produto da dissertação, estão disponíveis no endereço abaixo: https://sites.google.com/site/ticensinodecienci as/home INÍCIO

REFERÊNCIAS: ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 29, p. 99-129, 2008.   _________. Informática e formação de professores. Cadernos Informática para a Mudança em Educação. Ministério da Educação. Secretária de Educação à Distância. Pronfo, 1999. COPELI, A. C. et al Mecânica 4: Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Universidade de São Paulo. Disponível em <http://www.if.usp.br/gref/mec/mec4.pdf> Acesso em: 05 set 2011. MISKULIN, R. G. S. et al . Identificação e Análise das Dimensões que Permeiam a Utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática no Contexto da Formação de Professores. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 26, p.103-123, 2006. PIRES, M. A.; VEIT, E. A. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 241-248, 2006. PONTE, J. P. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. In.: PONTE, J. P. (Org.) A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Caderno de Formação de Professores. Porto: Porto Editora, 2002. RIO GRANDE DO SUL, Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Porto Alegre, 2009. SANTOS, R. Exercícios sobre as estações do ano. Disponível em <http://escoladossorrisos.wetpaint.com/page/Exerc%C3%ADcios+sobre+as+esta%C3%A7%C3%B5es+do+ano> Acesso em 12 set 2011. ZANATTA, C. V. UCA: Sistema Solar. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29839> Acesso em: 05 set 2011.       Estações do ano. Disponível em <http://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php>. Acesso em 12 set 2011. Objetos de aprendizagem. Disponível em: <http://www.turmadosaber.com.br/luana/viagens_luana.asp> Acesso em: 01 set 2011. INÍCIO