I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o 1 2009 – Begreen Bioenergia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Advertisements

Thales Crivelli Nunes II Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Submissão de Projetos na Comissão Interministerial de
Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região.
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Treinamento Técnico- Dimensão Ambiental Novos Instrumentos de Planejamento.
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Treinamento Técnico- Dimensão Ambiental Novos Instrumentos de Planejamento.
A Contribuição da Norma ISO para a Elaboração de Projetos Geradores de Crédito de Carbono Vitor Feitosa Coordenador do SC-09 – Sub-Comitê de Mudanças.
Projeto de MDL CST Arcelor Brasil Divisão de Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
“ Escurecimento Global ”
São Paulo, 01 de setembro de 2010
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
PROJETO CARBONO NEUTRO
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Inventário de ciclo de vida do Diesel
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Uma visão da água e do esgoto para as cidades sustentáveis do futuro
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2010
Vídeo Institucional. Vídeo Institucional A Lemontech Especializada no desenvolvimento de softwares Gestão de negócios Facilidade na organização do.
CarbonoZero ® uma marca pelo clima Norma Franco. 2 | CarbonoZero ® - uma marca pelo clima | Seminário Eco-Escolas 2008| economia do carbono.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
O sector eléctrico actualmente encontra-se a enfrentar inúmeros problemas e desafios, dentre eles, a sustentabilidade económico-ambiental.
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Inventário Sanepar de GEE
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Programa Ambiental do Sistema CNT
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
2009 – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade
Desenvolvimento da sociedade Impactos ambientais Mudanças climáticas
Eco-92.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
PROGRAMA GESTÃO DE CARBONO NA CADEIA DE VALOR
Especialização em Gestão de Pessoas
Marcel Fernando de Oliveira
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
1 COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PERSPECTIVAS FUTURAS António Gonçalves Henriques.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Planejamento e Responsabilidade Social
Petiano: Haron Salvador
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ISO 9000.
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Fórum Mineiro de Energia Renovável 03/06/2014 Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURITIBA, 06 NOVEMBRO DE 2015.
F U N D A Ç Ã O B R A S I L E I R A P A R A O D E S E N V O L V I M E N T O S U S T E N T Á V E L Outubro 2013 Inventário de Emissões GEE 2012 de Fernando.
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
Transcrição da apresentação:

I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade

Objetivo Apurar as fontes de emissões diretas e indiretas de Gases Efeito Estufa e consumo de energia para identificar o impacto ambiental provocado pelas atividades do cliente, visando auxiliar na tomada de decisão para direcionamento dos investimentos que otimizem seus recursos e processos a fim de reduzir ao máximo seus impactos e possibilitando a elaboração de um plano de neutralização, permitindo assim à empresa a obtenção de selos de Zero Emissões de Carbono – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade

Motivações Constituir fonte de dados para melhor gerenciar as emissões de Gases Efeito Estufa reduzindo seus impactos ambientais; Antecipar-se às futuras legislações ambientais agindo de forma voluntária e melhorando sua reputação perante o mercado; Fortalecer a sustentabilidade corporativa – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade

Oportunidades Identificar possíveis alternativas de redução de impacto ambiental que atendam as premissas do Protocolo de Kyoto e obter recursos para auxílio na implantação de novas tecnologias – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade

Metodologia Os trabalhos serão desenvolvidos mediante uso de protocolos internacionais de geração de dados de GEE desenvolvidos pelo: – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática WRI – World Resources Institute WBCSD – World Business Council for Sustainable Development ISO

Atividades do Inventário de Emissões Definição do escopo; Elaboração do plano de trabalho contendo a metodologia, cronograma das etapas e fases a serem desenvolvidas; Proposição do modelo de coleta de dados; Sugestão de estrutura para o inventário de emissões; Avaliação e identificação de software de gestão de projetos; Avaliação do interesse na adequação às normas ambientais e de qualidade; Planejamento de divulgação e treinamento interno; Apresentação do relatório contendo os resultados do diagnóstico situacional das emissões; Avaliação para monitoramento das emissões; – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade

Sugestão de plano de redução de emissões; Sugestão para elaboração de procedimentos de boas práticas operacionais para redução das emissões de GEE; Identificação da necessidade de elaboração e implantação de plano para sensibilização e comunicação de atitudes pró-ativas em busca da melhoria contínua na redução das emissões; Identificação de oportunidades de negócios – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade Atividades do Inventário de Emissões

A Neutralização de Carbono e um balanço compensatório das emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa das empresas e cidadãos em suas atividades cotidianas, através de investimentos em projetos que reduzam os impactos ambientais do Efeito Estufa. Este conceito foi desenvolvido na Europa há mais de 10 anos e está sendo praticado no Brasil com maior atuação desde – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade Neutralização de Carbono

– Begreen Bioenergia e Sustentabilidade Etapas do Plano de Neutralização Inventário de Emissões Apuração das emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa Projetos de Crédito de Carbono Neutralização das Emissões Permite analisar oportunidades para projetos de Crédito de Carbono Balanço compensatório das emissões de gases de efeito estufa Validação Auditoria realizada por entidade independente utilizando práticas recomendadas por protocolos e normas ISO Plano de Neutralização Especificação da metodologia e quantificação do projeto Reflorestamento Crédito de Carbono Eficiência Energética Energia Limpa (Eólica e Solar)

– Begreen Bioenergia e Sustentabilidade Cases Companhias de aviação e transporte rodoviário desenvolveram o conceito Greenseat (Assento verde). O passageiro paga uma taxa adicional ao valor da passagem para neutralizar sua fração de emissão durante a viagem; A Secretária do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo determinou que todos os eventos realizados nos 32 parques municipais sejam neutralizados; Bancos tem neutralizado suas emissões e incentivado seus clientes e colaboradores através de campanhas e comercialização de produtos, como o EcoFinanciamento do Bradesco; Emissoras de televisão estão neutralizando suas emissões totais ou de alguns programas específicos gerenciados de forma independente; Redes de hotéis estão oferecendo hospedagens neutras em carbono; Ou seja, todos os segmentos produtivos, de serviços, comércio e outras atividades em geral podem ser neutralizados.

Muito Obrigado !!! – Begreen Bioenergia e Sustentabilidade Fábio Saldanha 55 (19) skipe: fabio.saldanha Rua Rubiácea, 340 | Piracicaba | SP | CEP | 55 (19)