Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exemplo I – Um carro com massa inicial M0 é feito por um tubo de área A com um comprimento horizontal L e uma altura h0. Na sua extremidade tem uma válvula.
Advertisements

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Química dos Biocombustíveis
Professor: José Queiroz
W Compressão do gás Expansão do gás
Termodinâmica Eng. Ambiente 1ºAno (Nocturno)
Introdução ao escoamento compressível
Propriedades das Substâncias Puras
Aula 05 Calor e Trabalho.
Entropia Capítulo 6 – Fundamentos de Termodinâmica para a Engenharia (Moran e Shapiro) Luciano F S Rossi LACIT/DAMEC/UTFPR.
Avaliando Propriedades Termodinâmicas
Avaliando Propriedades Termodinâmicas
Avaliando Propriedades Termodinâmicas
Energia e a Primeira Lei da Termodinâmica
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Conservação da Energia Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
TM Termodinâmica.
Capítulo 6 – Utilizando a entropia
Cap. 4 – Energia para volume de controle
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Exercícios de instalações de bombeamento
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
-Uma bomba retira água de um resevatório através de um tubo de aspiração de 150 mm de diâmetro. A extremidade do tubo de aspiração está 2 m abaixo da superfície.
03. Energia, Transferência de energia e análise geral da energia
Capítulo 10 :Misturas de gases Ar úmido
Variação de Entropia em Processos Reversíveis
A primeira lei da Termodinâmica para um Volume de Controle Inercial
Eficiência em Processos
3. Regime Transitório (ou transiente)
A Propriedade Termodinâmica Entalpia
RESUMO DE TERMODINÂMICA DA ATMOSFERA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
A Segunda Lei da termodinâmica em Volumes de Controle
1- O processo em regime permanente (cont.):
Exemplo 1 – Ciclo Rankine
Variação de Entropia do Sistema Durante um Processo Irreversível
Análise de Exergia (Disponibilidade)
Transferência de Energia - exercícios
Primeira Lei da Termodinâmica (Lei da Conservação da Energia)
1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na.
A Energia Interna, Entalpia e Calor Específico de Gases Perfeitos
Aula 11 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Aula 13 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Cap. 4 – Equações básicas na forma integral para volumes de controle
Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng.
Capítulo 20 Aula 1 Entropia e a segunda lei da termodinâmica
Entropia e 2º Lei da Termodinâmica.
Fenômenos de Transporte
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
TRABALHO E CALOR.
ENTROPIA.
SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
Propriedades Termodinâmicas
PRP28:TRANSFERÊNCIA DE CALOR E TERMODINÂMICA APLICADA
Exemplo 2 (Bocal). Vapor entra em um bocal operando em regime permanente com p1 = 40 bars, T1 = 400oC, e uma velocidade de 10 m/s. O vapor escoa através.
Ciclos de potência.
L - calor latente da substância
EXERCÍCIOS SELECIONADOS & RESOLVIDOS CAPÍTULO 5
Exemplo: tubulação 1, bifurcando-se em duas outras que transportam 4 e 5 m3/s, respectivamente. Qual a velocidade na tubulação 1?
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Equação de energia para fluidos ideais
Universidade Federal Rural
Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira
sólido líquido gasoso Fluidos
Como funciona um motor?.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Análise do Volume de Controle Conservação da Massa.
Termodinâmica Substância Pura
Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica
Transcrição da apresentação:

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) UTFPR – Termodinâmica 1 Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) Princípios de Termodinâmica para Engenharia Capítulo 4

Parte V Análise Transiente

Operação Transiente É a operação na qual as propriedades do estado variam com o tempo; Esta operação ocorre no acionamento ou desligamento de turbinas, compressores e motores; Também em reservatórios em enchimento ou em descarga; Nestes casos a hipótese de regime permanente não ocorre, pois as taxas de transferência de calor e de trabalho e vazões mássicas podem variar com o tempo.

Balanço de Massa quantidade de massa penetrando no volume de controle através das entradas e, desde o tempo 0 até t. quantidade de massa deixando no volume de controle através das saídas s, desde o tempo 0 até t

Balanço de Energia Caso os estados na entrada e na saída sejam constantes com o tempo, tem-se: Caso as propriedades intensivas no interior do VC sejam constantes com a posição:

Exemplos de Análise Transiente Um tanque com 0,85 m3 de volume, inicialmente contém água em uma mistura bifásica líquido-vapor a 260oC, com título de 0,7. O vapor é lentamente retirado através de uma válvula reguladora de pressão no topo do tanque à medida que a energia é transferida por meio de calor para manter a pressão constante no tanque. Esse processo continua até que o tanque esteja cheio de vapor saturado a 260oC. Determine a quantidade de calor transferida em kJ. Despreze todos os efeitos das energias cinética e potencial.

Exemplos de Análise Transiente Um grande reservatório contém vapor de água a uma pressão de 15 bars e temperatura de 320oC. Uma turbina encontra-se conectada a esse reservatório através de uma válvula e, em seqüência, encontra-se um tanque inicialmente evacuado com um volume de 0,6 m3. Quando uma potência de emergência é necessária a válvula se abre e o vapor de água preenche o tanque até que a pressão seja de 15 bars. A temperatura no tanque é então de 400oC. O processo de enchimento se dá de uma forma adiabática, e os efeitos das energias cinética e potencial são desprezíveis. Determine a quantidade de trabalho desenvolvida pela turbina, em kJ.

Exemplos de Análise Transiente Um compressor de ar preenche rapidamente, com ar extraído da atmosfera a 70oF e 1 atm, um tanque de 10 ft3 que inicialmente contém ar a 70oF e 1 atm. Durante o processo de enchimento a relação entre a pressão e o volume específico do ar no tanque é pv1.4 = constante. O modelo de gás idela se aplica para o ar, e os efeitos das energias cinética e potencial são desprezíveis. Esboce graficamente a pressão em atm e a temperatura em oF do ar no interior do tanque, ambos versus a razão m/m1, onde m1 é amassa inicial do tanque e m é a massa no tanque no instante t > 0. Esboce também, a potência de acionamento do compressor em Btu versus m/m1. Considere que a vazão m/m1 varia entre 1 e 3.

Exemplos de Análise Transiente

Exemplos de Análise Transiente Um tanque contendo 45 kg de água líquida inicialmente a 45oC, possui uma entrada e uma saída que apresentam um escoamento com a mesma vazão mássica. Água líquida é admitida no tanque a 45oC e a uma vazão mássica de 270 kg/s. Uma serpentina de resfriamento imersa na água remove energia a uma taxa de 7,6 kW. Um agitador mistura perfeitamente a água, de maneira que sua temperatura seja uniforme ao longo do tanque. A potência de acionamento do agitador é 0,6 kW. As pressões na entrada e na saída são iguais e os efeitos das energias cinética e potencial podem ser ignorados. Esboce em um gráfico a variação da temperatura da água ao longo do tempo.

Balanço de energia para volumes de controle Problema 4.37 (6ª edição Moran e Shapiro) Ar entra no difusor (1) de um motor a jato (operando em Regime permanente), a 18kPa, 216 K e a uma velocidade de 265 m/s, todos os dados correspondendo a um vôo de alta altitude. O ar escoa adiabaticamente através do difusor e atinge a temperatura de 250 K na saída do difusor. Utilizando o modelo de gás ideal para o ar, determine a velocidade do ar na saída do difusor (2), em m/s.

Exemplos de Análise Transiente Um tanque bem isolado contém 25 kg de Refrigerante 134a inicialmente a 300KPa com um título de 0,8 (80%). A pressão é mantida pela ação de nitrogênio gasoso contra uma membrana flexível, conforme mostrado na figura. A válvula entre o tanque e a linha de alimentação que carrega R134a está a 1,0 MPa e 120oC é aberta. O regulador de pressão permite que a pressão no tanque permaneça a 300 kPa à medida que a membrana se expande. A válvula entre a linha e o tanque é fechada no instante em que todo o R134a líquido se vaporizou. Determine a quantidade de refrigerante admitida no tanque, em kg.

Exemplos de Análise Transiente Um pequeno orifício se desenvolve nas paredes de um tanque rígido de volume 0,75 m3 e ar das vizinhanças a 1 bar e 25oC é admitido no tanque. Eventualmente a pressão no tanque atinge 1 bar. O processo é tão lento que a transferência de calor entre o tanque e as vizinhanças mantém a temperatura no interior do tanque constante a 25oC. Determine a transferência de calor em kJ, se inicialmente o tanque (a) estiver evacuado. (b) contiver ar a 0,7 bar, 25oC.

Referências MORAN, Michel J. & SHAPIRO, Howard N. Princípios de termodinâmica para engenharia. 4ª edição. LTC. 2002.