transposição do rio pinheiros

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Transcrição da apresentação:

transposição do rio pinheiros aup 0148 I projeto III transposição do rio pinheiros prof. milton braga / joão carlos andré hirata _#usp: 5914989 julia mota _#usp: 4061653 marcela johansson _#usp: 5915382 melissa kawahara _#usp: 5915416

projeto teórico A princípio o intuito desse projeto é propor uma transposição da Marginal Pinheiros mais segura e menos caótica para pedestres e ciclistas. Entendemos o Rio Pinheiros como elemento estruturador da cidade de São Paulo e, por isso, procuramos modificar seu caráter desarticulador imposto pelo obstáculo da transposição. Ao invés de configurar uma cisão, o Rio deveria conectar os dois lados da cidade e os diferentes meios de transporte, o que nos fez pensar na implantação de uma estação intermodal; essa idéia iria além do objetivo principal de estabelecer uma simples transposição agradável ao uso tanto de pedestres, quanto de bicicletas e carros, ligando não somente os dois lados do Rio, mas também conectando a Cidade Universitária à São Paulo. Para tanto fica clara a importância da interligação dos sistemas de transporte, como trem, ônibus, bicicletas e, posteriormente, metrô e transporte fluvial. Então propomos uma outra estação da CPTM na altura da Praça do Relógio, acompanhada de uma outra passarela para pedestres e bicicletas, acoplada à outro conjunto de equipamentos, como bicicletário e sanitários públicos. Na Praça, dentro da USP, seria implantado uma estação de metrô, com acesso livre, não só para estudantes da universidade. Tudo isso implicaria na modificação do papel da USP para São Paulo, que poderia vir a ser um centro cultural e esportivo para a cidade. O próprio papel do Rio dentro da cidade entra em questão: qual poderia ser sua função, além de um mero esgoto a céu aberto? É difícil imaginar o Rio Pinheiros sendo utilizado para transporte agora, porém não devemos deixar essa dificuldade impedir um planejamento para seu uso futuro. O leito do rio poderia ser aproveitado para a implantação de uma ciclovia, que seguiria pelo leito de seus afluentes. A área do projeto nos permitiu tentar uma integração com os projetos de habitação feitos pelos alunos do terceiro ano da FAU, por se tratar dos mesmos dilemas, como o papel da USP na cidade, os diferentes fluxos, a integração dos meios de transporte, o Rio Pinheiros e as marginais como desestruturadores da cidade.

localização do projeto

ponte cidade universitária

situação atual travessia de pedestres na alça da ponte, lado alto de pinheiros

escada para pedestres na alça da ponte, lado alto de pinheiros

ponte cidade universitária passarela cptm

marginal e raia, vista da ponte calçada de acesso à ponte, lado alto de pinheiros entrada usp

estudo dos fluxos fluxo urbano fluxo rodoviário fluxo ferroviário fluxo hidroviário

entorno parque villa-lobos rua arruda botelho praça panamericana av. pedroso de moraes praça do relógio rua alvarenga rua vital brasil / corifeu rod. raposo tavares

foto aérea

implantação proposta de passarela, calçadão e mudança de fluxo das alças da ponte cidade universitária

detalhamento semáforo samu bicicletarios terminal ponte orca estação cptm guarda civil municipal

(margem alto de pinheiros) cabeceira (margem alto de pinheiros) vista lateral escada de acesso terminal ponte orca

detalhamento habitações (projeto V)

junção passarela e cptm corte guarda civil municipal estação cptm estrutura parasita

junção passarela e cptm planta estação cptm guarda civil municipal bicicletário

modelo