Fundo Nacional de Cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
CONTEXTO PARA A CRIATIVIDADE: QUE POLÍTICAS?
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Apresentação do Projeto
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
Ministério da Cultura.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Plano Nacional de Cultura
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
O Centro De Culturas Populares e Identitárias (CCPI) foi criado em 04 de maio de 2011 para ser o braço da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia na execução,
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Gestão da Cultura em Navegantes
Ministério da Cultura.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Secretaria de Desenvolvimento
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Minas Gerais.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.

Ministério da Cultura.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Fórum de Secretários Executivos
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Ministério da Cultura.
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Conselho Comunitário.
Editais O Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis foi criado pela Lei n◦ 8.478, de 20 de dezembro de 2010 OBJETIVO Financiamento direto de projetos.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
PROJETO DE LEI 6722/ Procultura
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Plano Nacional de Cultura
Ministério da Cultura.
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA/RS Diretoria da Cidadania Cultural Coordenação da organização do Plano e colegiados no RS SISTEMA E PLANO ESTADUAL DE CULTURA.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Programa Mulheres na Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
( ). cultura CULTURA #ECONÔMICA #SIMBÓLICA #CIDADÃ.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
O CCDF E SUAS INSTÂNCIAS VINCULADAS. REESTRUTURAÇÃO A reestruturação do CCDF e suas instâncias vinculadas, de acordo com o Projeto da Lei Orgânica da.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Fundo Nacional de Cultura O novo Fundo Nacional de Cultura 1º Seminário Cultura da Moda Salvador(BA), 28 de setembro de 2010

FUNDO NACIONAL DE CULTURA - FNC PORTARIA Nº 58, DE 14 DE JUNHO DE 2010   Homologa o Regimento Interno da Comissão do Fundo Nacional da Cultura - CFNC, dispõe sobre as programações específicas do FNC e dá outras providências. 6

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC ESTRUTURA GESTORA Estabelecer normas de operacionalização, procedimentos e critérios de avaliação para a execução das programações específicas do FNC; Definir o seu plano de trabalho anual; Garantir a sua relação com as políticas setoriais vinculadas ao PNC; Acompanhar, monitorar a implementação das ações, garantindo a avaliação dos resultados setoriais e globais do FNC. 7

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC ESTRUTURA GESTORA ÓRGÃO COLEGIADO: Comissão Nacional do Fundo Nacional da Cultura - CFNC; ÓRGÃO EXECUTIVO: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura - SEFIC; ÓRGÃOS CONSULTIVOS: Comitês Técnicos Específicos de Incentivo à Cultura; ÓRGÃOS DE MONITORAMENTO: Secretaria de Políticas Culturais - SPC. 8

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC ESTRUTURA GESTORA Órgãos consultivos: Comitês Técnicos Específicos de Incentivo à Cultura I - Artes Visuais; II – Circo, Dança e Teatro; III - Música; IV - Acesso e Diversidade; V - Patrimônio e Memória; VI - Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa; VII - Ações Transversais e Equalização de Políticas Culturais; VIII - Incentivo à Inovação do Audiovisual. 9

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC ESTRUTURA GESTORA Órgãos consultivos: Comitês Técnicos Específicos de Incentivo à Cultura 1 representante do Ministério da Cultura, que o preside; 3 a 7 representantes das áreas específicas do Ministério da Cultura afins a cada uma das programações; 3 a 7 representantes da sociedade civil, oriundos preferencialmente do CNPC ou de outros órgãos colegiados do Ministério da Cultura; 3 especialistas ou criadores com notório saber na respectiva área. TOTAL: 10 a 18 integrantes 10 10

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC ESTRUTURA GESTORA Órgãos consultivos: Comitês Técnicos Específicos de Incentivo à Cultura Os Comitês Técnicos serão presididos por membro eleito entre os representantes do Ministério da Cultura, o qual terá voto somente de desempate. A representação deverá contemplar a pluralidade das linguagens e das áreas temáticas compreendidas pelo FNC. Os integrantes dos Comitês serão nomeados por ato do Ministro da Cultura 11 11

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC ESTRUTURA GESTORA Órgãos consultivos: Comitês Técnicos Específicos de Incentivo à Cultura ATRIBUIÇÕES: Orientar e avaliar, de forma consultiva, as demandas apresentadas ao MinC através de uma das programações específicas; Assessorar a CFNC, por demanda de seu Órgão Executivo; Subsidiar o Órgão de Monitoramento na elaboração de critérios técnicos para a utilização dos recursos do FNC, em consonância com o Plano Nacional da Cultura e observadas as diretrizes estabelecidas pela CFNC; Demandar estudos e pesquisas para elaborar diagnósticos necessários à elaboração do plano de trabalho anual da CFNC e à focalização de políticas setoriais. 12 12

AÇÕES TRANSVERSAIS E EQUALIZAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS Comitês Técnicos Específicos de Incentivo à Cultura  AÇÕES TRANSVERSAIS E EQUALIZAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS REPRESENTAÇÃO COLEGIADO / INSTITUIÇÃO NOME PROPOSTO 1 Ministério da Cultura Presidente – SPC José Luiz Herência 2 SEFIC Maria da Glória da Silva Rocha 3 SAI Silvana Lumachi Meireles 4 SCC Elaine da Silva Tozzi 5 SE Evaristo Nunes de Andrade Júnior 6 GM Frederico Hermann Barbosa Maia 7 SPC Afonso Henrique Martins Luz Sociedade Civil Moda – CNPC Maria Auxiliadora dos Santos Goya Lopes Artesanato – CNPC Renato da Silva Moura Design – CNPC Freddy Van Camp Comitê Gestor Internet Nelson Simões da Silva GIFE-CNPC Fernando Rossetti Ferreira SISTEMA S-CNPC Danilo dos Santos Mirtanda ANEC Michel Claude Julien Erlin Especialistas Dirigente Adélia Lúcia Borges Laymert Garcia dos Santos Luiz Gonzaga de Mello Belluzo 13

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC AÇÕES TRANSVERSAIS E EQUALIZAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS Temáticas: Design, Moda, Artesanato, Arquitetura e Cultura Digital Diretrizes: Garantir a transversalidade das Políticas Culturais Desenvolver a economia da cultura Aprimorar o funcionamento de instituições e equipamentos culturais Aprimorar a formação técnica dos agentes culturais Propiciar a inovação criativa em todos os meios e linguagens Fomentar o desenvolvimento do ambiente urbano e de suas atividades culturais Promover a transversalidade cultural das temáticas Fortalecer e desenvolver a cultura nas agendas internacionais 14 14

FUNDO NACIONAL DE CULTURA – FNC AÇÕES TRANSVERSAIS E EQUALIZAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS Programas: Prêmio Instituições Bolsas e Intercâmbios Culturas Urbanas e Cidades Criativas Alguns indicativos e encaminhamentos Incluir nos Editais programas de Feiras e Eventos de Design, Moda e Artesanato regionais, nacionais e internacionais / Espaço e Transporte, por meio de Associações e Confederações Criar programas para atendimentos de demandas não mapeadas (demandas espontâneas) para atendimento com recursos destinados em percentuais menores 15 15

Representação Regional Nordeste/MinC Endereço: Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife, Recife – PE Tel.: (81) 3194-1300    (81) 3194 1300       Chefe da Representação: Tarciana Portella E-mail: nordeste@cultura.gov.br Twitter: http://twitter.com/mincnordeste Blog: http://culturadigital.br/mincnordeste 16

O novo Fundo Nacional da Cultura 1º Seminário Cultura da Moda Salvador(BA), 28 de setembro de 2010 JORGE PIEIRO Chefe de Gabinete Secretária de Fomento e Incentivo à Cultura jorge.guimaraes@cultura.gov.br Fone: (61) 2024 2120