TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Sistema de Indicadores de Percepção Social
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Trabalho de campo à cargo de LAB Pesquisas, realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2007 com uma amostra de 216 entrevistas.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
TIPOS DE VARIÁVEL A observação das características do mercado se dá por meio da medição de certas variáveis. Existem alguns tipos delas, e a análise muda.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Projeto INAF - População Carcerária
Target Group Index.
PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS SOBRE A CORRUPÇÃO E OS MECANISMOS DE CONTROLE Fevereiro de 2011 Apoio:
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado e comportamento
Professora Francisca Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
PESQUISAS Pesquisa de Mídia Audiência de Rádio São José do Rio Preto / SP Abril de 2007 São José do Rio Preto / SP Abril de.
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
Marketing e Comunicação
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
Indicadores do Contrato de Gestão relacionados a RBMLQ- I
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Capital Social no RS: Diferenças Regionais Pedro Silveira Bandeira Setembro de 2012.
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Experimental de Laboratório
PESQUISA DE SURVEY CONCEPÇÕES POLÍTICAS DA JUSTIÇA Fevereiro de 2012 Apoio:
Assessoria Econômica da FEDERASUL PROPOSTA DE ESTUDO: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS.
Metodologia Objetivo Geral Levantar entre os brasileiros suas percepções sobre vacinação e doenças pneumocócicas Período de Campo De 17 a 22 de julho.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Erros nos resultados da PNAD 2013.
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
GRUPO: Fabíola Vieira, Aline Damasceno e Alex Santos
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Pesquisa de Orçamentos Familiares
A Imagem das Instituições Públicas Brasileiras Brasília/DF Setembro/2007.
Intervalo de Confiança para Proporção
Título da Apresentação Job XXX/XX mês/ano Para apresentações externas: INSERIR LOGO DO CLIENTE.
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
A base – Inteligência de mercado
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
Projeto de Pesquisa Jéssica Rezende – 2ºPPM.
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
A construção participativa do PESQUISA: Relação da população do Rio Grande do Norte com a leitura: Uma abordagem quantitativa Contratante Execução Apoio.
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
Dinâmica das Populações Biológicas
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Seminário Internacional sobre Políticas Públicas de Livros e Regulamentação de Preços MESA 3: PANORAMA DO MERCADO LIVREIRO NACIONAL Luís Antônio Torelli.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Prêmio2011 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
Prêmio2009 Relatório de Dados. Metodologia Pesquisa - Prêmio ABREME – 2009.
Prêmio2013 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

Retratos da Leitura no Brasil A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil tem sido, desde seu lançamento, em 2001, o principal estudo sobre o comportamento leitor no país. Sua primeira edição foi realizada em 2000/2001 com o objetivo básico de identificar a penetração da leitura de livros no país e o acesso a eles. Em 2007 realizou-se a 2ª edição, permitindo a comparação entre os resultados e o levantamento de novos dados. A descrição da pesquisa e de seus resultados pode ser obtida em: nexos/48.pdf nexos/48.pdf

Retratos da Leitura no Brasil Retratos da Leitura no Brasil foi lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2008, e reúne artigos de especialistas que se debruçaram sobre os resultados da pesquisa Retratos da Leitura II, divulgada pelo Instituto Pró-Livro no início do mesmo ano. A coordenação dos trabalhos é de Galeno Amorim, e entre os nomes presentes no livro estão o escritor Moacyr Scliar, o ex-diretor da Unesco Jorge Werthein, o coordenador do projeto Livro de Leitura do MinC Jéferson Assunção e o secretário executivo do PNLL José Castilho Marques Neto. O livro está disponível para download em formato digital:

Retratos da Leitura no Brasil A 1ª Edição A primeira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pela CBL, Snel e Abrelivros, com apoio da Bracelpa, foi realizada em 2000/2001 pelo Instituto A. Franceschini Análise de Mercado, de São Paulo. Seu objetivo básico era identificar a penetração da leitura de livros no país e o acesso a eles. Além disso, também buscava: a) Levantar o perfil do leitor de livros b) Coletar as preferências do leitor brasileiro c) Identificar as barreiras para o crescimento da leitura de livros d) Levantar o perfil do comprador de livros O universo estudado foi a população brasileira com pelo menos três anos de escolaridade e com 14 anos ou mais de idade. Em 2000, este universo representava 86 milhões de pessoas, ou 49% da população. Na ocasião, foram realizadas entrevistas em 44 municípios brasileiros em 19 das 27 unidades da federação.

Retratos da Leitura no Brasil A 2ª Edição O objetivo central desta edição foi diagnosticar e medir o comportamento leitor da população, especialmente com relação aos livros, e levantar junto aos entrevistados suas opiniões relacionadas à leitura. O estudo teve, ainda, os seguintes objetivos secundários: Conhecer a percepção da leitura no imaginário coletivo Definir o perfil do leitor e do não leitor de livros Identificar as preferências dos leitores Identificar e avaliar os canais e formas de acesso à leitura e as principais barreiras

Retratos da Leitura no Brasil Metodologia e amostra Pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário (com 60 questões) estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de 60 minutos), realizadas nos domicílios. A amostra definida representa todo o universo da população brasileira com 5 anos de idade ou mais. Assim, todo o território nacional foi coberto com entrevistas domiciliares em todas as Unidades da Federação (25% delas foram fiscalizadas). Foi definido, inicialmente, um número de entrevistas proporcional ao tamanho de cada unidade federativa, tendo como parâmetro uma unidade municipal/setorial de 14 entrevistas por ponto. O período de campo da pesquisa foi entre 29/11 a 14/12/2007. Intervalo de confiança de 95%.

Retratos da Leitura no Brasil