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Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage

2 Pesquisa de Mercado

3 Mecanismo para se conhecer o seu público alvo;Mecanismo para se conhecer o seu público alvo; Coleta, análise e interpretação sistemática de dados importantes sobre o cliente para o planejamento das ações de Marketing;Coleta, análise e interpretação sistemática de dados importantes sobre o cliente para o planejamento das ações de Marketing; Quem faz ? -Empresas especializadas; departamentos de grandes empresas; ou o próprio interessado.Quem faz ? -Empresas especializadas; departamentos de grandes empresas; ou o próprio interessado.

4 Objetivos da Pesquisa de Mercado Avaliar os produtos ou serviços;Avaliar os produtos ou serviços; Segmentar o mercado;Segmentar o mercado; Dimensionar o mercado;Dimensionar o mercado; Detectar novas tendências;Detectar novas tendências; Avaliar os concorrentes.Avaliar os concorrentes.

5 Tipos de pesquisa Quantitativa:Quantitativa: –Preocupa-se com a mensuração do mercado; –Tamanho do mercado; tamanho da faixa de cada concorrente; frequencia das compras, etc. QualitativaQualitativa –Mais no entendimento do mercado do que na sua medição; –Avalia percepções do consumidor; –Atitudes, etc.

6 Formatos de pesquisa Quantitativa:Quantitativa: –Realizada através de questionários a serem respondidos por pessoal com o perfil do mercado –Brindes, sorteios, etc. QualitativaQualitativa –Reune-se uma grupo de pessoas com perfil do mercado alvo para emitirem opinião sobre o produto ou serviço - discussão em grupo. –O pesquisador oferece brindes, jantar, etc.

7 Etapas de uma pequisa de mercado 1.Identificar com clareza o(s) objetivo(s) da pesquisa; 2.Listar as informações a serem pesquisadas; 3.Definir a precisão desejada ou necessária; 4.Definir o método de pesquisa; 5.Elaborar o question’ario ou entrevista; 6.Definir o orçamento e o cronograma; 7.Aplicar a pesquisa; 8.Tabular e analisar os dados.

8 Dados primários X dados secundários Dados primários:Dados primários: –levantados pelo próprio pesquisador; Dados secundários:Dados secundários: –fontes já levantadas, –IBGE, Institutos, estatísticas, internet, etc. http://www.nielsen-netratings.com/http://www.nielsen-netratings.com/ http://www.ibge.gov.brhttp://www.ibge.gov.br http://www.ibope.com.br...http://www.ibope.com.br... –Uso combinado de ambas as fontes.

9 Amostragem Tipificação da amostra deve representar o universo;Tipificação da amostra deve representar o universo; Tamanho da amostra influencia a precisão da pesquisa;Tamanho da amostra influencia a precisão da pesquisa; Custo e tamanho da amostra não são proporcionais à precisão.Custo e tamanho da amostra não são proporcionais à precisão.

10 Formas de pesquisa de campo Observação;Observação; Pesquisa por correio;Pesquisa por correio; Entrevistas por telefone;Entrevistas por telefone; Pesquisa por internet;Pesquisa por internet; Entrevistas face a face;Entrevistas face a face; Entrevistas em grupo, etc.Entrevistas em grupo, etc.

11 Tipos de questionários Estruturados: perguntas objetivas, opções de respostaEstruturados: perguntas objetivas, opções de resposta Semi estruturados: questões objetivas e abertas;Semi estruturados: questões objetivas e abertas; Não estruturados: questões abertas.Não estruturados: questões abertas.

12 Fatores importantes na elaboração do questionário Faça um teste piloto do questionário;Faça um teste piloto do questionário; Faça uma redação simples e objetiva;Faça uma redação simples e objetiva; Cuidado com o tamanho do questionário!Cuidado com o tamanho do questionário! Uso de incentivos;Uso de incentivos; Uso do anonimato;Uso do anonimato; A mensagem e motivação e de agradecimento;A mensagem e motivação e de agradecimento;

13 Pesquisas por telefone Estímulo;Estímulo; Agendamento;Agendamento; Custo;Custo; Tempo de entrevista;Tempo de entrevista; Dificuldade de usar material visual;Dificuldade de usar material visual; Principal vantagem: custoPrincipal vantagem: custo

14 Pesquisas por internet Elabore um questionário eletrônico;Elabore um questionário eletrônico; Envie email convidando a responder;Envie email convidando a responder; Motive o entrevistadoMotive o entrevistado Conheca:Conheca: –www.surveymonkeys.com www.surveymonkeys.com

15 Análise dos dados Tabulação dos dados;Tabulação dos dados; Cruzamentos;Cruzamentos; Analises e conclusões;Analises e conclusões; Relatório;Relatório; Indicações para a tomada de decisão.Indicações para a tomada de decisão.


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