UNIJUÍ:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. DEJ:Departamento Jurídico. DIREITO Ciência Política e Teoria do Estado. Prof:Dr:Dejalma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Direito Departamento de Direito Privado Lei , de 9 de fevereiro de 2005.
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL, JUDICIAL E FALÊNCIA.
FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS
Direito Empresarial I Aula 04
04 – Estática Patrimonial
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
A nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
MEMÓRIA DE AULA 02 - CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
6ECO002 Prof. Rogério 2a. AULA ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Efeitos da Sentença Sobre os Direitos dos Credores
Departamento Jurídico-Financeiro
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
Unidade 9 – Direito Falimentar
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
OS CRÉDITOS FISCAIS NA LEI /2005 E NA LEI COMPLEMENTAR 118/2005
UNIJUÍ – UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ – DEPARTAMENTO DE ESTUDOS JURÍDICOS Aluna: Estela Busnello Fischer Disciplina: Ciência.
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Direito Direito Falimentar Lei /2005 Comentário amplo Prof. Eliezer Leão Gonzales.
EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
PRIVILÉGIOS ou PREFERÊNCIAS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Provisões 3- PROVISÃO PARA IR
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
FALÊNCIA.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Direito Empresarial 9ª Aula
Recuperação extrajudicial
Obrigações do Empresário
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
Sabe-se que, a garantia dos credores é o
RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
U NIDADE 6 S UJEITOS NA F ALÊNCIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial IV ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a.
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
Prof. Wiverson de Oliveira
TEORIA DA CONTABILIDADE
Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |
RECUPERAÇAO JUDICIAL- Lei /05
DO PROCEDIMENTO PRÉ-FALIMENTAR
Contabilidade II Devedores duvidosos
Geraldo Fonseca de Barros Neto
Geraldo Fonseca de Barros Neto
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Análise das Demonstrações Contábeis
O Direito Falimentar Brasileiro
Análise das Demonstrações Contábeis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 5.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
CURSO DE CONTABILIDADE
FLUXO DE CAIXA.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

UNIJUÍ:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. DEJ:Departamento Jurídico. DIREITO Ciência Política e Teoria do Estado. Prof:Dr:Dejalma Cremonese. Nova Lei de Falências Jaqueline da Silva Duarte. IJUÍ, Setembro de 2008

LEI N°11.101,DE 09 DE FEVEREIRO DE NOVA LEI DE FALÊNCIAS.

Art. 1º Esta Lei disciplina a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, doravante referidos simplesmente como devedor. Art.2° Esta Lei não se aplica: I – Empresa pública e sociedade de economia mista;

II – Instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito,consórcio,entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora,sociedade de capitalização e outras entidades legalmente equiparadas ás anteriores. Art.3° É competente para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência o juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil.

Falência é a insolvência do devedor comerciante que tem seu patrimônio submetido a um processo execução coletiva.

A falência, destarte, pode ser analisada por dois aspectos: o estático e o dinâmico. Estaticamente: é a situação do devedor empresário que não consegue pagar pontualmente seu débito, líquido, certo e exigível (insolvência). Dinamicamente:é um processo de execução coletiva, instituído por força da lei em benefício dos credores.

Ao analisarmos a petição inicial de recuperação judicial, verificamos as demonstrações contábeis relativas aos 3(três) últimos exercícios sociais, confeccionadas com estrita observância da legislação societária aplicável e compostas obrigatoriamente de : a) balanço patrimonial; b)demonstração de resultados acumulados; c)demonstração de resultado desde o último exercício social; d)relatórios gerencial de fluxo de caixa e de sua projeção;

DA FALÊNCIA: ART 75, DA LEI N° A falência, ao promover o afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens,ativos e recursos produtivos, inclusive os intangíveis, da empresa. Falência é execução. Se nem toda execução é falência, toda falência é execução: execução coletiva universal, abrangente de todos os bens e de todos os credores.

A falência, ainda que a sociedade seja solidária ou em nome coletivo, não atinge os sócios, senão indiretamente. Isto quer dizer que não são os sócios considerados falidos, ainda que solidariamente responsáveis pelas obrigações sociais. A falência, ainda que a sociedade seja solidária ou em nome coletivo, não atinge os sócios, senão indiretamente. Isto quer dizer que não são os sócios considerados falidos, ainda que solidariamente responsáveis pelas obrigações sociais. A responsabilidade dos diretores ou administradores se apura, no mesmo juízo, pro processo ordinário.Pode haver, porém, seqüestro de bens dos sócios ou diretores.Trata-se, nesse caso, de mera medida assecuratória e cautelar. A responsabilidade dos diretores ou administradores se apura, no mesmo juízo, pro processo ordinário.Pode haver, porém, seqüestro de bens dos sócios ou diretores.Trata-se, nesse caso, de mera medida assecuratória e cautelar.

Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos.

Aqui estão alguns conceitos para organizar a vida financeira de sua empresa. Análise de uma empresa: O que é ativo? O que é passivo? O que é lucro líquido?

Devido a situação sócio-econômico financeira em que se encontra o mundo,há uma tendência de evolução da regra da responsabilidade do devedor.Busca-se com tal tendência a diminuição da coercibilidade do instituto da falência. O povo necessita de empregos para que com os salários possam satisfazer suas necessidades,o governo, por sua vez,necessita de tributos e também de empregos.Sem tributos a máquina administrativa não funciona, e sem empregos para o povo,o governo tem que investir ainda mais para evitar as privações daqueles.

Uma empresa fechada significa desemprego e não arrecadação de tributos, dentre outras péssimas conseqüências.Nesta, ordem vem a tendência da diminuição da coercibilidade,visando a recuperação da empresa conforme um processo pré estabelecido pela Lei.Esta é a tendência com o projeto da Nova Lei de Falência.

Na madrugada desta sexta-feira, presenciamos a quebra de um dos maiores Bancos americanos. Medida foi autorizada pelo conselho diretor. No domingo, banco já havia anunciado que pediria concordata. Na madrugada desta sexta-feira, presenciamos a quebra de um dos maiores Bancos americanos. Medida foi autorizada pelo conselho diretor. No domingo, banco já havia anunciado que pediria concordata.

O banco de investimentos americano Lehman Brothers recorreu nesta segunda- feira (15) ao capítulo 11 da lei de falências, que permite tentar uma reorganização interna, informou um porta- voz, que não deu mais detalhes sobre os procedimentos em curso. O Lehman Brothers anunciou na madrugada desta segunda-feira que iria se declarar em falência "para proteger seus ativos e maximizar seu valor". O banco de investimentos perdeu US$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre do atual exercício. O banco de investimentos americano Lehman Brothers recorreu nesta segunda- feira (15) ao capítulo 11 da lei de falências, que permite tentar uma reorganização interna, informou um porta- voz, que não deu mais detalhes sobre os procedimentos em curso. O Lehman Brothers anunciou na madrugada desta segunda-feira que iria se declarar em falência "para proteger seus ativos e maximizar seu valor". O banco de investimentos perdeu US$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre do atual exercício.

Quebra importante: Trata-se da quebra mais importante nos EUA desde 1990, quando o Drexler Burnham Lambert - especialista em "bônus lixo" - apresentou a mesma declaração. O Lehman Brothers, que operava há 158 anos, se transforma no terceiro banco de investimento que desaparece ou muda de mãos em seis meses nos EUA. Em março, o Bear Stearns obrigou a intervenção do Departamento do Tesouro. Neste domingo (14), o Bank of America comprou o Merrill Lynch. fonte:

Lehman Brothers......

É importante ressaltar, ainda, que o artifício só pode ser utilizado pelas empresas uma vez a cada oito anos, e só se refere a dívidas com credores quirografários, que são aquelas sem garantia de quitação. Ou seja: pendências tributárias, débitos com bancos ou com empregados devem ser pagas normalmente. Podemos concluir que a Lei de Falências veio num momento de recuperação das empresas em crise,apoiando a falência do empresário e da sociedade empresária.

Fontes: