CUIDANDO DA TERRA ÉTICA DO CUIDADO NO CONTEXTO DA CRIAÇÃO Prof. Dr. Fr

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema 2 Conhecimento de si mesmo e do outro & Diálogo Cesar & Marísia.
Advertisements

O QUE É ÉTICA?.
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comunidade Evangélica Shekinah do Morro Grande
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
ÉTICA Devo? Posso? Quero? Texto a partir das contribuições de Mario Sergio Cortella - Professor-Titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião.
65 milhões anos atrás extinção dos dinossauros
A aliança do começo O pacto de com Adão.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Ética Ambiental.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Fábio Mesquita Filosofia
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Filosofia
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ÉTICA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
HUMILDADE X ORGULHO.
Mensagem da CIPA aos colaboradores IOC.
Recorda que tudo que te incomoda nos outros
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
Atendimento ao Público !
Charges matemáticas.
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS
NÓS E A NATUREZA.
IGREJABATISTABRASILERIA
Meio Ambiente Cuidando da Criação
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Como fazer a leitura de obra de arte?
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
Tipos de Comunicação.
Reunião de Pais
Revolução da Alma Amália Correia
Para a Maestria De Viver
Utilize EPI`S E EPC`S.
Apresentações Orais Universidade Federal de Pernambuco
E o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O dia esta amanhecendo, como sempre, euuu faço parte deste mundo, maravilhoso!
ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
VER PRECEDE. AS PALAVRAS ? POR QUÊ ? Resgatar o silêncio.
VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE?
A FELICIDADE...
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Correção da Atividade diagnóstica
IDENTIDADE.
Éticas na Grécia Antiga
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
SEMANA DA FAMÍLIA.
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Há um sentido profundo na superficialidade das coisas. Uma ordem inalterável no caos aparente dos mundos. Vibra um trabalho silencioso e incessante.
Locke V O Conhecimento: “O seu valor e a sua extensão”
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
Laudato Sì. Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)
Transcrição da apresentação:

CUIDANDO DA TERRA ÉTICA DO CUIDADO NO CONTEXTO DA CRIAÇÃO Prof. Dr. Fr CUIDANDO DA TERRA ÉTICA DO CUIDADO NO CONTEXTO DA CRIAÇÃO Prof. Dr. Fr. Antônio Moser

Cuidando da Terra No título acima podemos destacar três palavras, intimamente ligadas à ecologia: “terra”, “criação” e “cuidado”. Para melhor nos apercebermos da profundidade e extensão das ameaças que pairam sobre nós, convém ouvir ao menos três tipos de grito: “os da terra”, “os do cosmos” e “os da identidade”.

Uma vez feito o diagnóstico e localizadas as causas dos males em questão, uma vez colocado o suporte teológico e ético para nos posicionarmos devidamente, poderemos sinalizar algumas virtudes indispensáveis para uma reconfiguração da humanidade. É nesse contexto que a palavra “cuidado” emerge como uma espécie de síntese daquilo que deve ser cultivado.

GRITOS DA TERRA E OUTROS GRITOS

Gritos que brotam da terra: muitas faces de um só drama Gritos que brotam do cosmos: qual o lugar dos seres humanos? Gritos da identidade face às ameaças do biopoder

LOCALIZANDO AS RAÍZES MAIS PROFUNDAS

Uma consciência dominadora Um modo de pensar e agir pragmáticos Incapacidade de mergulhar no sentido profundo da criação

EM BUSCA DE SOLUÇÕES

Muitas palavras para expressar novas posturas Cuidar é administrar tudo, mas com carinho e sabedoria Conjugando tecnologia e ética para criar um mundo de novas relações

CONCLUSÃO Um incomparável acervo de conhecimentos e um desdobramento tecnológico cada vez mais espantoso transmitem a sensação de que agora, finalmente, a humanidade vai se tornando senhora do tempo e do espaço.

E, no entanto, cada dia fica igualmente mais evidente que algo está dando errado.

É que, em vez de os seres humanos se perguntarem sempre pelo seu papel no universo, agem como se fossem senhores, quando não passam de simples criaturas como todas as demais.

Este não é um momento de desespero, mas uma espécie de sinal dos tempos: nem tudo está perdido, desde que os seres humanos descubram os desígnios do Criador e se predisponham a colaborar com Ele.