PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios Gerais do Direito Processual
Advertisements

TEORIA GERAL DO PROCESSO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA PROFESSOR DEJALMA CREMONESE.
Mandado de segurança Cabimento: de acordo com art. 5ª LXIX e LXX da CF e lei 12016/09 art. 1ª: “ O M.S. será concedido para proteger direitos líquidos.
PALESTRAS/ MINI CURSOS 20 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Princípios do Direito Processual Penal
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ROSA MARIA DA SILVA LEITE
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR LUCIA XAVIER SIMÕES
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
PRINCÍPIOS DO PROCESSO INSERIDOS NA CONSTITUIÇÃO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO ADMINISTRATIVO
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
Justiça Pública e Poder Judiciário
Princípios
DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
Processo Civil II Prof. Gilmar Vieira
PETIÇÃO INICIAL.
Formação,suspensão e extinção do processo
PONTO 7. PRINCÍPIOS PROCESSUAIS
UNIVERSIDADE TIRADENTES PROCESSO CIVIL I PONTO 1
Posição enciclopédica do direito processual
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
Prof. Eudes Vitor Bezerra
PROCESSO DO TRABALHO.
O juiz e os auxiliares da justiça
Ação de Prestação de Contas
DIREITO PROCESSUAL CIVIL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
27, 28 e Profº Carmênio Barroso (96)
Produção antecipada de provas
UNIDADE III – PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL
PONTO 1. PRINCÍPIOS PROCESSUAIS
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
DO JUIZ Unidade 2 Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Direito Processual Civil I
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
1. Ponto 4.1: Litisconsórcio
Prof. Eudes Vitor Bezerra
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
TEORIA GERAL DO PROCESSO – 2009 Profa. Ms. Meyre E. C. Santana.
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
REVELIA.
PROCESSO CIVIL I PONTO 2 FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA.
PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann.
TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Profa. Sandra Rezende Semestre
AULA 03 – PROCESSO CIVIL Capacidade Postulatória Encontra-se intimamente ligada à aptidão de realizar os atos do processo de maneira eficaz. (Art. 36 CPC)
SENTENÇA TRABALHISTA CARLOS FREDERICO FIORINO CARNEIRO
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA
TEORIA GERAL DO PROCESSO DO TRABALHO
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL

DEVIDO PROCESSO LEGAL Art. 5º LIV da Constituição Federal: “ Ninguém será provado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal” Normas do processo e do procedimento devem estar previstas em lei e em sintonia com os valores constitucionais; Direito de processar e ser processado de acordo com as regras pré-estabelcidas para tanto; Princípio geral e informador de todo o processo.

PRINCÍPIO DA INAFASTABILIDADE DA TUTELA JURISDICIONAL Art 5º, XXXV da Constituição Federal: “ A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito” Acesso à justiça = garantia de todos os jurisdiconados – sistema jurisdicional deve ser igualmente acessível a todos.

PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO Art., LV da Constituição Federal “ os litigantes em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.” Possibilidade do réu defender-se em um processo judicial ou administrativo; Citação, ciência de todos os atos do processo, manifestação no processo, manifestações sobre as decisões judiciais tomadas de ofício – prova de ofício. Princípio da ampla defesa Consequência do contraditório Bilateralidade da ação – exceção ( se opor à ação movida pelo autor) Defesas

Princípio do dispositivo ou da ação Art. 2º do CPC: “ nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais”. Cabe a parte interessada levar o seu conflito de interesse ao Judiciário; Ligado a inércia da jurisdição – o juiz não age de ofício.

PRINCÍPIO DO IMPULSO OFICIAL Art. 262 do CPC: “ o processo civil começa por iniciativa da parte e desenvolve-se por impulso oficial”. cabe ao juiz dar andamento no processo: o juiz promove ou determinada que se promovam os atos processuais de forma com que o processo siga sua marcha regular na solução da lide.

PRINCÍPIO DA ORALIDADE Prática de atos processuais realizados de forma oral – princípio vinculado as audiências. Objetivo: aproximar o juiz o quanto possível da instrução e das provas produzidas no processo. Tem origem em 03 outros princípios:

a) Princípio da identidade física d juiz: Art. 132 do CPC: “ o juiz, titular ou substituto, que concluir a audiência julgará a lide, salvo se estiver sido convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passará os autos ao seu sucessor” Nulidade sentença. b) Princípio da imediação (imediatidade) – Art. 446, II do CPC: “Compete ao juiz: (...) II- proceder direta e pessoalmente à colheita das provas”

c) Princípio da concentração dos atos processuais: a audiência de instrução é una e concentrada. Art. 455 do CPC: a audiência é uma e contínua. Não sendo possível concluir, num só dia, a instrução, o debate e o julgamento, o juiz marcará o seu prosseguimento para dia próximo”. Art. 446: “encerrado os debates ou oferecidos os memoriais, o juiz proferirá a sentença desde logo ou no prazo de 10 dias”

PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE Art. 93, IX da CF: “ todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos”; Exceção: Art 5, LV da CF: “ a lei só poderá Restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”. - Art. 444 do CPC: A audiência será pública, nos caos do 155 realizar-se-á de portas fechadas - Processos que tramitam em segredo de justiça – vara de família

PRINCÍPIO DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO Art. 5º LXXVIII – a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. EC 45/2004; Reflexo - Art. 93, XV da CF – prevê a obrigatoriedade de distribuição imediata dos processos em todos os graus de jurisdição.

PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE Utilizado em sede de recurso; Medidas de urgência – 273, §7º do CPC

PRINCÍPIO DA LEALDADE PROCESSUAL Relacionado ao comportamento das partes no processo; Processo deve ser eficaz, reto , útil Atividade fiscalizadora do juiz– art. 125 Uso ilegal processo art. 129 – processo simulado – lide simulada entre as partes Responsabilidade – art. 16 - responsabilidade por perdas e danos; art. 17- litigância de má-fé

PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE Princípio dos princípios; Princípios em conflito = balizamento dos valores jurídicos envolvidos no processo; Ex: proibição da prova ilícita x dignidade da pessoa humana; Ex: concessão de medida constritiva do patrimônio do devedor “inaudita altera pars” – princípio do contraditório x efetividade das decisões judiciais

EXERCÍCIO (OAB/SP - 2007) O princípio do dispositivo, também denominado de inércia da jurisdição, significa que: Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais; Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias a instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis e protelatórias; O juiz conhecerá de ofício, a qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, das questões de ordem pública.