Assembléia Geral 19 de novembro de 2010. Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Faculdade Estudos Sociais do
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Rodolfo João Ramos – HEMOSC GT AEQ Imuno-hematologia
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro
1.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
II Encontro Regional de Coordenadores de Mestrado Profissional Grupo de Trabalho das Ciências Sociais Aplicadas Coordenação: Profa. Graziela Dias Alperstedt.
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
DEPARTAMENTO DE IMAGEM DA SBPT Prof. Domenico Capone Chefe do Serviço de Diagnóstico por Imagem do HUPE/UERJ Prof. Adjunto de Pneumologia da UERJ Radiologista.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Critérios de Avaliação dos Mestrados Profissionais GT - Outras Grandes Áreas VI Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais Salvador - BA Universidade.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
I CONGRESSO DE ADMINISTRADORES DA COSTA DO DENDÊ
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Mestrado em Tecnologia Programa de Posgraduação em Tecnologia da UCPEL.
Familiar e Comunitária
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
INFORMES Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.
EVENTOS 2003 a 2007 Ano 2003 Copa Brasil & Sulamericano de Ginástica Aeróbica – Ginásio Tesourinho (10 a 12 de Outubro Porto Alegre) Ano 2004 II Copa Brasil.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Ministério da Educação
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Encontro Regional Norte
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Metodologia Científica
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
“Universidade e Escola”
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Mestrados Profissionais: Questões consideradas relevantes para consolidação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

Assembléia Geral 19 de novembro de 2010

Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso Nacional 5.Avaliação do VI ENMP; 6.Organização do VII ENMP;

Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso Nacional 5.Avaliação do VI ENMP; 6.Organização do VII ENMP;

Todo conceito que o homem não modifica com sua evolução torna-se um preconceito…. GONZÁLEZ PECOTCHE

O Mestrado Profissional no Brasil Portaria No. 80/CAPES, 1998: criou os MP; as IES e os centros de pesquisa aceitaram o desafio e promoveram os MP; Portaria Normativa MEC, ratifica que os MP são uma política pública de educaçao superior.

DESAFIOS Adesão do mundo do trabalho ao MP; Modelo de financiamento dos MP nas IES públicas; Fomento aos MP em algumas áreas estratégicas; Aperfeiçoamento da Avaliação adequada ao tipo de proposta e produção do MP; Avaliação ser realizada pelos pares com experiência em MP.

OPORTUNIDADES Apoio institucional do FOPROP; Atuação do FNMP além dos Encontros e Encontros com objetivos políticos; Diálogo com CAPES; Fontes de financiamento para a Educação Profissional; As demandas de desenvolvimento e sustentabilidade do Brasil da próxima década

Reunião do Diretório FOPROP - Sudeste Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE 11 de junho de Reunião do FOPROP – Sul; Canela– RS Agosto de 2010 Reunião com Presidente do FOPROP; Universidade Federal de Pernambuco– PE 19 de julho de 2010

I Encontro Regional de Coordenadores de Mestrados Profissionais Reunião do Diretório FNMP Universidade Federal de Pernambuco - Recife – PE 20 de agosto de 2010 Reunião do Diretório FOPROP – Nordeste; Salvador – BA Início de agosto de 2010

Reunião do Diretório FNMP com a CAPES; Brasília - DF 13 de setembro de 2010 FOPROP _ Sul e Diretório Nacional Foz de Iguaçú – PR 16 e 17 de setembro de 2010 Palestra na Universidade de Caxias do Sul - RS 14 de setembro de 2010

II Encontro Regional de Coordenadores de Mestrados Profissionais Reunião do Diretório FNMP IPT e IPEN - Campus da USP – São Paulo - SP 5 de outubro de 2010 III Encontro Regional de Coordenadores de Mestrados Profissionais FGV-RJ – Rio de Janeiro – RJ 28 de outubro de 2010 III Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais UFBA - Salvador – BA 17 a 19 de novembro de 2010

Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso Nacional 5.Avaliação do VI ENMP; 6.Organização do VII ENMP;

Francis Bacon Não é, com efeito, empresa fácil transmitir e explicar o que pretendemos, porque as coisas novas são sempre compreendidas por analogia com as antigas.

1) GT Tripartite FNMP – CAPES - FOPROP Parte FNMP: – idéias e sugestões dos GTs (em construção); – Participação de associações científicas; Parte FOPROP: Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa por GT: (Vahan Agopian – USP, Divina Cardoso – UFG, Robert Verhine – UFBA, Luiz Pontes – UNIFACS, Falta de Ciências Sociais Aplicadas) Parte FOPROP: – Ações junto aos CAs (eleição dos Coord Área, RECOPE 01/12/2010, …..)

2) Banco de Avaliadores MP Cada Coord. MP indicará para o Diretório Nacional do FNMP até dois nomes de docentes de seu MP que atenda o seguinte perfil: – Desejável CV acadêmico compatível com a Portaria da CAPES de indicação de coord CA; – Experiência com MP (ex coordenador etc…) – Comprometimento com a construção de um sistema de avaliação diferenciado para os MP.

Determine que algo pode e deve ser feito; então você achará o caminho para fazê-lo. Abraham Lincoln O Rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos Lao Tsé

Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso Nacional 5.Avaliação do VI ENMP; 6.Organização do VII ENMP;

Outras Frentes de Trabalho Importantes GT Financiamento das IES Públicas; GT Patentes e Certificações (Sistema de Indicadores); GT Qualis Técnico Pareceres e Resoluções do CNE: Produção Técnica, inserção social, turmas fora de sede etc. Outras iniciativas……

Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso Nacional 5.Avaliação do VI ENMP; 6.Organização do VII ENMP;

VI Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais O que deve ser mantido? O que deve ser aperfeiçoado? O que podemos inovar no próximo?

Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso Nacional 5.Avaliação do VI ENMP; 6.Organização do VII ENMP;

IV Encontro de Coordenadores de Mestrados Profissionais Universidade Católica de Brasília abril de 2011 Brasília– DF - abril de 2011 Presidente da Comissão Organizadora : Profa. Luiza Alonso - UCB

VII Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais Universidade Estadual de Santa Catarina outubro de 2011 Florianópolis – SC - outubro de 2011 Presidente da Comissão Organizadora : Profa. Graziela Alperstedt - UDESC

Imagem da palestra da Profa Ana Maria Guaraldo (UNICAMP) na UNESP – Botucatu – 02set 2010

Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las. Sêneca