CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Advertisements

Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Avaliação do Plano Plurianual
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Educação Escolar Indígena
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Minas Gerais.
Ministério da Cultura.
Fórum de Secretários Executivos
Rondônia. ESTE MATERIAL CONTÉM 1 - Breve Histórico do Programa Territórios da Cidadania 2 - Gestão do Programa 3 - O que é o Plano Territorial de.
Governo do Estado de Alagoas
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
Objetivos Específicos:
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Governo do Estado de Alagoas
1 1.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Goiás.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CÂMARAS TEMÁTICAS O QUE SÃO E A QUE SE DESTINAM? Canais de participação social, de caráter temporário e consultivo, que objetivam diagnosticar problemas.
Brasília, março de 2008 AGENDA SOCIAL. “Estamos lutando por um Brasil sem pobreza, sem privilégios, sem discriminações. Um país de oportunidades para.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Comissão de EJA de Alagoas
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ABRIL 2010.
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
Rio de Janeiro.
Alagoas.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
PNGATI e Segurança Alimentar Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Junho de 2015 Juan F. Negret Scalia CGETNO/FUNAI.
MAIO 2010.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008

PROPOSTA DE GESTÃO DO PROGRAMA

Composição : Secretários Executivos ou Secretários Nacionais dos Ministérios/Secretarias que compõem o Programa. Atribuição: Aprovar diretrizes, definição de novos territórios, avaliação geral do Programa, orientações gerais sobre orçamento, aprovar relatórios de gestão etc. COMITÊ GESTOR NACIONAL

ORGANIZAÇÃO DO COMITÊ GESTOR NACIONAL

Atribuições : grupos técnicos encarregados de subsidiar o Comitê Gestor de informações e viabilizar/garantir a execução das metas do Programa nos territórios. Composição: preponderantemente composto por Gerentes de Programas (operadores nacionais). GRUPOS EXECUTIVOS

Grupo Eixo 1: Atividades produtivas Coordenação : MDA/INCRA, MDS e MMA Composição : todos os ministérios/secretarias especiais envolvidos com o eixo/tema. Grupo Eixo 2: Cidadania e Acesso a direitos Coordenação : MS, MDA/INCRA, MEC e MDS. Composição : todos os ministérios/secretarias especiais envolvidos com o eixo/tema. COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS EXECUTIVOS

Grupo Eixo 3: Infra-estrutura Coordenação : MME, MS/FUNASA e MDA/INCRA. Composição: todos os ministérios/secretarias especiais envolvidos com o eixo/tema Grupo de Interlocução Atribuições: estabelecer relações institucionais e manter a interlocução com outros níves federativos de governo. Coordenação: SRI, CC e MDA. Composição: SGP, CC, SRI/SAF, MDS, MI, MMA e MDA. COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS EXECUTIVOS

Órgãos Federais Órgãos Estaduais Comitê de Articulação Estadual · Coordenação : MDA, Governo do Estado e outro Ministério com representação estadual Composição : aberto a todos os ministérios e representantes do respectivo governo estadual. Atribuições : caráter consultivo, propositivo e de integração das políticas nos estados. ARTICULAÇÃO ESTADUAL

Encaminhamentos: Aprovação da Minuta do Decreto Indicações dos Nomes para Composição do Comitê Gestor Indicações para Grupos Executivos

COLEGIADO AMPLIADO COLEGIADO TERRITORIA TERRITORIAL CÂMARAS REDES FÓRUNS MATRIZ DE AÇÕES AÇÕES APRESENTAÇÃO DA MATRIZ AUDIÊNCIAS MUNICIPAIS E TERRITORIAIS PROPOSTA DE PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS APROVAÇÃO DA PROPOSTA PLANO TERRITORIAL DE AÇOES INTEGRADAS ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO AVALIAÇÃO INSUMOS PARA NOVA MATRIZ COMITÊS GOVERNOFEDERAL GOVERNOESTADUAL GOVERNOMUNICIPAL CICLO DE GESTÃO TERRITORIAL

CRONOGRAMA DO CICLO DE GESTÃO

EVENTOS TERRITORIAIS Eixo 2 Apoio as Atividades Produtivas Documentação Assistência Social, Trabalho e Emprego Eixo 1 Eixo 3 Educação e Cultura Infra-Estrutura nos Assentamentos Energização Saúde, Saneamento e Abastecimento dÁgua Ações Fundiárias Financiamento ATER Org.Produtiva Agenda Temática Infra-Estrutura Cidadania e Acesso a Direitos Agenda Territorial Indígena Quilombola Mulheres Assentado Pescadores Outros Jovens Matriz Territorial Proposta do Plano T.A.I. Agenda Setorial

MATRIZ TERRITORIAL – DESCRIÇÃO DA AÇÃO

EVENTOS TERRITORIAIS PERGUNTAS NORTEADORAS PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DO PLANO TERRITORIAL DE AÇÕES INTEGRADAS QUALIFICAR ESSA AÇÃO? Considerar iniciativas que permitam adequar a localização dos equipamentos públicos; atender adequadamente as prioridades; ajustar público da ação; promover a continuidade do processo, melhorar a aplicação dos recursos; exercitar o controle social, promover a capacitação e formação, entre outros. INTEGRAR ESSA AÇÃO A OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA? Definir as estratégias e eleger ações com as quais deveria integrar- se, identificando condições de complementaridade e intersecção. AMPLIAR O ALCANCE DESSA AÇÃO? Considerar necessidade de ampliação ou desdobramento dessa ação com base nas informações, diagnóstico, estudos e planos existentes no território. QUAIS OS INDICATIVOS DO COLEGIADO TERRITORIAL PARA:

LANÇAMENTO NACIONAL (Dia 25/02/08)