Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil

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Transcrição da apresentação:

Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil

Algumas Datas Importantes 1829-1864 : Joaquim de Souza (Escola Militar do Rio de Janeiro) final do século 19: Escolas Politécnicas 1934 : Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP 1951 : Criação do CNPq 1952 : Criação do IMPA 1954 : Entrada do Brasil na IMU - União Matemática Internacional 1957 : Primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática 1967 : Lançamento da Escola Latino-Americana de Matemática 1969 : Fundação da Sociedade Brasileira de Matemática

Algumas Datas Importantes Anos 70 : Primeiro Programa Nacional de Pós-Graduação Expansão do sistema nacional de pesquisa 2002 : Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática 2002 : Instituto do Milênio IM-AGIMB/INCTMat 2005 : Brasil no grupo IV da União Matemática Internacional (com Coréia do Sul, Holanda, Espanha, India, Polônia, Suécia, Suíça) 2009/2010/2011 : Colóquios de Matemática das Regiões

Matemática no Brasil Cerca de 1 mil matemáticos ativos (estimativa) Cerca de 360 Bolsistas de Produtividade do CNPq 52 Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências na área de Matemática 19 Membros Titulares brasileiros da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento na área de Matemática Brasil pertence ao grupo IV da União Matemática Internacional 14 palestras proferidas por brasileiros no Congresso Internacional de Matemáticos, entre 1962 e 2010, sendo 2 plenárias

Áreas de Pesquisa Álgebra, Geometria Algébrica Equações Diferenciais Parciais, Análise Funcional Computação Gráfica Geometria Diferencial Matemática Discreta, Combinatórias Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica, Folheações Dinâmica dos Fluidos, Análise Numérica Física Matemática Otimização Teoria da Probabilidade Topologia, Teoria da Singularidade Estatística

Programas de Pós-Graduação Até 2007 : 45 programas credenciados pela CAPES, sendo 22 de Mestrado e 23 de Mestrado e Doutorado Em 2008 – 2009: foram credenciados UEM (D), UFG (D), UFPR (D), UFAL+UFBA (D), UFAM+UFPA (D), UFCG+UFPB (D), UNESP-PP (M), UFJF (M) , UFMA (M), UFPI (M) Norte: (D + 2M) Sul: 2(D+M)+3M Nordeste: 2(D+M)+3M+ 2(D+2M) Centro-Oeste: 2(D+M)

Classificação CAPES dos programas de pós-graduação

193

Mercado de Trabalho Mercado universitário muito aberto: enorme carência de candidatos qualificados. Programas de bolsas pós-doutorais: CAPES, CNPq, FAPs, outras agências. Programas de bolsas no pais e no exterior. Saídas profissionais para o setor não-acadêmico.

Principais Desafios Melhorar a distribuição no território nacional! Crescer! Melhorar a distribuição no território nacional! Contribuir para a melhora do ensino de Matemática em todos os níveis! Aumentar a capacidade de formação da pós-graduação (cerca de 100 doutores e 360 mestres/ano atualmente) Continuar diversificando as áreas científicas (teoria dos números, matemática discreta, várias áreas de aplicações, etc) Expandir a cooperação científica com os países vizinhos

Algumas atividades da SBM Publicação e distribuição de livros e revistas (Boletim da SBM, Ensaios de Matemática, Matemática Contemporânea, Matemática Universitária, Revista do Professor de Matemática) Reestruturação e revitalização da Editora da SBM Bienal da SBM (João Pessoa-PB, outubro 2010) Colóquios de Matemática das Regiões (Campo Grande-MS, outubro 2009; Santa Maria-RS, abril 2010; Belém-PA, setembro 2010; Aracaju-SE, janeiro 2011; São João del Rey-MG, abril 2011) Revitalização das secretarias regionais e representantes

Algumas atividades da SBM Atuação política junto da CAPES e do CNPq Participação na Reunião da SBPC e na 4a CNCTI Projeto Klein em Língua Portuguesa Iniciativas relativas ao ensino da Matemática Mestrado Profissional para Professores do Ensino Básico Reestruturação administrativa e informática Loja Virtual (online no site da SBM) Campanha de novos associados (formulário online) Associe-se à SBM! (www.sbm.org.br)