1 Detecção da Bola em Vídeos de Futebol Apresentação Final Computação Gráfica - 2007/1 Luiz Felipe S. L. Guimarães.

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1 Detecção da Bola em Vídeos de Futebol Apresentação Final Computação Gráfica /1 Luiz Felipe S. L. Guimarães

2 Introdução O objetivo deste trabalho é o reconhecimento da bola em vídeos de futebol. O objetivo é interessante pois provê uma série de aplicações que podem ser criadas para um mercado que lida muito dinheiro. Ex: análise tática, performance, posse de bola, detecção de eventos do jogo (bola fora, gol), reprodução do jogo em formato geométrico e em tempo real (sites).

3 Contextualização O trabalho se encaixa na categoria de reconhecimento de imagens e padrões. Existem alguns trabalhos publicados, mas nada de concreto foi disponibilizado publicamente, apenas imagens do resultado obtido.

4 Modelo/Metodologia A implementação dos algoritmos foi iniciada, mas não houve tempo hábil para concluí-la, devido a dificuldades (inúmeras) de implementação, bastante complexa.

5 Modelo/Metodologia 1.O campo é extraído do espaço de cores 2.Objetos em formatos e cores diferentes da esperada são descartados. 3.A bola é procurada entre os objetos restantes, de acordo com cor e formato. 4.Uma vez encontrada, é utilizado o algoritmo de Condensation para procurá-la nos frames seguintes baseado na amostragem capturada. 5.O Filtro de Kalman é utilizado para prever a provável localização da bola, restringindo o região de procura no frame subsequente. 6.Caso a bola não seja encontrada na região esperada, o processo recomeça.

6 Modelo/Metodologia Atualiza Filtro de Kalman Define a bola / Condensation Estima posição da bola Extende trajetória sim Posição correta? Inicializa Filtro de Kalman não

7 Resultados Os resultados previstos dessa técnica engloba os resultados obtidos por alguns trabalhos anteriores. Porém, como utiliza técnicas de vários deles juntas, há uma maior precisão e menor consumo de recursos. Problemas como oclusão, deformação da bola, ambiguidade são tratados mais facilmente.

8 Resultados

9

10 Conclusões A idéia é bastante interessante mas devido ao curto espaço de tempo para compreender os algoritmos e implementar toda a solução, não houve tempo suficiente para prover resultados concretos.

11 Trabalhos Futuros Continuar implementação de modo a obter os resultados esperados. Aumentar progressivamente o escopo dos objetos identificados, possibilitando um número maior de aplicações possíveis.