Aspectos Internacionais do Seguro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURO DE RISCOS DE ENGENHARIA
Advertisements

Organização e Técnicas Comerciais
Iniciativas para a Regulação dos Microsseguros no Brasil Fórum sobre microsseguros São Paulo_ _
Miguel Fonseca de Almeida
Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio internacional
Comércio Internacional
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
TÉCNICAS ATUARIAIS DOS SEGUROS
TÉCNICAS ATUARIAIS DOS SEGUROS
TÉCNICAS ATUARIAIS DE SEGUROS
Um novo Cenário Econômico - Resseguro Aberto Francisco Galiza, Consultor Fevereiro/2007 Seminário Resseguro.
Resseguro Facultativo
Seminário de Resseguro para Riscos de Saúde
Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
FÓRUM TÉCNICO RISCOS PATRIMONIAIS E RESSEGUROS
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
Desde 1967 Seguro Habitacional.
Desde 1967 ACESEL/x.
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Planificação de uma Viagem de negócios
“Miguel Roberto Soares Silva”
RESSEGURO: BREVE INTRODUÇÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Eduardo Henrique Altieri
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Miguel Fonseca de Almeida
Conab - Companhia Nacional de Empresa Pública vinculada ao
CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SAÚDE E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Agência Nacional de Saúde Suplementar
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Tokio Marine Simples Empresa Produtos de Seguros de Pessoas (versão out/2011)
Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008.
CIÊNCIAS ATUARIAIS.
14 de agosto de 2014 SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS Subcomissão de Riscos Tema para Discussão 2: Políticas DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS.
Conceitos Básicos de Seguros
Carta Verde HDI Abril 2013.
Conceito Desenvolvido sob medida para oferecer proteção ao Motociclista que tem seu bem como meio de transporte. É um produto específico para motocicletas.
Grupo: A Recondução à Legalidade do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – RCTR-C E Irregularidades do Seguro.
Miguel Roberto Soares Silva "O Seguro Incêndio no Brasil" Parte II Funcionamento do Mercado Segurador Brasileiro.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Seguro Garantia. O que é seguro? “Contrato aleatório, pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo.
Capítulo 14 O Setor Público
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
5ª MOSTRA STATÍSTICA ATUÁRIA.
O Mercado de Resseguros no Brasil
Maria Angélica M. Lima UNIME-Itabuna Agosto/2009
SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Sistema de Regulação de Sinistro de Danos
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
V Semana de Atuária da UFRJ
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
CLIENT LOGO Regulação de Sinistros Daniel Cappello, Líder para Sinistros na Marsh Brasil e Armando Char, Consultor Senior em Sinistros 27 de Outubro de.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
0 Programas Mundiais, Regionais e Multilatinas (Visão dos segurados e corretores) São Paulo, 28 de outubro de 2015.
Seguro de Crédito Stuart Barrowcliff, VP, Political Risk & Trade Credit Insurance XL Catlin Insurance ABGR 2015, São Paulo, Brazil © 2015, XL Catlin companies.
Aula 5 – Aspectos técnicos do Seguro
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Grandes riscos: Critérios de Seleção e Aceitação, O que Fazer? RESSEGURO: O PAPEL DO RESSEGURO PARA TORNAR A SUBSCRIÇÃO DE GRANDES RISCOS SEGURA PARA SEGURADOS,
1  1  UM DOS MAIORES GRUPOS SEGURADORES DO MUNDO.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Resseguro Seguro Moderno – Seguro a prêmio fixo Seguro – Bases Técnicas O Risco do Segurador - Desvios e Desequilíbrios Contrato de resseguro – Definição.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão de Riscos Patrimoniais – Grandes Riscos São Paulo
Transcrição da apresentação:

Aspectos Internacionais do Seguro Juliana Sá

Minha Formação Atuária 2000 Mestre estatística 2002 Doutorando Eng. Produção 2002-2005 (ANP) IRB 2004.

IRB Único Ressegurador do Brasil Regula o Resseguro Tem sofrido muitas alterações Circular PRESI 11/06: permite busca de cotação. Colocação dispersa nas carteiras GERIP, GERIT, GEREN Petróleo: GERIT, GERIE; GEREN www.irb-brasilre.com.br

Meu trabalho Estou na Gerência de Energia Subscrevo de Riscos de Petróleo Busco resseguro no exterior facultativamente: Negocio Cotação Fecho a Colocação Registro os negócios fechados Defino as condições para a Seguradora Às vezes acompanho os pagamentos dos prêmios Às vezes acompanho os sinistros

Riscos de Petróleo Quase todos os riscos têm colocação no exterior Segurados: Companhia de Petróleo, Operadores, Empreiteiros e Subcontratados Coberturas: Riscos do Construtor Riscos do Operador RC Marítimo (Offshore) Riscos de Propriedade está no Ramo de Propriedade Embarcações de Apoio estão no Ramo de Cascos Marítimos Transporte de petróleo e gás estão no Ramo de Transportes Escopo de Risco de Petróleo? Risco com quem sabe analisar

Resseguro Internacional Proteção da Solvência, Pulverização dos Riscos, Estabilização de Resultados, ampliação de capacidade de subscrição. Cessão de negócios ao exterior. Aceitação de negócios do exterior.

Aceitação: seleciona riscos; contabiliza e processa prêmio e sinistro; paga e recebe do exterior; analisa e assina documentação; estuda alterações; acompanha resultados; estuda renovação Cessão: elabora oferta; negocia condições e taxas; prepara contas e processa sinistros; paga e recupera do exterior; redige contratos; prepara dados contábeis e estatísticos para renovação; controla securities.

O Mercado Cedente x (Ressegurador ou Retrocessionário) Inspetores e Reguladores Corretores (Brokers) Agências de Subscrição Agências Classificadoras Consórcios (Pools) Cativas (Captives) Mercado Americano Mercado Londrino e Lloyd’s

Brokers: Firmas que se encarregam de buscar cobertura para o risco nos mercados no mundo que oferecem capacidade. Agências de Subscrição: Firma em nome do ressegurador procuram segurados que precisem de cobertura para riscos dentro da política de subscrição do ressegurador.

Agências Classificadoras: Estabelecem Rankings das Securities Pool: Grupo de Companhias que se forma para operar riscos específicos. Possibilita subscrição de riscos difíceis, com menor custo administrativo. Captive: Reseguradora cativa de uma companhia. Possibilita acesso direto aos mercados resseguradores.

Mercado Americano, Londrino e Lloyd’s Mercado Americano: O maior do mundo. Mais voltado para riscos americanos. Mercado Londrino: O mais antigo. Aceita risco que o americano não aceita. Lloyd’s: Sindicato de Resseguradores em Londres. Tem um prédio com stands dos resseguradores membros para facilitar negócios e estabelece e implementa políticas para dar credibilidade ao mercado.

Negociação com o Exterior Facultativos x Contratos Informações Cotação: definição de taxas e condições Ordem Firme Colocação: obtenção de capacidade, integralização do risco.

Colocação Líder (Flag) Seguidores (Followers) Resumo (Slip) Distribuição de Responsabilidades e Prêmios Pagamento do Prêmio Nota de Cobertura (Cover Note)

Resseguro Facultativo Riscos oferecidos individualmente Razões possíveis: IS ultrapassa capacidade dos contratos; constitui uma exclusão do contrato; não comprometer resultado do contrato; absorver parte maior num risco bom. Vantagens: Melhor avaliação do risco; Possibilidade de termos mais vantajosos; Melhoria da composição da carteira Desvantagens: Custo administrativo e demora.

Contrato Aceitação automática de risco pelo ressegurador Tipos: Proporcional: Cota-Parte, Excedente de Responsabilidade Não Proporcional: Excesso de Danos por Risco, Excesso de Danos por Catástrofe, Stop-Loss

Exemplos Pacotão Petrobras Riscos de Operação de Plataforma Construção ou Conversão de Plataforma Facility Builder Risks

Negócio entre Países Diferentes Inspetores e Reguladores neutros Leis e Jurisdição Traduções Oscilação Cambial Inflação Restrições à livre remessa de prêmio Tributação

Custos Prêmio Aspecto de investimento do Resseguro Comissão de Resseguro Comissão do Broker Fee do Broker IR IOF x Exigência da apólice ser emitida no Brasil

Oscilação de Preço Ciclos de Resseguros: movimentos gerais e por ramo Catástrofes naturais Grandes perdas Oferta de Capacidade