X Semana de Gerontologia: Retrospectiva e Desafios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Advertisements

I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
O Professor de Educação Física e os
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Secretário Nacional de Juventude
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
MISSÃO: formar professores de educação física
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Habilidades em Comunicação V
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Narrativas de histórias de vida
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Reconhecimento do curso de Psicologia
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Especialização em Docência do Ensino Superior
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
10ª Reunião Plenária da CNPD
A importância do Programa Vida Ativa
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Envelhecimento Tarsila Cunha.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
Transcrição da apresentação:

X Semana de Gerontologia: Retrospectiva e Desafios Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia Coordenação: Prof.ª Drª Elisabeth F. Mercadante Prof.ª Drª Ruth G. da C. Lopes São Paulo/2007

Origens 11 anos antes da implantação do Programa, a velhice e o processo de envelhecimento já eram objeto de investigação de docentes e discentes de diferentes graduações e cursos de pós-graduação. Produção de trabalhos na área: dissertações, teses, TCC, IC, encontros científicos.

“O Idoso e seu Sistema de Apoio” (UNU) 1986 1988 1992 UNU Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento 1988 Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia 1997 2000 Implantação CAPES

Concepções do Programa Processo de envelhecimento e velhice como fenômenos que articulam: - indivíduo, sociedade e cultura; - diversas dimensões do Ser Programa alicerçado no tripé: FAMÍLIA – COMUNIDADE – ESTADO Interlocução multi e interdisciplinar: articulação de saberes das ciências humanas, sociais e biológicas.

Direções Desenvolvimento de formas renovadas da prática científica; Desconstrução de noções estereotipadas; Mútua determinação: teoria – prática.

NEPE Grupos de Pesquisa Disciplinas Permanentes Seminários de Temas Emergentes Atividades Programadas NEPE Grupos de Pesquisa

Tendências da pesquisa gerontológica – PUCSP Velhice, saúde e políticas públicas Cuidadores e assistência domiciliar Modos de morar: asilos, repúblicas, casas, hotéis Família e relações intergeracionais Terceira idade, educação, aprendizagem Envelhecimento e Aids Velhice e percepção do envelhecimento Aposentadoria Envelhecimento, visão multidisciplinar, relações disciplinares Mídia, velhice, política Hospitalização do idoso Nutrição e velhice Sexualidade e velhice Identidade feminina, menopausa Envelhecimento ativo/saudável e grupos de convivência Resiliência e desenvolvimento pessoal Cidadania, voluntariado, participação política Sociabilidade, esporte, idoso Memória, corpo, estética e velhice Música e envelhecimento Cidade, acessibilidade, quedas Histórias de vida, reminiscências Demências e velhice Arteterapia e envelhecimento Temporalidade, velhice e morte Velhice, trabalho e lazer

Revista Kairós Indexada no Index Psi Periódicos, LILACS (Literatura LatinoÁmericana do Caribe em Ciências da Saúde/BIREME) e na base de dados em Ciências Sociais e Humanidades CLASE (UNAM-México). A Local ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA EDUCAÇÃO FILOSOFIA/TEOLOGIA: SUBCOMISSÃO TEOLOGIA B MULTIDISCIPLINAR Nacional SAÚDE COLETIVA SERVIÇO SOCIAL C MEDICINA II PSICOLOGIA

Coleção Gerontologia

Desafios Atuais Ampliar o reconhecimento da Gerontologia como área específica do conhecimento. Apontar os estigmas presentes no interior das IESs. Fomentar debates interdisciplinares. Estimular pesquisas e elaboração de programas de atenção à população idosa com a Sociedade Civil e o Estado. Concretizar parcerias com programas de pós em Gerontologia nacionais e internacionais.