As conseqüências do avanço da cana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

A AGRICULTURA BRASILEIRA
A América do Sul na relação de oferta/demanda e formação de preço Jun/2011.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Um crescimento de 135% em 10 anos, segundo estimativa de instituições internacionais. Para atender à demanda, os quatro milhões de hectares de cana-de-
A Evolução Do Setor Agrícola
Pecuária.
Regiões do Brasil.
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba)
Produção de Fumo no Sul do Brasil
A NOVA FRONTEIRA DO LEITE NO BRASIL
Desenvolvimento de métodos
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Adaptação ou Mitigação?
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
O impacto da produção e comercialização do etanol na economia mineira Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Luciano Badini Coordenador do.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
Seminário ''Flutuações dos Preços nos Mercados dos Cereais - Razões e Consequências‘’ Apresentação da ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais,
Texto: Maria Luisa Mendonça Fotos: João Ripper
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Os principais Produtos
Agricultura.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Seminário Comércio Internacional
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Destruição de fontes de alimentos selvagens
Desafios para o Desenvolvimento Sustentável
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
Agência Goianésia (GO)
REGIÃO CENTRO OESTE.
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Comissão Nacional e Cana-de-Açúcar Rogério Avellar – Assessor Técnico Potencial de investimentos da cadeia.
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
BIOMAS BRASILEIROS.
Conseqüências do Uso dos Biocombustíveis como Nova Opção Energética
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
UMA VIAGEM PELO BRASIL REGIONAL LINDOMAR CLAÚDIA PAULO.
Potencial de investimentos na
BRASIL Extensão territorial Km²;
Foto: Rildo Silveira Consumo de Carne e Proteção do Meio-Ambiente Adaptado de Natürlich Vegetarisch e EarthSave Magazine (Primavera 2000) Fonte: TAPS.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
O meio rural brasileiro
Atividades agrícolas.
COMPLEXOS REGIONAIS.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Balanço Mundial - Produção, consumo mundial, exportações e importações (Milhões de toneladas). Ano II Dezembro de 2009 Relação Produção x Consumo Mundial.
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
2º ENCONTRO ESTADUAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO Realização: Secretária da Agricultura do Paraná Resultados da Safrinha de Milho 2003/04 no Brasil Apresentação:
Ano III Abril 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
O Setor Sucro-alcooleiro
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
Campo Grande – MS 15 de Abril de 2011
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

As conseqüências do avanço da cana Dom Luiz Cappio, Bispo da Diocese Barra, Brasil „Energie – Macht – Hunger“ – Misereor Fachtagung 14. Mai 2009

Mercado do etanol no Brasil Produção da cana versus segurança alimentar Produção da cana ao custo das florestas Produção da cana ao custo dos trabalhadores Produção da cana ao custo da água

Expansão da cana – Boom do Etanol O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar – cerca de 30% do total colhido em todo o mundo A área ocupada com a cultura da cana para a safra 2007/2008 é de 7 milhões de hectares (isso representa 40% da área de agricultura na Alemanha). A área ocupado por cana é 23% superior à da safra anterior. O Ministério da Agricultura estima que a área plantada alcance 13 milhões de hectares em 2015.

Etanol – principais países produtores em 2007 ..e a tendência é crescer mais Em abril de 2008, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que, pela primeira vez em mais de 20 anos, o consumo de álcool combustível foi superior ao da gasolina no Brasil, fechando o primeiro bimestre de 2008 com crescimento de 56%, em relação a igual período de 2007, enquanto o consumo de gasolina cresceu apenas 2,9%. A produção mundial de cana-de-açúcar tem sido fortemente estimulada pelas perspectivas de crescente utilização do etanol em diversos países. A União Européia, por exemplo, estabeleceu que, até 2020, todos os combustíveis deverão ser compostos por 10% de matéria-prima renovável. Em 2007, Estados Unidos e Brasil responderam por 88% de todo o etanol produzido no mundo. (ainda com a vantagem que o etanol produzido no Brasil, em base da cana é mais barato que o do milho (EUA).

Usina de etanol

Produção da cana ao custo das florestas Argumento expansão da cana só em áreas de pastagens degradadas não se confirma : Ao menos 27% da expansão da área de cana no ano safra 2007/08 ocorreu em regiões antes ocupados por grãos destinados a alimentação. (CONAB) O próprio governo federal reconhece que o avanço da monocultura implica desmatamento da vegetação nativa e substituição de determinadas culturas de grãos pela cana. Efeito de deslocamento da produção de soja e gado bovino do Sudeste e Centro-Oeste para a Amazonia Dificuldade do zoneamento ecolog.-econom. ZEE, muito falado, nunca publicado. Dificuldade> “Com exceção de alguns estudos da Embrapa Monitoramento por Satélite, são poucos os trabalhos de pesquisa que tenham realizado de forma circunstanciada e abrangente a avaliação do impacto ambiental (AIA) da localização atual do cultivo da cana-de-açúcar. Desconhece-se a existência no Brasil de outros trabalhos de avaliação do impacto ambiental da evolução espaçotemporal do uso das terras em regiões canavieiras, cobrindo – por exemplo – a evolução dos últimos 30 anos.

Nos Estados com Cerrado área de cana aumentou mais: Minas Gerais aumentou 24,2%, Goiás aumentou 39,9%.

Expansão da cana x soberania alimentar A produção dos três alimentos básicos no país - arroz, feijão e mandioca - não cresce desde os anos 90 O feijão é a base alimentar do nosso povo, mas caiu o consumo e aumentou o preço Tablea Gogo, ainda fazer gráfico Poucos dados sobre expansao da cana diante da velocidade do processo da expansao!!

Expulsão da agricultura familiar

Valorização das terras A valorização das terras no Brasil nas principais áreas de expansão da cana-de-açúcar, já está ocasionando o deslocamento da agricultura familiar. Em 2007 o preço médio das terras subiu 17,83%. Em São Paulo aumentou 400%. Como consequência o aumento dos conflitos de terra (Estrangeiros adquiriram 203 mil hectares em 7 meses O Estado de S. Paulo, 26-09-2008 )

As comunidades fundo de pasto Ex. conflito de Casa Nova Desrespeito das comunidades nos grandes projetos de irrigação para agrocomb. Não existe Estado nestas regiões afastados, nem a justiça nem a polícia local atua ..como pode se esperar que procedimentos complexos de certificação irão funcionar..??

Trabalho escravo Um cortador de cana tem que cortar 12 a 14 t/dia A “vida útil” de um trabalhador no corte da cana é de 12 anos. Menos que os escravos (16 anos)

Alojamento de cortadores de cana em Juazeiro, Bahia Só na região de SP, registro feito pela Pastoral dos Migrantes, nos últimos anos morrera 29 cortadores de cana por exaustão. A super exploração da mão de obra indígena. No Mato Grosso do Sul mais de 11 mil índios trabalham no corte da cana. Sem carteira assina e vivendo em condições subumanas e super explorados. Destruição do meio ambiente – pela devastação do cerrado, da caatinga, da mata atlântica e da amazônia. Contaminação das água dos rios e do lençol freático pelos agrotóxicos. Mas com isso no caso da pecuária ouve um deslocamento para a fronteira agrícola da Amazônia. Zoneamento: sempre adiado ... estudos para definir quais são as áreas apropriadas para as culturas, nunca terminam... Dos 5.244 trabalhadores libertados em 2008, 49% trabalhavam no corte da cana

A cana é uma das culturas que mais precisa de água. Projetos de irrigação roubam água de consumo da população para produção de cana Um pivô central consome um litro de água por segundo por hectare irrigado. Cada pivô (100 ha) consome o mesmo que uma cidade de 30 mil habitantes A cana é uma das culturas que mais precisa de água.

Novos projetos de plantio de cana irrigada no semiárido para plantio de cana Com água do Rio SF ou afluentes 510.000 ha de cana irrigada segundo planos do governoCom água do Rio SF ou afluentes 510.000 ha A Celltrion é a empresa coreana que, em parceria com o governo da Bahia, vai adquirir uma área de aproximadamente 40 mil ha (quatro fazendas à margem do Rio Grande), no município de Barra (BA), para plantio de cana e produção de etanol. O investimento é de R$ 500 milhões. A previsão é de que a unidade agroindustrial produza 1,3 milhões de litros de etanol por ano e 50 MW/h de energia elétrica. A perspectiva é de plantar 27 mil ha de cana-de-açúcar, com capacidade de moagem de até 2,7 milhões de toneladas anuais. Novidade, o projeto viria com regularização fundiária para as comunidades ao redor e unidades de conservação. As responsabilidades social e ambiental já viriam prontas. Não há como não suspeitar: as terras regularizadas das comunidades seriam também para plantar e fornecer cana para as usinas da Celltrion? Segundo os planos do governo da Bahia só na Bacia do Rio São Francisco se oferece uma área de 510.000 ha para cana irrigada, numa região onde o abastecimento humano de água é um problema serio

Expansão da cana versus soberania alimentar Entre 1990 e 2006 redução da produção dos alimentos imposta pela expansão da área plantada de cana, que cresceu, nesse período, mais de 2,7 milhões de hectares. Nos municípios que tiveram a expansão de mais de 500 hectares de cana no período, ocorreu a redução de 261 mil hectares de feijão e 340 mil hectares de arroz. Em São Paulo, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, em Goiás e em Mato Grosso reduziu-se a área de produção de alimentos agrícolas e se deslocou a pecuária na direção da Amazônia. Isso deu, conseqüentemente, em desmatamento Dados do IBGE Ariovaldo Umbelino

"Direitos Humanos no Brasil 2008 O governo elegeu o Cerrado como prioritária para a expansão das lavouras de cana O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu o levantamento da área cultivada com cana-de-açúcar nos principais estados produtores da região centro-sul na safra 2008/09. Os dados do projeto CANASAT, baseados em imagens de satélites, mostram que foram cultivados 917,9 mil hectares a mais do que na safra anterior, o que corresponde a um aumento de 15,7%. A área total foi estimada em 6,53 milhões de hectares. Cerca de 22 mil km² são desmatados anualmente no Cerrado brasileiro, que, estima-se, estará totalmente devastado até 2030, caso a destruição continue no ritmo atual. "Direitos Humanos no Brasil 2008

Área plantada com soja, cana e eucalipto em milhões de ha 2003/04