Evangelização e espiritualidade na cultura digital

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Transcrição da apresentação:

Evangelização e espiritualidade na cultura digital Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Precisamos reconhecer que até agora as classes dominantes foram muito mais conscientes que as subalternas do poder contido na cultura. (García Canclini) Cultura não pode ser entendida apenas como manifestações artísticas, mas como o conjunto da ritualidade cotidiana de uma sociedade. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais A Igreja Católica fez isso ao longo da história (Alex Periscinotto) Sino Display Logotipo Pesquisa Confessionário – recompensa psicológica Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Auditório = missa Promoção = procissão (roupas especiais, estandarte, bandeirolas, mística) Indumentária = embalagem Truque de comunicação: preencher vazios Produto = fé (“em falta na praça”)   Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais “Propagar fé não é rezar a missa às 8h da manhã na Globo. É vender um conteúdo chamado fé. Algo que faça o cliente acreditar no que a igreja pode fazer por ele”. Para isso, é preciso estar sintonizado com o seu tempo.   Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Duas realidades: física e virtual O tempo da imagem A epifania do ser (massa x indivíduo) O tempo da paixão, não da obrigação Incremento das novas comunidades Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Luiz Fernando Verissimo: Dunga Enquanto não passa na televisão, o povo não acredita muito. Depois que passa na televisão é rápido que eles começam a acreditar. (Alzira - PA) Elas acreditam mais no que veem na televisão ou no rádio do que propriamente naquilo que a gente fala. As famílias ficam mais firmes, acreditam mesmo na Pastoral, gostam mais, se alertam mais, ficam mais atentas. (Socorro - CE) Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Todos os domínios da vida social, mesmo os reputados sérios, são “contaminados” pelo jogo das formas. Isso é demonstrado na produção das ideias, na vida religiosa, até mesmo na política. Em cada um desses casos, o 'produto’ em questão só é aceito quando é posto em forma, quando sabe aparecer, quando nos empenhamos em embelezá-lo, em pô-lo em imagem, em suma, quando nos dedicamos a epifanizar sua aparência.(Michel Maffesoli) Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais A ética destes tempos democráticos é mais ‘indolor’, alérgica aos deveres, às obrigações e aos sacrifícios; uma ética que só se coloca em marcha pela espontânea vontade dos sujeitos (Gilles Lipovetsky). Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais O que em última instância conta para as pessoas não é a ideologia política nem os interesses econômicos. Os problemas se identificam com a fé e a família, o sangue e as crenças, e por isso lutarão e morrerão. (Adela Cortina) Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Eleger a possibilidade comunitária quer dizer opor-se, ou pelo menos não aceitar incondicionalmente o ideal societário, no qual a globalização traz como lógica os princípios de hegemonia e exclusão. (Raquel Paiva) Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais A sociedade em tribos Marshall McLuhan* e os três estágios da Humanidade. 1º Tribalização 2º Destribalização 3º Retribalização Já existem dois novos estágios: 4º Sociedade Midiatizada 5º Sociedade Tecnomidiatizada Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais 1º MUNDO TRIBALIZADO A presencialidade = imagem como referente. Os ensinamentos se davam a partir de instituições modeladoras da sociedade: Família, Religião, Comunidade rural, Escola Mas também Feira, Praça pública, Taverna... Característica: profundo ensinamento dos clássicos da Antiguidade e a cosmovisão de um modo de vida emanado de uma compreensão do Sagrado. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais A aura desse tempo é Deus. O Processo de cognição, de absorção do conhecimento é o empático. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais 2º MUNDO DESTRIBALIZADO A prensa de Gutenberg (mas também as demais tecnologias: navegações, trens, etc.), marca o 2º estágio da Humanidade: o tempo da Destribalização. Responsáveis pela multiplicação de informações, logo, do conhecimento. Descentra o controle do conhecimento pelas grandes instituições. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Possibilitada a um número incontável de pessoas, a leitura estimula o desenvolvimento do indivíduo e o exercício do pensamento livre. O mundo passa do conhecimento das “tribos” (família, religião, comunidade...) para o conhecimento do indivíduo, ou por uma espécie de simbiose entre ambos. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais O indivíduo ganha autonomia e as instituições seculares começam a entrar em crise. Passamos a outra era, classificada mais tarde como o Iluminismo, levando a grandes reformas nas estruturas sociais, políticas e, até, religiosas. A consolidação de novas igrejas cristãs surge a partir desse momento histórico. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais É o período da razão, da lógica, do pensamento linear. A imagem presencial e o conhecimento tribal perdem força, para dar lugar ao conhecimento individual, ao discurso linear, à lógica textual, ao questionamento, a novas possibilidades de pensamentos, a novas explicações para o universo, para o mundo, para a vida. A ciência floresce. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Nietzsche e a “morte” de Deus: “Que ritos expiatórios, que jogos sagrados teremos que inventar para suprir tal ausência? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, para ao menos parecer dignos dele?” Era o ruir da grande narrativa: Deus como explicação para o mundo, para a existência, para a vida, para as coisas. Qual será então a nova grande narrativa, a explicação totalizante? Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Um dos grandes marcos: a Revolução Francesa, que define como insígnia de luta e organização social o tripé: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. É o apogeu da razão. A aura desse tempo é o homem O Processo de cognição é o intelecto, o racional, a lógica. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais 3º MUNDO RETRIBALIZADO Com os meios de comunicação de massa elétricos e eletrônicos (rádio, cinema e televisão) surge o terceiro estágio da Humanidade: Retribalização. Acontece a recuperação da imagem, agora não mais presencial, mas mediada pelos suportes tecnológicos. A imagem referencial se transforma em representação e auto-referente. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Aqui, quase todos os seres humanos parecem estar ao alcance de todos, em qualquer momento e em qualquer lugar: Aldeia Global (McLuhan). Não é um retorno à tribalização, mas um novo processo social de convivência e aquisição de conhecimento. A aura desse tempo é o consumo O Processo de cognição “volta” a ser o empático, mas também o emocional. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais 4º SOCIEDADE MIDIATIZADA A informação, o conhecimento chega às pessoas e ganha legitimidade pela mídia. Há uma espécie de extensão do ser humano com e na máquina (McLuhan). Com o rádio, o cinema e a televisão a voz e a imagem passam a dar volta ao mundo. Mas não é o mundo que vem a mim, sou eu que ‘viajo’ o mundo. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais O avanço das mídias instaura o poder central da imagem, da forma, e surge, segundo Maffesoli, a epifania da aparência. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Formamos comunidades, participamos de uma “tribo”, acumulamos informações, apreendemos mundos e aprendemos a manejar a vida a partir do processo da empatia que temos com este ou aquele personagem, com este ou aquele grupo. O que nos vincula não são mais os ideais de vida, são as proximidades empáticas - por isso mesmo, efêmeras e mutantes -, possibilitadas pelas imagens oferecidas pela mídia. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Como antes, passamos a viver proximidades empáticas sobre as quais desenhamos nossos sonhos, nosso devir, nos heróis, nos vencedores. Passamos a ser pautados por imagens que circulam, de forma transversal, entre os meios de comunicação e nos impõem modelos de vida, de condutas, comportamentos, padrões de se viver, modos de ser e de pensar. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Retomamos o processo de empatia na compreensão da vida, das coisas, do mundo, por meio da imagem. Ou melhor, da dupla imagem: a física e a virtual A aura desse tempo são as comunidades de consumo Eis o diapasão que instaura a crise da razão, para dar retorno da empatia e da emoção. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais 5º SOCIEDADE TECNOMIDIATIZADA O surgimento da internet e das consequentes mídias sociais vem ampliar a sociedade “retribalizada” e “midiatizada” e instaurar o 5º estágio da Humanidade: a Tecnomidiatização. A tecnologia não me representa, ela me leva: antes eu viajava o mundo virtualmente, agora viajo “fisicamente” pelas redes sociais Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais É a potencialização das mídias, mas agora com a recuperação também da presencialidade e da proximidade. Uma proximidade que dá um certo poder de ubiquidade e: Garante o anonimato Estimula o espírito de turba. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Amplia à exaustão o volume de informações, não necessariamente críveis É o sangrar da ética Substitui os poderes estabelecidos, julgando e condenando (O povo na rua: “Dilma é corrupta”) Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais As tecnologias digitais reconfiguraram a comunicação. Extinguiram as esferas do emissor/receptor e criaram o “Comunicar é conectar-se”. Fizeram surgir fenômenos comunicacionais efêmeros (Marco véio, A banda mais bonita da cidade…) Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Criaram novos modelos de comunidade definida, especialmente, por novas identidades, não só ligadas à etnia, religião e território. São comunidades que se formam a partir de interesses comuns, definidos pelo universo cultural. (O mercado se apropria disso, criando sua própria subjetividade) Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Mudanças individuais e coletivas Sente-se cidadão se estiver conectado Pensa-se com as mãos e com o corpo. Aprende-se fazendo. Pensa-se mais com o coração e menos com a cabeça. Criam-se vínculos pela paixão e não pela obrigação Insere-se em comunidades por afinidades Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Críticas possíveis A efemeridade técnica parece levar à efemeridade de valores Uma sociedade que busca pela felicidade imediata, ainda que passageira Uma sociedade consumista Com forte apelo ao ensimesmar-se, ao individualismo Pouco afeita ao aprofundamento dos temas, à reflexão, à contemplação Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Surge um “novo” ser humano Não quer ser massa, mas indivíduo Não quer ser número, mas protagonista Desenraizado, em busca de pertença Afeito ao “novo” e às explicações simplificadas de tudo Avesso à obrigação, participa por paixão Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Surge um “novo” ser humano A ética destes tempos democráticos é mais ‘indolor’, alérgica aos deveres, às obrigações e aos sacrifícios; uma ética que só se coloca em marcha pela espontânea vontade dos sujeitos (Gilles Lipovetsky). Não quer ser representado, mas representar-se Carente de sentido de vida. Elson Faxina – 2015

Tecnologias da comunicação e mudanças socioculturais Desafios à Igreja As redes sociais são hoje o espaço de uma infinidade de novas comunidades que vão sendo criadas e recriadas. Precisamos estar ali para fazer a diferença. Precisamos usar esses novos instrumentos para ser Igreja e se comunicar com a sociedade. Estar nessas novas comunidades, sem “esquecer” as antigas formas comunitárias. Elson Faxina – 2015

Trabalho em grupo 1 1. Que implicações essas novas tecnologias da comunicação trazem para a sociedade e para a nossa Igreja? 2. Os agentes da Evangelização são chamados a ser autênticos, testemunhando os valores nos quais acreditam em qualquer ambiente em que estiverem. Como anunciar/testemunhar o Evangelho a partir da Igreja no espaço digital? Como favorecer o encontro das pessoas com Jesus Cristo no mundo digital? Elson Faxina – 2015

Trabalho em grupo 2 1. Que implicações essas novas tecnologias da comunicação trazem para a sociedade e para a nossa Igreja? 2. Os primeiros discípulos de Jesus eram missionários, testemunhavam, com a própria vida, o Evangelho e o anunciavam sempre que tinham uma oportunidade. Como atualizar a atitude dos discípulos-missionários nos espaços sociais (família, faculdade, trabalho, âmbitos culturais, mídia digital, entre outros) significativos para o encontro na cultura atual? Elson Faxina – 2015

Trabalho em grupo 3 1. Que implicações essas novas tecnologias da comunicação trazem para a sociedade e para a nossa Igreja? 2. A Comunidade Cristã precisa pensar a fé, compreendendo a dimensão do plano de Deus para a humanidade. A autêntica comunicação do Evangelho penetra a consciência de cada um, suscitando a adesão pessoal a Jesus Cristo. Como isso é possível nas redes digitais? Elson Faxina – 2015

Trabalho em grupo 4 1. Que implicações essas novas tecnologias da comunicação trazem para a sociedade e para a nossa Igreja? 2. Como estabelecer um diálogo eficaz entre a Igreja e a Juventude? Como a Catequese, a Pastoral da Juventude e os outros grupos eclesiais podem ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens e adultos a assumirem uma posição crítica diante dos apelos e atrativos da rede digital? Elson Faxina – 2015