“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Plano Nacional de Educação
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Secretaria de Estado de Educação.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Plano Nacional de Educação
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Quais os objetivos da discussão do PNE
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Profa. Ms. Suely Melo de Castro Menezes
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Conferência Municipal de Educação
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ForGrad Nordeste – Mossoró/RN
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
O NOVO PNE PARA OS ESTADOS E O DF síntese do texto aprovado na Comissão Especial da CD Julho de 2012.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
Políticas de valorização dos profissionais da educação
A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA O FUTURO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ricardo Martins Maio 2014.
III Conferência Municipal de Educação de Vitória Desafios e Possibilidades na Construção do Plano Municipal de Educação.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Campina Grande Outubro 2015
O financiamento da educação
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL PROFESSORA: Drª Sônia Rodrigues ALUNOS: AMANDA ELLEN DIAS BARRETO ANALICE CRISTOVÃO MORAIS
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
O II PNE: reflexões sobre o projeto e suas metas Maio 2011.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Base Nacional Comum Curricular: como fica a educação brasileira?
SRE ÁGUAS LINDAS- GO 03/12/2014. Art. 3º: O Estado, em articulação com os Municípios e a sociedade civil, procederá as avaliações periódicas da implementação.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Plano Nacional de Educação-PNE Lei 13005/2014
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Seminário Nacional: O PNE e o futuro da Educação Brasileira FUNDEB Vander Oliveira Borges Câmara dos Deputados.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Transcrição da apresentação:

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO FREIRE

PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2015/2024 Departamento de Educação Prefeitura Municipal de Bueno Brandão

PNE – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária ( Lei 13.005, 26/06/2014), prevista na Constituição Federal ( Art 214), e valerá por 10 anos. Ela estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação. A partir do momento em que o PNE começa a valer, todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas por ele.

finalidade/ etapa de ensino Sobre as METAS: Divisão das metas por finalidade/ etapa de ensino EDUCAÇÃO BÁSICA 12 metas (1,2,4,5,6,7,15,16,17,18,19, 20) QUALIDADE DA EDUCAÇÃO 9 metas (1,2,3,5,6,7,9,10,11) DESIGUALDADE SOCIAL 2 metas (8,4) VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR 4 metas (15,16,17,18) ENSINO SUPERIOR 3 metas (12,13,14) ENSINO MÉDIO / ENSINO PROFISSIONALIZANTE 3 metas (8,10,11) GESTÃO E PARTICIPAÇÃO 1 meta (19) FINANCIAMENTO 1 meta (20)

Meta 1: UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA PARA AS CRIANÇAS DE 4 (QUATRO) A 5 (CINCO) ANOS DE IDADE E AMPLIAR A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES DE FORMA A ATENDER, NO MÍNIMO, 50% (CINQUENTA POR CENTO) DAS CRIANÇAS DE ATÉ 3 (TRÊS) ANOS ATÉ O ANO DE 2020 E 70% ATÉ O FINAL DA VIGÊNCIA DESTE PME.

Meta 2: UNIVERSALIZAR O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 (NOVE) ANOS PARA TODA A POPULAÇÃO DE 6 (SEIS) A 14 (QUATORZE) ANOS E GARANTIR QUE PELO MENOS 95% (NOVENTA E CINCO POR CENTO) DOS ALUNOS CONCLUAM ESSA ETAPA NA IDADE RECOMENDADA, ATÉ O ÚLTIMO ANO DE VIGÊNCIA DESTE PME.

Meta 3: UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, O ATENDIMENTO ESCOLAR PARA TODA A POPULAÇÃO DE 15 (QUINZE) A 17 (DEZESSETE) ANOS E ELEVAR, ATÉ O FINAL DO PERÍODO DE VIGÊNCIA DESTE PME, A TAXA LÍQUIDA DE MATRÍCULAS NO ENSINO MÉDIO PARA 85% (OITENTA E CINCO POR CENTO).

Meta 4: UNIVERSALIZAR, PARA A POPULAÇÃO DE 4 (QUATRO) A 17 (DEZESSETE) ANOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO, O ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA E AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO, COM A GARANTIA DE SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO, DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, CLASSES, ESCOLAS OU SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, PÚBLICOS OU CONVENIADOS.

ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS, Meta 5: ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS, NO MÁXIMO,ATÉ O FINAL DO 3O (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Meta 6: OFERECER EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM, NO MÍNIMO, 50% (CINQUENTA POR CENTO) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORMA A ATENDER, PELO MENOS, 25% (VINTE E CINCO POR CENTO) DOS (AS) ALUNOS (AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Nosso município atingiu em 2013 os seguintes resultados: Meta 7: FOMENTAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TODAS AS ETAPAS E MODALIDADES, COM MELHORIA DO FLUXO ESCOLAR E DA APRENDIZAGEM DE MODO A ATINGIR AS SEGUINTES MÉDIAS NACIONAIS PARA O IDEB: Nosso município atingiu em 2013 os seguintes resultados: Anos iniciais do E.F. 6.8 Anos finais do E. F. 5.5

Meta 8: ELEVAR A ESCOLARIDADE MÉDIA DA POPULAÇÃO DE 18 (DEZOITO) A 29 (VINTE E NOVE) ANOS, DE MODO A ALCANÇAR, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) ANOS DE ESTUDO NO ÚLTIMO ANO DE VIGÊNCIA DESTE PLANO.

Meta 9: ELEVAR A TAXA DE ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO COM 15 (QUINZE) ANOS OU MAIS PARA 93,5% (NOVENTA E TRÊS INTEIROS E CINCO DÉCIMOS POR CENTO) ATÉ 2020 E, ATÉ O FINAL DA VIGÊNCIA DESTE PME, ERRADICAR O ANALFABETISMO ABSOLUTO E REDUZIR EM 50% (CINQUENTA POR CENTO) A TAXA DE ANALFABETISMO FUNCIONAL.

Meta 10: OFERECER, NO MÍNIMO, 25% (VINTE E CINCO POR CENTO) DAS MATRÍCULAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO, BUSCANDO INTEGRAR À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Meta 11: INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO MUNICÍPIO.

MANTER PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO Meta 12: MANTER PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA ELEVAR A TAXA BRUTA DE MATRÍCULA EM 50% (CINQUENTA POR CENTO) E A TAXA LÍQUIDA PARA 33% (TRINTA E TRÊS POR CENTO) DA POPULAÇÃO DE 18 (DEZOITO) A 24 (VINTE E QUATRO) ANOS. Meta 13: GARANTIR A CONTINUIDADE E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR OFERECIDA NO MUNICÍPIO EM REGIME DE COOPERAÇÃO OU OUTRO, VISANDO AMPLIAR A PROPORÇÃO DE MESTRES E DOUTORES DO CORPO DOCENTE EM EFETIVO EXERCÍCIO. Meta 14: INCENTIVAR O NÚMERO DE MATRÍCULAS E VALORIZAR A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, AUMENTANDO A PORCENTAGEM DE MESTRES E DOUTORES DO MUNICÍPIO.

Meta 15: GARANTIR, EM REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE A UNIÃO, O ESTADO E O MUNICÍPIO, NO PRAZO DE 5 (CINCO) ANOS DE VIGÊNCIA DESTE PME, POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE QUE TRATAM OS INCISOS I, II E III DO CAPUT DO ART. 61 DA LEI NO 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, ASSEGURADO QUE TODOS OS PROFESSORES E AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE NÍVEL SUPERIOR, OBTIDA EM CURSO DE LICENCIATURA NA ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUE ATUAM.

Meta 16: INCENTIVAR A EXPANSÃO, EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 90% (NOVENTA POR CENTO) DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ATÉ O ÚLTIMO ANO DE VIGÊNCIA DESTE PME; E INCENTIVAR A TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO, CONSIDERANDO AS NECESSIDADES, DEMANDAS E CONTEXTUALIZAÇÕES DOS SISTEMAS DE ENSINO.

QUANDO REGULAMENTADO PELO PNE. META 17: VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DE FORMA A EQUIPARAR SEU RENDIMENTO MÉDIO AO DOS (AS) DEMAIS PROFISSIONAIS COM ESCOLARIDADE EQUIVALENTE, QUANDO REGULAMENTADO PELO PNE.

Meta 18: ASSEGURAR, NO PRAZO DE 1 (UM) ANO, A EXISTÊNCIA DE PLANO DE CARREIRA PARA OS (AS) PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, TOMANDO COMO REFERÊNCIA O PISO SALARIAL NACIONAL PROFISSIONAL, DEFINIDO EM LEI FEDERAL, NOS TERMOS DO INCISO VIII DO ART. 206 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Meta 19: ASSEGURAR CONDIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, PREVENDO E BUSCANDO, SE NECESSÁRIO, RECURSOS E APOIO TÉCNICO PARA TANTO.

Meta 20: AMPLIAR O INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA, CONFORME AUMENTO DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL, DURANTE A VIGÊNCIA DO PME.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” CORA CORALINA Bueno Brandão – Minas Gerais PME – 2015/2024