Algoritmos e Programação Flávio Euripedes de Oliveira Esp. em Analise de Sistemas Esp. em Segurança da Informação

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Transcrição da apresentação:

Algoritmos e Programação Flávio Euripedes de Oliveira Esp. em Analise de Sistemas Esp. em Segurança da Informação

Algoritmos e ProgramaçãoFlávio EuripedesApresentação – Slide 2 Tema central: Introdução aos tipos primitivos de dados e declaração de variáveis.

Algoritmos e Programação Objetivos: Flávio EuripedesApresentação – Slide 3  Apresentar os quatro tipos primitivos de dados: inteiro, real, lógico e caracter;  Mostrar a forma de se armazenar os tipos primitivos em um computador (utilização de variáveis);  Apresentar as regras utilizadas para se declarar corretamente variáveis.

Algoritmos e Programação Referencias Bibliográficas:  FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPACHER, Henri. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3 ed. São Paulo: Pearson Education,  MANZANO, Jose Augusto N G. Algoritmos: logica para desenvolvimento de programação de computadores. São Paulo: Érica, 2001.’ Flávio EuripedesApresentação – Slide 4

Algoritmos e Programação Tipos de dados:  O computador é uma máquina capaz de receber, processar, armazenar e gerar informações.  Toda e qualquer informação utilizada pelo computador é representada por alguns dos três tipos de dados: Dados numéricos (Inteiro e Real) Dados caracteres Dados Lógicos Flávio EuripedesApresentação – Slide 5

Algoritmos e Programação Inteiro:  Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números inteiros (negativa, nula ou positiva), excluindo-se destes qualquer número fracionário.  Exemplos: 10, 54, 0 -89, etc. Meu número da sorte é 2 Flávio EuripedesApresentação – Slide 6

Algoritmos e Programação Real:  Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números reais, ou seja, números fracionários (negativa, nula ou positiva).  Exemplos: 54.9, 10, 0, , etc. Minha altura é 1.86m. Flávio EuripedesApresentação – Slide 7

Algoritmos e Programação Caracter: Flávio EuripedesApresentação – Slide 8  Toda e qualquer informação composta por um conjunto de caracteres alfanuméricos: numéricos (0..9), alfabéticos (A...Z, a...z) e especiais (por exemplo, #, ?,^,...).  Exemplos: Nome da disciplina: “Sistemas de Informação” Meu endereço completo é “Rua Afonso Pena, 23.”

Algoritmos e Programação Lógico: Flávio EuripedesApresentação – Slide 9  Também conhecido como tipo booleano, este tipo de dado é utilizado quando uma informação pode assumir apenas duas situações (biestável).  Exemplos: Estado de funcionamento de uma televisão também é do tipo lógico, pois ela só pode estar ligada ou desligada. Lâmpada de um cômodo: ligada (acesa) ou desligada (apagada).

Algoritmos e Programação Constantes: Flávio EuripedesApresentação – Slide 10  Um dado é constante quando não sofre nenhuma alteração no decorrer do tempo, ou seja, seu valor é constante desde o início até o fim da execução do algoritmo.  Exemplo: Cálculo do salário de um funcionário: salario_func = nro_horas_trabalhadas * 4.5 * valor_hora; O valor 4.5 será sempre um valor constante na fórmula acima.

Algoritmos e Programação Variáveis:  Um dado é classificado como variável quando tem a possibilidade de ser alterado em algum instante no decorrer do tempo, ou seja, durante a execução do algoritmo em que é utilizado. Esses nomes das informações de caráter variável são os identificadores.  Exemplo: Cálculo do salário de um funcionário: salario_func = nro_horas_trabalhadas * 4.5 * valor_hora; Variáveis da fórmula acima: salario_func, nro_horas_trabalhadas e valor_hora; Flávio EuripedesApresentação – Slide 11

Algoritmos e Programação Regras de formação de variáveis:  Devem começar por um caracter alfabético (letra ou por “_”);  Podem ser seguidos por mais caracteres alfabéticos ou numéricos;  O nome de uma variável não poderá possuir espaços em branco;  Não poderá ser nome de uma variável uma palavra reservada a uma instrução de programa; Flávio EuripedesApresentação – Slide 12

Algoritmos e Programação Exemplos de variáveis:  Identificadores válidos: salario, area_figura, lado1_triangulo, _valor;  Identificadores inválidos: 5valor, x-y, nota/2, produto&resultado; Flávio EuripedesApresentação – Slide 13

Algoritmos e Programação Declaração de variáveis:  Variáveis são guardados na memória;  Podemos imaginar essa “memória” como sendo um armário repleto de gavetas, no qual as gavetas seriam os locais físicos responsáveis por armazenar objetos;  Os objetos (que podem ser substituídos) seriam os dados e as gavetas, as variáveis.  Visto que na memória (armário) existem inúmeras variáveis (gavetas), precisamos diferenciá-las, o que é feito por meio de identificadores (etiquetas ou rótulos). Flávio EuripedesApresentação – Slide 14

Algoritmos e Programação Declaração de variáveis:  Cada variável (gaveta), no entanto, pode guardar apenas um dado (objeto) de cada vez, sendo sempre de mesmo tipo primitivo (material).  Para tal atividade vamos adotar as seguintes regras sintáticas: x:inteiro; nome, endereço, data:caracter; abc, salario, area:real; resposta, valor10:logico;  Nos exemplos acima, área é o nome de um local de memória que só pode conter valores numéricos fracionários. Já o identificador resposta, é o nome de um local de memória que só pode conter valores booleanos verdade (V) ou falsidade (F). Flávio EuripedesApresentação – Slide 15

Algoritmos e Programação Exercícios: Assinale os identificadores válidos: a)(X) b) U2c) AH!d)”ALUNO” e)#55 f) KM/Lg) UYTh) ASDRUBAL i)AB*Cj)O&O k) P{O}l) B52 m) Ruan) CEPo)dia/mês Flávio EuripedesApresentação – Slide 16

Algoritmos e Programação Exercícios:  Supondo que as variáveis NB, NA, NMat, SX sejam utilizadas para armazenar a nota do aluno, o nome do aluno, o número da matrícula e o sexo, declare-as corretamente, associando o tipo primitivo adequado ao dado que será armazenado. Flávio EuripedesApresentação – Slide 17