Rumos e caminhos do agronegócio A competitividade como alternativa Bienal dos negócios da agricultura FAMATO Rumos e caminhos do agronegócio A competitividade como alternativa Serão 38 slides para dar uma visão panorâmica sobre o setor Vamos falar sobre: 1- missão e atividade da Abag 2- visão do agronegócio e da agricultura 3- potencial da agricultura brasileira no campo 4- dimensão do setor no PIB, Trabalho e Exportação 5-desempenho da produção de grãos e proteína animal 6- razões da arrancada da produção pós 1998 7- efeito da soja na produção nacional 8- a situação do mundo: demanda da China e oferta dos EUA 9- os gargalos de logística e transporte 10- negociações internacionais na OMC, Mercosul e Alca 11- desafios para o agronegócio brasileiro Luiz Antonio Pinazza São Paulo, agosto de 2005
Novo patamar da produção agrícola performance
Br: Período de ajuste na safra de grãos 170 milhões de toneladas 120 2009/10 2007/08 2005/06 Administrar o ritmo de crescimento
Soja: milhões de toneladas Cenário 2014/15 Soja: milhões de toneladas OCDE/FAO (b) Produção se participação vai para 30%
Soja: milhões de toneladas Cenário 2014/15 Soja: milhões de toneladas OCDE/FAO (b) Produção se participação vai para 35%
Evolução da Área Agricultável Per Capita no Mundo OBS.: Área total agricultável = 3,23 bilhões ha
Problemas de curto prazo 1. Incontroláveis Câmbio ; penaliza as exportações Juros: encarece o custo Lucro 2.Controláveis Dívida : repactuação
Problemas de longo prazo Imagem e meio ambiente Infraestrutura e logística
Brasil: Utilização do solo Floresta Amazônica ...350 Pastagem ...220 Áreas protegidas ... 55 Culturas anuais ... 48 Culturas temporárias ... 17 Floresta plantada ... 5 Cidades, lagos ,estradas e outros usos ...156 Total ...851 90 MM de ha de cerrado disponíveis Milhões de hectares Fonte: IBGE e CONAB – adaptação MAPA
A Amazônia Legal – “Um Continente” FRANÇA ALEMANHA ITÁLIA ESPANHA Território Brasil: 8,5 milhões km2 Amazônia Legal: 5,1 milhões km2
Ampliado as áreas de preservação permanente nas margens dos rios Política Ambiental na Amazônia Legal Ampliado as áreas de preservação permanente nas margens dos rios
Tecnologia amigável ao meio ambiente
Evolução da tecnologia Milhões hectares 1,800 Terra poupada 1.1 bilhão hectares 1,400 1,000 600 200 Produção de cereal 1950: 650 milhões t 2004: 1,900 milhões t 1950 1960 1970 1980 1990 2000
Desastre logístico Rodovias 83% das rodovias tem problemas Em 8.000 km tem buracos e ondulações Sistema Portuário Navio no porto – custo: 35 mil US$/dia Tempo médio no porto: 20 dias Prejuízo dos produtores: US$ 0,70 milhão/navio Burocracia Brasil: despesas portuárias – 6 US$/t EUA e Argentina – a metade Perdas 17 US$/t – em relação aos argentinos (Até) 25 US$/t – em relação aos americanos Perda dos produtores: US$ 1 bilhão/ano
Participação Percentual dos Modais no Mundo 61% rodoviário 24% ferroviário 14% hidroviário Tonelada x Quilômetro útil EUA Hungria Alemanha Brasil França Bélgica Dinamarca China Rússia Canadá 10 20 30 40 50 60 70 80 90 % Ferroviário Rodoviário 1 3 5 7 A área do círculo representa a utilização do modo aquaviário OBS: Os dados foram calculados considerando apenas os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário
Comparação dos Fretes por Modo de Transporte 500 1000 1500 Ferroviário Rodoviário Navegação Frete Distância (milhas) Aumento no Frete Doméstico Aumento no Preço Final dos Produtos Redução da Competitividade dos Produtos Brasileiros
Matriz de transporte inadequada
Avaliação das Rodovias Pesquisa CNT – 2004
Brasil: Sintomas de colapso do sistema de transportes : frota rodoviária com idade média de cerca de 17,5 anos ; estradas péssimas, ruins ou deficientes: 78% da extensão; baixa confiabilidade da estrutura ferroviária; pouca disponibilidade de terminais multimodais; uso do modal hidroviário incipiente.
Logística da Soja I
Logística da Soja II
Carências na Infra-estrutura O Agronegócio perde 13% da safra de grãos pelo caminho; 81,5 milhões de toneladas de grãos foram perdidos entre 1997 e 2003; (IBGE)
O modal ferroviário principais deficiências Obsolescência e precariedade das vias permanentes: Eleva tempo de trânsito ( cerca de 40%) Baixa capacidade por eixo Insuficiência de investimentos no material rodante: Desequilíbrio entre a oferta e a demanda de transporte O agronegócio investe em material rodante e firma contratos de exportação de longo prazo Os acordos de direito de passagem e tráfego mútuo entre ferrovias não funcionam de forma eficiente.
Comparação da rede ferroviária
(via construída e mantida pelo estado) 1996: Privatização da Rede Ferroviária Federal Trem da Ferronorte 2 locomotivas de 4000 Hp e 72 vagões de 100 t (Via construída e mantida pela concessionária) Tri – trem (via construída e mantida pelo estado)
Interferências – Passagens em nível e invasões de faixa de domínio
Passagens de nível, contornos e variantes Ferrovia Centro-Atlântico S.A. Projeto do Contorno de Vila Velha Brasil Ferrovias S.A. Acesso à margem direita do Porto de Santos
Crescimento do complexo soja Evolução do volume transportado pelas ferrovias TU – toneladas úteis Crescimento do complexo soja 2000/04 = 57% 1997/04 = 266%
O Modal Hidroviário Principais Vantagens Principais Problemas País das hidrovias = enorme vantagem competitiva. Há 43 mil quilômetros de vias navegáveis no país Reduz entre 40% e 60% o custo de movimentação de cargas como grãos. Mais baixo custo de implantação e manutenção Principais Problemas Baixa oferta do Modal no país; transportar 15 milhões de toneladas por Hidrovias. “O Conflito das Águas”. A Questão Ambiental: Licenciamento Falta prioridade política
Saturação dos Portos Perdas de US$ 1,2 bilhão em pagamento de multas por atrasos no embarque e desembarque de mercadorias ( ANUT)} “Agenda Portos”: R$ 56 milhões em recurso adicionais para solucionar gargalos
Capacidade de movimentação dos Portos Capacidade estática TOTAL instalada nos portos do Brasil: 17 milhões de toneladas Capacidade estática instalada para GRÃOS nos portos do Brasil: 5,8 milhões de toneladas Capacidade dinâmica atual (7 tombos/ano): 40,6 milhões de toneladas Exportação de grãos 2004: 56,0 milhões de toneladas Déficit (necessidade de aumento de capacidade de embarque de grãos: 15,4 milhões de toneladas) Gargalo logístico Déficit estático: 2,2 milhões de toneladas de grãos
Capacidade de armazenamento nas propriedades rurais Fonte: Gazeta Mercantil
Brasil: Evolução da produção de grãos x capacidade estática (Em mil toneladas) +/-30 mil t 1000 t Média anual passou de 75,0 Mi para 115,0 Mi
1993 = lei de modernização dos portos Marcos regulatórios 1993 = lei de modernização dos portos 1996 = lei da privatização da Rede Ferroviária Federal 1996 = lei de Biossegurança 2004 = lei da PPP’s 2005 = lei de Biossegurança
Figura das agências reguladoras Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) Conselho Técnico Nacional de Biossegurança ( CTNBio) Falta criar para as PPP’s – fundo garantidor Choque de gestão
OBRIGADO PELA ATENÇÃO Congratulações à FAMATO