ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEE NA EAD

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Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEE NA EAD PROFª MARIA DO CARMO MENICUCCI PUC MINAS

UNIVERSIDADE INCLUSIVA Compromisso institucional Envolvimento de toda a comunidade acadêmica Investimentos em programas de acessibilidade

Marcos Normativos PORTARIA MEC Nº 1793/94 → Inclusão conteúdos EE Cursos de Educação e Saúde AVISO CIRCULAR MEC Nº 277/96 → Recomendação aos reitores PORTARIA MEC Nº 1679/99 → Credenciamento de cursos LEI Nº 7853/89 E DECRETO Nº 3298/99 → Política Nacional EE PORTARIA MEC Nº 2678/02 → Braille PORTARIA MEC Nº 3284/03 → Credenciamento de cursos LEI Nº 10.048/00 E 10.098/00 E DECRETO Nº 5296/04 → Acessibilidade LEI Nº 10.436/02 E DECRETO Nº 5626/05 → LIBRAS DECRETO Nº 6571/08 → AEE

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - 2008 Na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.

ALUNOS ATENDIDOS PELA PUCMINAS / NAI DE 2004 A 2010 Período Auditiva Física Visual Total 2004 12 42 27 81 1 sem 2005 26 46 33 105 2 sem 2005 25 47 44 116 1 sem 2006 29 52 51 132 2 sem 2006 36 53 59 148 1 sem 2007 40 61 58 158 2 sem 2007 160 1 Sem 2008 38 55 154 2 Sem 2008 76 50 168 1 Sem 2009 82 170 2 Sem 2009 37 43 156 1 Sem 2010 41 85 177

Curso Nível do Curso TOTAL 9 17 ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PUC MINAS VIRTUAL (2004 - 2010) Curso Nível do Curso Número de Alunos Surdo Cego Educação Inclusiva Atualização 6 13 Especialização 1 Gestão de Organiz. 3º Setor Ciências Contábeis Graduação (discipl. virtual) Direito 2 Docência do Ensino Superior TOTAL   9 17

Curso Nível do Curso TOTAL 9 17 ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PUC MINAS VIRTUAL (2004 - 2010) Curso Nível do Curso Número de Alunos Surdo Cego Educação Inclusiva Atualização 6 13 Especialização 1 Gestão de Organiz. 3º Setor Ciências Contábeis Graduação (discipl. virtual) Direito 2 Docência do Ensino Superior TOTAL   9 17

Em fase de produção disciplina LIBRAS Virtual NÚCLEO DE EDUCACAO ESPECIAL INCLUSIVA CURSOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM EAD Ano Formação de Tutores Formação de Profissionais CEFOR Atualização CIÊNCIAS HUMANAS Atualização Especialização 2004 60 3622 2005 344 79 2006 222 91 2007 776 45 49 2008 57 81 20 433 2009 4141 2010 4563 TOTAL 117 13.749 144 573 Em fase de produção disciplina LIBRAS Virtual

RECURSOS DE APOIO AO ALUNO COM NEE em EAD Digitalização de textos em word (.doc) Conversão de Textos em áudio Provas em Braille (presenciais) Ledores, Copistas Vídeos traduzidos em LIBRAS Orientação aos tutores e professores

Depoimentos de Alunos Cegos referentes a EAD Porque você escolheu fazer um curso a distância?  “Escolhi fazer este curso a distância porque a aquisição de conhecimento torna-se mais fácil e prático, uma vez que podemos escolher os horários adequados.” “ Escolhi fazer o curso a distância porque fica mais fácil, uma vez que trabalho o dia todo e o curso na modalidade a distância favorece e me dá mais tempo para pesquisar. Os temas parecem ser mais aprofundados na modalidade virtual.” Você tem tido dificuldades no curso? Quais? “ Sim, acessar algumas ferramentas, como o bate papo, fórum de discussão, reunião online, atividade objetiva.”

Depoimentos de Alunos Cegos referentes a EAD Como você avalia os recursos de acessibilidade disponibilizados pela PUC neste curso?  “São bons, mas necessita ser melhor adaptado para os deficientes visuais.”  “Não foram suficientes. Quero esclarecer, porém, que contei com toda a ajuda da tutora e dos professores, que fizeram o interface por e-mail.” “ Somente o que é visual, é que se torna complicado, no mais estão bons.” Quais os recursos especiais que você utiliza para fazer o curso? “ Computador com leitor de telas Jaws.” “ Sintetizadores de vozes, leitores de tela e CDs de áudio, DVDs, livro falado.”

Depoimentos de Alunos Surdos referentes a EAD Porque você escolheu fazer um curso a distância?  “...algumas disciplinas são importantes conhecimento e aprendizagem do estadual e também minha formação de pedagógica para buscar a pesquisar dos surdos. Estou interessada pesquisa do material didático para surdos.” “Para melhorar minha vida profissional, “ “Fiz esta escolha já que atendia a minha disponibilidade horária, ou seja, podia estudar/fazer as atividades nos horários disponíveis.” Você tem tido dificuldades no curso? Quais? “Sim, dificuldade no curso das atividades abertas toda escrita está muito difícil português para entender como responde à atividade aberta certa e falta equipe para trocar sua opinião.” “Falta tradução português, quando acesso um clik abre muito janela para chegar no ambiente principal.” “Na PUC não disponibilizou tradução em Libras apenas em português.” “Tive no início, que foi sanado com a introdução da interpretação das aulas, em vídeos, em LIBRAS.”

Depoimentos de Alunos Surdos referentes a EAD Como você avalia os recursos de acessibilidade disponibilizados pela PUC neste curso? “Minha avaliação é razoável. Falta que tenha o vídeo com interprete e também falta à equipe integração de idéia discutida com professores e alunos.” “Não, porque muito complicado português, não é acessível.” “Para acessar site da PUC é preciso abrir duas janelas ou telas para chegar AVEA do aluno.” “Avalio como excelentes.” Quais os recursos especiais que você utiliza para fazer o curso? “É importante tenha o vídeo e explicativa da aula ou texto com interpretes.” “Eu pedir outra pessoa interpretar os livros “  “O único recurso especial que usei foi a interpretação em LIBRAS que a PUC Virtual e o NAI fizeram”

DESAFIOS Garantia de Acesso amplo ao ambiente virtual Apresentação de material visual com áudio-descrição Apresentação de material em áudio com legenda e tradução em LIBRAS Preparação de tutores, professores e equipe de tecnologia

E.E. e a EAD Cap. 18 Flavia Amaral Rezende “A modalidade de EAD, por derrubar as fronteiras de tempo e espaço,é uma tecnologia social poderosa que poderia ser utilizada em favor da mudança cultural da sociedade para que deixemos de nos surpreender quando deficientes fazem coisas que deveriam ser normais, caso tivessem apoio e igualdade de oportunidades.’’

Prof. Maria do Carmo Menicucci Obrigada! Prof. Maria do Carmo Menicucci mmenicucci@virtual.pucminas.br nai@pucminas.br