HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
CULTO DA FAMILIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
MÉTODO CIENTÍFICO.
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Conhecimento Prof.º Adriano Paiva.
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Aula 1 - As origens históricas da Psicologia
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Etnografia e Etnologia
Revisão para Avaliação I
A caracterização da Psicologia
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
PERSONALIDADE TEMPERAMENTOS ( Tem a ver com o nosso homem interior – Diferenças )
Ou quem e o que o constitui
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Teoria Geral de Sistemas
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
Introdução a Psicologia Jurídica
Profª. Taís Linassi Ruwer
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Psicologia ou as Psicologias
Profª. Taís Linassi Ruwer
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Professor Douglas Pereira da Silva
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
FILOSOFIA.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
A sociologia como ciência
 O que é senso comum – realidade cotidiana; conhecimentos aprendidos por tradição, intuição. Ex.: atravessar rua, tudo que cai vai para o chão.  O que.
Os Pré-Socráticos Prof. Dr. William B. Gomes Aula 2 Atualizado em 15/03/2006.
FILOSOFIA.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
A História da Psicologia e a Educação
Profa Cléo Coutinho PSICOLOGIA JURÍDICA. Agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.2 O QUE É PSICOLOGIA?
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 8 DO CD “QUATERNÁRIO” Gordo e de ar bondoso, quase morto é o olhar. Andar é lento esforço, para a preguiça arrastar.
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
Introdução - Psicologia Organizacional Psicologia como ciência
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
A caracterização da Psicologia?
O que é conhecimento?.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Como explicar o mundo?.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA PSICOLOGIA GERAL HISTÓRIA DA PSICOLOGIA AULA I

CONCEITO DE PSICOLOGIA FORMADA POR DUAS PALAVRAS GREGAS: PSIQUE – ALMA, MENTE. LOGOS – ESTUDO, CIÊNCIA. ETMOLÓGICAMENTE PSICOLOGIA SIGNIFICA: ESTUDO DA ALMA.

CONCEITO DE PSICOLOGIA COM O PASSAR DOS TEMPOS, A PSICOLOGIA TEM SIDO USADA PARA INDICAR O ESTUDO DA MENTE E DO COMPORTAMENTO DOS ORGANISMOS.

CIÊNCIA E SENSO COMUM A PSICOLOGIA USADA NO COTIDIANO PELAS PESSOAS EM GERAL, É DENOMINAD DE PSICOLOGIA DO SENSO COMUM.

CIÊNCIA E SENSO COMUM ESTA PSICOLOGIA É UTILIZADA COMO FORMA DE EXPLICAR COMO UM VENDEDOR CONSEGUE VENDER MUITO, COMO ALGUÉM CONSEGUE CONQUISTAR O SEU AMOR, ETC.

CIÊNCIA E SENSO COMUM ISTO SIGNIFICA QUE AS PESSOAS TÊM UM CERTO DOMÍNIO, MESMO QUE PEQUENO E SUPERFICIAL, DO CONHECIMENTO ACUMULADO PELA PSICOLOGIA CIENTÍFICA.

SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE O SENSO COMUM É O DOMÍNIO DA VIDA COTIDIANA, DA REALIDADE SENTIDA COMO SERES HUMANOS.

SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE O SENSO COMUM É UMA FORMA DE SENTIR QUE ESTAMOS VIVOS E FAZEMOS PARTE DE UM TODO.

CIÊNCIA É UMA ATIVIDADE REFLEXIVA. BASEA-SE NA REALIDADE COTIDIANA E PENSA SOBRE ELA.

CIÊNCIA AFASTA-SE DESTA REALIDADE E VAI PROCURAR REFLETIR E CONHECER ALÉM DAS APARÊNCIAS. A CIÊNCIA SEMPRE SE REFERE AO REAL.

CIÊNCIA A CIÊNCIA ABSTRAI A REALIDADE PARA COMPREENDÊ-LA MELHOR E A TRANSFORMA EM OBJETO DE INVESTIGAÇÃO.

CIÊNCIA E COTIDIANO O COTIDIANO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACERCA DA REALIDADE APROXIMAM-SE E AFASTAM-SE.

CIÊNCIA E COTIDIANO APROXIMAM-SE PORQUE A CIÊNCIA SE REFERE AO REAL. AFASTAM-SE PORQUE A CIÊNCIA REFLETE SOBRE A REALIDADE PARA COMPREENDÊ-LA MELHOR.

CIÊNCIA E COTIDIANO EX: NEWTON – PARTINDO DA FRUTA QUE CAÍA DA ÁRVORE (FATO DO COTIDIANO) FORMULOU A LEI DA GRAVIDADE (FATO CIENTÍFICO).

CIÊNCIA E COTIDIANO EX: USO DA GARRAFA TÉRMICA – SABE-SE O TEMPO EM QUE O CAFÉ FICARÁ QUENTE, MAS AS VEZES DESCONHECEMOS AS LEIS DA TERMODINÂMICA.

CIÊNCIA E COTIDIANO EX: AO ATRAVESSAR A RUA SABEMOS MEDIR A DISTÂNCIA E A VELOCIDADE DE UM CARRO – MAS PODEMOS DESCONHECER A TEORIA QUE MEDE A DISTÂNCIA E A VELOCIDADE.

CIÊNCIA E COTIDIANO É ESTE TIPO DE CONHECIMENTO QUE SE VAI ACUMULANDO NO COTIDIANO QUE É CHAMADO DE SENSO COMUM.

CIÊNCIA E COTIDIANO É O SENSO COMUM, CONHECIMENTO INTUITIVO, ESPONTÂNEO, TENTATIVAS E ERROS QUE FACILITA A VIDA DOS SERES HUMANOS.

CIÊNCIA E O SENSO COMUM ESTE SENSO COMUM PERCORRE UM CAMINHO QUE VAI DO HÁBITO À TRADIÇÃO E, QUANDO ESTABELECIDO, VAI DE GERAÇÃO A GERAÇÃO. ELE PRODUZ SUAS PRÓPRIAS TEORIAS.

CIÊNCIA E O SENSO COMUM O SENSO COMUM SE APROPRIA DE OUTROS SABERES PRODUZIDOS, MISTURANDO E RECICLANDO, REDUZINDO-OS A UM TIPO DE TEORIA SIMPLIFICADA, PRODUZINDO UMA DETERMINADA VISÃO DE MUNDO MAIS SIMPLISTA.

ÁREAS DO CONHECIMENTO SOMENTE O SENSO COMUM NÃO SERIA SUFICIENTE PARA AS EXIGÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE. JÁ NO TEMPO DO HOMEM PRIMITIVO, ESTE CONHECIMENTO NÃO SERIA SUFICIENTE PARA DOMINAR A NATUREZA.

ÁREAS DO CONHECIMENTO NO SÉCULO IV A.C., OS GREGOS JÁ DOMINAVAM OS CÁLCULOS MATEMÁTICOS – NECESSITAVAM DISSO PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS AGRÍCOLAS, ARQUITETÔNICOS, NAVAIS E ETC.

ÁREAS DO CONHECIMENTO TAMBÉM OS GREGOS SE PREOCUPARAM COM A ORIGEM E O SIGNIFICADO DA EXISTÊNCIA HUMANA. FOI COM ELES QUE SURGIU A FILOSOFIA.

ÁREAS DO CONHECIMENTO A RELIGIÃO SURGE COMO A FORMULAÇÃO DE UM CONJUNTO DE PENSAMENTOS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM, SEUS MISTÉRIOS, PRINCÍPIOS MORAIS E ETC.

ÁREAS DO CONHECIMENTO A ARTE ACOMPANHA O HOMEM DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, QUANDO DEIXOU AS MARCAS DE SUA SENSIBILIDADE NAS PAREDES DAS CAVERNAS, TRADUZINDO SUAS EMOÇÕES.

ÁREAS DO CONHECIMENTO PORTANTO, A ARTE, A RELIGIÃO, A FILOSOFIA, A CIÊNCIA E SENSO COMUM SÃO DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO HUMANO.

O QUE É CIÊNCIA? É UM CONJUNTO DE CONHECIEMENTOS SOBRE FATOS OU ASPECTOS DA REALIDADE, EXPRESSO POR MEIO DE LINGUAGEM PRECISA E RIGOROSA.

O QUE É CIÊNCIA? 1. OS CONHECIMENTOS DEVEM SER OBTIDOS DE MANEIRA PROGRAMADA, SISTEMÁTICA E CONTROLADA, PARA QUE SEJA VÁLIDO.

O QUE É CIÊNCIA? SOMENTE DESTA FORMA, O SABER PODE SER TRANSMITIDO, VERIFICADO, UTILIZADO E DESENVOLVIDO.

O QUE É CIÊNCIA? ISTO POSSIBILITA NOVOS SABERES. DESTA MANEIRA, A CIÊNCIA CARACTERIZA-SE COMO UM PROCESSO.

O QUE É CIÊNCIA? 2. OUTRO ASPECTO INTERESSANTE DA CIÊNCIA: OBJETIVIDADE – SUAS CONCLUSÕES DEVEM SER PASSÍVEIS DE VERIFICAÇÃO, ISENTAS DE EMOÇÃO, TORNANDO-SE VÁLIDAS PARA TODOS.

O QUE É CIÊNCIA? 3. A CIÊNCIA TEM UM OBJETO ESPECÍFICO DE ESTUDO, UMA LINGUAGEM RIGOROSA, MÉTODOS E TÉCNICAS ESPECÍFICAS, PROCESSO CUMULATIVO DE CONHECIMENTO E OBJETIVIDADE.

O QUE É CIÊNCIA? É ESSE CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS É O QUE PERMITE QUE DENOMINEMOS CIENTÍFICO A UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS.

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA AS ORIGENS DA PSICOLOGIA SE REMONTAM AOS GRANDES FILÓSOFOS DA GRÉCIA ANTIGA: SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA FORAM ESTES FILÓSOFOS QUE FIZERAM AS PERGUNTAS FUNDAMENTAIS SOBRE A VIDA MENTAL: O QUE É CONSCIÊNCIA? AS PESSOAS SÃO INTRINSICAMENTE RACIONAIS OU IRRACIONAIS?

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA ESTAS PERGUNTAS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA PERSPECTIVA COGNITIVA NA PSICOLOGIA NOS DIAS ATUAIS.

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA ANTES DE 300 A.C., ARISTÓTELES TEORIZOU SOBRE TEMAS COMO APRENDIZAGEM E MEMÓRIA, MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO, PERCEPÇÃO E PERSONALIDADE.

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA ALGUMAS TEORIAS SÃO HOJE MOTIVOS DE RISADAS: UMA REFEIÇÃO NOS DEIXA SONOLENTOS AO FAZER COM QUE GÁS E CALOR SE ACUMULEM EM TORNO DA FONTE DA NOSSA PERSONALIDADE: O CORAÇÃO!

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA OUTRAS QUESTÕES PSICOLÓGICAS TRATAM DA NATUREZA DO CORPO E DO COMPORTAMENTO HUMANO.

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA HIPÓCRATES, CHAMADO DE O “PAI DA MEDICINA”, ESTUDOU AS FUNÇÕES DO ORGANISMO VIVO E SUAS PARTES. SEUS ESTUDOS ABRIRAM AS PORTAS PARA A PSICOLOGIA BIOLÓGICA.

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA FOI HIPÓCRATES QUE TEORIZOU SOBRE OS TEMPERAMENTOS. PARA ELE, O HOMEM POSSUÍA FLEUMAS, BILE NEGRA, BILE AMARELA E SANGUE.

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA FLEUMÁTICO – MUITA FLEUMA. SANGUÍNEO – EXCESSO DE SANGUE. COLÉRICO – BILE AMARELA. MELANCÓLICO – BILE NEGRA.

ORIGENS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA A TEORIA HUMORAL OU DOS TEMPERAMENTOS DE HIPÓCRATES, POR MAIS QUE TENHA SE TORNADO ABSOLETA, AINDA SEGUE SENDO USADA POR MUITOS “ESTUDIOSOS”.

TEORIA HUMORAL OU DOS TEMPERAMENTOS. Quando os humores estivessem desequilibrados, o corpo e a mente seriam afetados de maneira previsível, dependendo de qual dos quatro humores estivesse em excesso.

TEORIA HUMORAL OU DOS TEMPERAMENTOS. Paciente com excesso de sangue, tinha um PERSONALIDADE SANGÜÍNEA – seria uma pessoa otimista, exagerado, impulsivo, volúvel e alegre, mas também aumentava a propensão para:epilepsia, angina, disenteria e artrite. TRATAMENTO: Flebotomia (abertura de uma veia para retirar o excesso de sangue), banhos frios e enemas.

TEORIA HUMORAL OU DOS TEMPERAMENTOS. A pessoa com excesso de Fleuma, teria uma PERSONALIDADE FLEUMÁTICA, ou seja, uma pessoa triste, lenta, sem ânimo, indeciso, desconfiado, cumpridor. Isto resultaria em dores de cabeça, resfriados, AVC. TRATAMENTO: Banhos quentes, diuréticos e ervas que induzissem a náusea.

TEORIA HUMORAL OU DOS TEMPERAMENTOS. A pessoa que tinha excesso de bile amarela teria PERSONALIDADE COLÉRICA, teria um temperamento ardente, sarcástico, impaciente, prepotente, vaidoso, insensível. Seria propenso a ter úlceras na boca, icterícia e distúrbios estomacais. TRATAMENTO: Sangrias, dietas líquidas, enemas e banhos refrescantes.

TEORIA HUMORAL OU DOS TEMPERAMENTOS. A pessoa com excesso de bile negra teria a PERSONALIDADE MELANCÓLICA, ou seja, seria um pessoa triste, sorumbática, vingativo, inflexível, idealista, confuso, habilidoso. Isto contribuiria para úlceras e hepatite. TRATAMENTO: Dieta especial, banhos quentes, eméticos (drogas que induzem ao vômito) e queima de tecido corporal com uso de ferro quente (cauterização).

TEORIA HUMORAL OU DOS TEMPERAMENTOS. Esta teoria humoral, foi descartada com os avanços em anatomia, fisiologia e microbiologia. A medicina alternativa e popular, em muitas culturas, ainda seguem esta noção sobre traços de personalidade estando ligados aos fluidos corporais

CONTRIBUIÇÕES DE HIPÓCRATES. Hipócrates contribuiu de forma notável para uma abordagem científica da medicina. Ele aprendeu e ensinou quais os hábitos pessoais que contribuíam para a gota (doença causada por perturbações no metabolismo do ácido úrico)

CONTRIBUIÇÕES DE HIPÓCRATES. Ele conduziu uma das primeiras pesquisas de saúde pública a respeito dos hábitos daqueles que sofriam de gota, controlando suas temperaturas corporais, freqüência cardíaca, respiração e outros sintomas.

CONTRIBUIÇÕES DE HIPÓCRATES. Foi Hipócrates que apontou a importância das emoções e dos pensamentos em relação à saúde física, bem como buscou tratamentos. Foi o primeiro a fazer a relação entre saúde mental e saúde física.