HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves.
Advertisements

Homenagem da equipe da Unidade Neonatal do HFA à Dra. Áurea
II ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL MATERNIDADE INTERLAGOS
Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes
Os Primórdios da Enfermagem no Brasil
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
Imagem e Memória da República
IDADE MÉDIA Entendendo melhor ....
Envelhecer com dignidade:
A indepêndencia do Brasil
BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
A Medicina e a Condição Feminina
Bem vindo ao museu da família!.
Carmen Prudente.
A Enfermagem na Era da Informática
HISTÓRIA DO SOCORRISMO
Prof. Everton da Silva Correa
Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação.
A Enfermagem no Brasil: Das Práticas Empíricas ao modelo Nightingaleano. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc.
do Coração Agonizante de Jesus
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
A Enfermagem no Brasil: Das Práticas Empíricas ao modelo Nightingaleano. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc.
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
Universidade Federal do Vale do São Francisco Secretaria de Saúde de Juazeiro/BA PET- Ministério da Saúde Constituição do paradigma psiquiátrico clássico.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem
Biografia de Wassili Kandinsky
SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL -CRUZ VERMELHA- Inês Santos Xavier Pinto Novembro/2010.
A Guerra do Paraguai.
Metodologia da Assistência de Enfermagem Profª. Elisangela Cason Erlich CESCAGE/2011.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Florence Nightingale Nasceu 12/05/1920 em Florença, Itália. Faleceu 13/08/1010 em Londres aos 90 anos. Aos 31 anos – estágio na Alemanha com pastor Fliedner.
O SURGIMENTO DA ENFERMAGEM MODERNA
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Feito por: Bruna Pires Daniela luz Laura Moreira Ana Carolina
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Era Cristã da Enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Enfermagem Radiológica
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
A dicotomia entre saúde e saúde mental
As bases da ciência moderna
Professora: Curso: Graduação em Enfermagem A ORIGEM DA HOMEOPATIA NO BRASIL.
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Teóricos de Enfermagem
BREVE HISTÓRICO DA PRÁTICA CIRÚRGICA
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
 .
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
História da Enfermagem
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NOVAUNESC FACULDADE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM Profº Diego Campelo Teresina-PI 2013

O que é ? ENFERMAGEM

A história da enfermagem no Brasil.

A Enfermagem tem recebido vários conceitos e o seu significado varia com o tempo e os costumes, citaremos dois: Ciencia e arte. Ciência que visa o indivíduo como um todo, prestando assistência bio-social (Irmã Olivía da Universidade Católica dos Estados da Ámerica, Elvira de Felix Sousa, Manual de Enfermagem p.07) O reconhecimento da enfermagem como arte é bem antigo. Arte é o conjunto de conhecimentos práticos que mostram como trabalhar para conseguir certos resultados.

Ciência é um conjunto de conhecimentos baseados em um grande número de fatos cuidadosamente observados, dispostos e classificados de modo a estabelecer determinados princípios e leis. Atualmente a enfermagem é conceituada por vários pesquisadores como: um ’’Processo’’ ou ‘’Sistema” no que se utilizam métodos, normas e procedimentos específicos,organizados e fundamentados em uma filosofia e objetivos definidos de enfermagem, visando conhecer e atender as necessidades básicas afetadas da pessoa humana(Lilian Felcher , A Enfermagem Planejada, p.13)

EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM FASE PRIMITIVA ou Empírica. Na primeira fase, não havia profissionais e a assistência prestada aos doentes era praticadas por leigos que usavam e abusavam dos mais condenáveis meios de tratamento, pondo em risco a vida daqueles que caíam em suas mãos. Não só pela falta de recursos mas também pela falta de conhecimentos. As ações das irmãs de caridade lançaram as bases da enfermagem.

FASE EVOLUTIVA IDADE DA FLORENCE: Contribuiu grandemente para a evolução desta arte, com Estudos científicos aproximadamente em meados do séc XIX. A chamada Dama da Lâmpada era destemida, brava e ao mesmo tempo suavíssima. Tinha uma grande capacidade de agir e sentir. Foi necessário uma guerra para a enfermagem obter uma conquista de que hoje somos favorecidos. (Guerra da Criméia).Florence fundou a primeira escola de enfermagem do Hospital .

FASE DO APRIMORAMENTO Representa um elevado privilégio para a enfermagem. Com o decorrer do tempo muito se descobriu no campo da Ciência físicas, biológicas e sociais, contribuindo, tudo isso, para uma conceituação de prevenção, cura e reabilitação de distúrbios físicos e mentais. Passou então a enfermagem a considerar o indivíduo como um centro de cuidados, com atendimento individualizado, visando salientar a inter-relação dos sistemas bio-psico-social e Espirituais da pessoa humana.

A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543 A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus. Mais tarde Porto Alegre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presença de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina.

Outra figura de destaque é Frei Fabiano Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiro no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro (Séc. XVIII).

A Enfermagem como profissão Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas um ciência, pois baseia-se em princípios científicos. Para Wanda Horta a enfermagem tem três seres: - o ser enfermagem - o ser enfermeiro - o ser paciente.

A enfermagem brasileira do tempo do Império, raros nomes de destacaram e, entre eles, merece especial menção o de Anna Nery.

“13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na Cidade de Cachoeira, na Província da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Nery, enviuvando aos 30 anos.”

Seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir a Pátria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), sob a presidência de Solano Lopes. O mais jovem, aluno do 6º ano de Medicina, oferece seus serviços médicos em prol dos brasileiros. Anna Nery não resiste à separação da família e escreve ao Presidente da Província, colocando-se à disposição de sua Pátria. Em 15 de agosto parte para os campos de batalha, onde dois de seus irmãos também lutavam. Improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos

Após cinco anos, retorna ao Brasil, é acolhida com carinho e louvor, recebe uma coroa de louros e Victor Meireles pinta sua imagem, que é colocada no edifício do Paço Municipal. O governo imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha. Faleceu no Rio de Janeiro a 20 de maio de 1880. A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Anna Nery que, como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA “A Cruz Vermelha Brasileira foi organizada e instalada no Brasil em fins de 1908, tendo como primeiro presidente o médico Oswaldo Cruz. Destacou-se a Cruz Vermelha Brasileira por sua atuação durante a I Guerra Mundial (1914-1918).”