FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
A luta pelo pão de cada dia tem sido mais renhida e os limites do sábado estão sendo constantemente ameaçados.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
Baseado no livro “Revolução da Igreja” – Russell Burrill
Espiritismo e Ecologia
Caminhada do Povo de Deus
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
O cristão não só crê, senão que vive.
A Ética Religiosa.
Visão Teocêntrica da Educação
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Por que lemos a Bíblia, hoje?
FUNDAMENTOS METAFÍSICOS DA EDUCAÇÃO
Por Moisés Sampaio de Paula
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
Quartas Especiais Orientação da Criança.
Rainha dos Apóstolos.
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
você tem uma vida nova em Cristo
A Pessoa e Obra de Cristo
Trabalhar com os juvenis é uma linda possibilidade de êxito intelectual e espiritual.
A EXPERIÊNCIA DE ENOQUE
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
1.
Faculdade Adventista da Bahia
Brasília – 409 sul
Existe erro na Bíblia ?.
A natureza tríplice do homem TRICOTOMIA A natureza tríplice do homem.
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
A formação integral do cristão
Este é um texto teste para este slide.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O SEGREDO DA VIDA PLENA. O SEGREDO DA VIDA PLENA.
O Princípio da Criação.
Perceber a natureza perpétua da Lei Compreender que Jesus aprofundou o significado da Lei.
O Último Convite.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121). “A maior e mais urgente de todas as nossas necessidades é um reavivamento da verdadeira.
A Lei de Deus Êxodo
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
O Ministério da Música na Bíblia
EVANGELISMO PÚBLICO.
Reconhecer a presença de Jesus junto do Homem através do Espírito Santo. Compreender o desempenho da Sua obra junto da Humanidade.
Trabalho realizado por:
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
VT 1 A CRIAÇÃO.
Para que você nasceu ?   .
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA A SALVAÇÃO DE DEUS: A LEI E A GRAÇA
1 1 Creio no Espírito Santo. 2 O Espírito, dom do Pai e do Filho 1. O Espírito revelado na história Toda a história desenvolve-se sob o sopro do Espírito.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
LIÇÃO 1 - FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Antiguidade grega e romana
O Evangelho de Mateus. O Sermão do Monte 03 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque.
LIÇÃO 6 O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
MESTRES QUE ENSINAM PARA TRANSFORMAR VIDAS TEXTOS: 2 Tm. 2:2; Mt. 28:19; Fl. 4:13.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 6, tratou da libertação do PECADO.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Uma reduzida síntese desta filosofia inclui pelo menos os seguintes quatro pontos: a origem do homem; a alteração introduzida pelo pecado; o que significa a educação e o seu objetivo final.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA • “Deus criou, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou...” (Gen.1;27).

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA O homem não chegou a existência através de um processo de evolução. Foi criado por Deus. Esta origem demonstra que o homem deveria viver em perfeita relação com Deus, pois de outro modo não poderá expressar-se com a plenitude do seu ser. Este conhecimento da origem do homem é indispensável para a pedagogia, pois ao educar a criança ou o jovem, o professor deverá realizar um esforço consciente e constante para restaurá-lo ao seu estado original.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA “O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no caráter. Cristo somente é a expressa imagem do Pai; mas o homem foi formado à semelhança de Deus. Sua natureza estava em harmonia com a vontade de Deus. A mente era capaz de compreender as coisas divinas. As afeições eram puras; os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão. Ele era santo e feliz, tendo a imagem de Deus, e estando em perfeita obediência à Sua vontade.” (White, Patriarcas e Profetas, p.28).

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Nesta vida de perfeita relação e harmonia do homem com Deus, se introduziu o pecado. O pecado é uma separação de Deus que destrói o homem no seu todo. Desmorona seus aspectos intelectual, físico, espiritual e social. Este é o caminho do pecado.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA A educação deve trabalhar para restaurar o homem à sua condição original, naquela em que todas as suas faculdades se desenvolviam harmoniosamente e sua relação com Deus lhe assegura completa felicidade e a satisfação de viver uma vida plena de sentido.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA • “Restaurar o homem a imagem do seu Autor, leva-lo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação – tal deveria ser a obra da redenção. Este é o objetivo da educação, o grande objetivo da vida.” (White, Educação, p.16).

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA • “A verdadeira educação preparará as crianças e jovens para a vida presente,e, com referência a vida futura, para uma herança na pátria melhor, isto é, a celestial.” (Fundamentos da educação cristã, p. 328).

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA “Não estamos na liberdade de ensinar o que se coaduna com as normas do mundo ou da igreja, simplesmente por ser de costume assim fazer. As lições ensinadas por Cristo devem servir de norma. O que o Senhor ensinou relativamente à instrução a ser ministrada nas nossas escolas, deve ser rigorosamente observado; pois caso não haja a alguns respeitos uma espécie de educação inteiramente diversa da que tem sido seguida em algumas de nossas escolas, não valeria a pena termos incorrido no ônus de compra de terras e construção de edifícios escolares.” (White, Testemunhos seletos, Vol.II, p. 420).

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA • O sentido desta filosofia está em promover os princípios da verdadeira educação estabelecidos por Deus, através das Escrituras sagradas e dos escritos de Ellen G. White, tendo em vista uma educação integral. (Manual de procedimentos do departamento de educação da Divisão Sul Americana da IASD, p.9).

B – As Evidências de uma Nova Abordagem à Educação Cristã 1 – Dos Críticos A educação moderna está debaixo de fogo e tem estado agora pelos vários anos passados. Muita gente está exigindo uma nova abordagem à educação. A questão surge sempre quando se procura saber como os advogados da educação cristã se colocam à luz do presente (criticismo pesquisador).

Evidência de insatisfação está vindo de um bom número de fontes Evidência de insatisfação está vindo de um bom número de fontes. Principalmente entre estes estão os pais. Estão claramente insatisfeitos com o calibre de instrução que seus filhos estão recebendo nestes dias. Mesmo em escolas cristãs, os pais estão cansados de seguirem padrões antigos.

Natureza Homem Ciências Sociais Ciências Naturais Filosofia e Religião Deus Torna-se evidente que as filosofias acima colocam ou o homem ou a natureza no centro da educação. O propósito em qualquer caso é sociabilidade ou um indivíduo eficientemente preparado para a sociedade. Para o cristão estes pontos de vista são fragmentários.

A cosmo-visão cristã inclui uma definição de educação cristã A cosmo-visão cristã inclui uma definição de educação cristã. O centro deste ponto de vista é o Deus Triúno. Homem Deus Triúno Religião Ciências Sociais Ciências Naturais Natureza

Conclusão: O homem é um produto do poder criador de Deus e da regeneração do Espírito Santo. Deus está no centro, não na periferia. A natureza está na periferia. Homem Deus Triúno Religião Ciências Sociais Ciências Naturais Natureza

Ellen White escreveu que “a coisa de maior importância” em educação “deve ser a conversão” dos estudantes (FEC, p. 436). É sobre o fundamento da experiência do novo nascimento que a educação cristã pode prosseguir com seus outros alvos e propósitos. Se ela falha neste ponto primário e fundamental tem falhado completamente.

O Alvo Último da Educação Cristã Ellen White escreveu que a “verdadeira educação é a preparação dos poderes metal, moral e físico para a realização de cada dever, agradável ou não, o treinamento de cada hábito e prática, de coração, mente, e alma para o serviço divino” (3SM, p. 228; cf. CT, p. 493; Ed. P. 13). Nesta mesma linha Herbert Welch concluiu que “o caráter cristão que não se expressa em serviço não é digno do nome”.

P E R S B Í L I C A PERSPECTIVA BÍBLICA M T T. H Ó Ê N .