A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
A reforma & a contra reforma religiosa
A Educação no Brasil Colônia
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Professor Vander História Idade Moderna
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
REFORMA E CONTRA-REFORMA
A Reforma Religiosa do século XVI
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica
Cristianismo unidade e diversidade
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
O TEMPO DAS REFORMAS RELIGIOSAS
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; O fim do Império Romano e as invasões bárbaras,
BAIXA IDADE MÉDIA.
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Contrarreforma Católica
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
Nossa Senhora do Rosário.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
O Rosário.
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
Reforma e contrarreforma
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Professor Romildo Tavares
Professor Romildo Tavares
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
REFORMA e CONTRARREFORMA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Poder da Igreja na Idade Média
Aulas  A Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica.
VATICANO II Um desejo de reforma que vinha de longe.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para enfrentar o espírito da Re­forma. Como parte dessa reação, em 1543 a Santa Sé instituiu o índex – índice de li­vros de leitura proibida aos fiéis, por serem considerados perniciosos à fé. Verdadeira milícia (soldados de batina) a serviço do papa, a Companhia de Jesus utilizava todos os meios de ação a seu alcance, sobretudo o ensino aos jovens nobres. Na América os padres jesuítas levaram a doutrina católica a todas as partes do mundo - Índia, China, Japão, América -, onde se dedicavam à educação e à catequese (conversão dos nativos)

Concílio de Trento 1545-1563 Com o propósi­to de assegurar a unidade da fé católica, o papa Paulo III convocou o CONCÍLIO DE TRENTO, Decisões  Contra os protestantes, que consi­deravam as Escrituras como a úni­ca autoridade em matéria de fé, afirmou que a Tradição - ou seja, as interpretações dos doutores da Igreja, papas e concílios - consti­tuía, com as Escrituras, um dos fundamentos da fé, e que o único texto autêntico da a Bíblia era a Vulgata - tradução latina de um texto grego feita por São Jerônimo no século IV.   Confirmou e definiu com precisão os dogmas e rituais católicos, tais como: a presença real de Cristo na eucaristia, a salvação pela fé e pe­las obras, os sete sacramentos (ba­tismo, crisma, eucaristia, penitên­cia, unção dos doentes, ordem e matrimônio), o culto à Virgem e aos santos, etc. Para corrigir os abusos do clero, adotou medidas no sentido de aprimorar sua formação moral, manteve a proibição do casamento dos padres, criou seminários com o objetivo de atrair jovens para o sacerdócio. Fortaleceu a hierarquia e, portan­to, a unidade da Igreja Católica, ao confirmar a supremacia do papa, "pastor universal de toda a Igreja".

A Inquisição O termo Inquisição refere-se a várias instituições dedicadas à repressão da heresia na Igreja Católica. A Inquisição medieval da qual derivam todas as demais, foi fundada em 1184 (século XII) O condenado era muitas vezes responsabilizado por uma "crise da fé", pestes, terremotos, doenças e miséria social,sendo entregue às autoridades do Estado, para que fosse punido. As penas variavam desde confisco de bens e perda de liberdade, até a pena de morte, muitas vezes na fogueira, método que se tornou famoso, embora existissem outras formas de aplicar a pena. Os tribunais da Inquisição não eram permanentes, sendo instalados quando surgia algum caso de heresia e eram depois desfeitos. O delator que apontava o "herege" para a comunidade, muitas vezes garantia sua fé e status perante a sociedade. No século XIX, os tribunais da Inquisição foram suprimidos pelos estados europeus Em 1965, por ocasião do Concílio Vaticano II, durante o pontificado de Paulo VI e em clima de grandes transformações na Igreja assumiu seu nome atual - "Congregação para a doutrina da Fé”. O Tribunal da Inquisição, foi reorganizado após o fim do período medieval De maneira mais repressiva do que renovadora, a Igreja Católica se equipou para enfrentar os desafios de uma Europa sob o impacto da cultura humanista, que apontava novos caminhos para a relação entre Deus e a humanidade. Execução de condenados pela Inquisição, no Terreiro do Paço, em Lisboa

A divisão do cristianismo