Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

Excreção de urina diluída
O Sistema Urinário Parte B
Excreção.
SISTEMA EXCRETOR.
Para recordar a aula anterior…
REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Fisiologia Renal.
Aparelho Excretor.
Aula 25 A excreção humana.
Estudo dirigido - Fisiologia Renal
A OSMORREGULAÇÃO.
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
Poliúrias: Diagnóstico Diferencial
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
SISTEMA RENAL.
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
Noções básicas de Fisiologia renal
SISTEMA URINÁRIO.
Prof. Regis Romero.
Fisiologia Humana Sistema urinário.
TESTES DA FUNÇÃO RENAL.
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
Prof. Andreia Rizzieri Yamanaka
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
Aula 45 Excreção Humana.
Patologia e Dietoterapia nas Enfermidades Renais (Parte I)
REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE DOS LÍQUIDOS CORPORAIS E EXAME DA URINA
Concentração e diluição urinária
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A capacidade tamponante de uma solução não depende o pH da mesma, mas apenas da concentração.
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.
Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.
Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração.
Prova 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) As células intercaladas alfa secretam H + que se liga a tampões luminais, especialmente.
Sistema excretor.
Função tubular.
Manuseio tubular de Potássio – K+
Função dos Rins na Manutenção do Equilíbrio Ácido-Base
Provinha 1 – Turma A(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Se a concentração na veia renal de uma dada substância presente no sangue arterial é zero,
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.
Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
Mecanismos de transporte através da membrana
Sistema Excretor Amanda Dantas.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
MECANISMOS DE CONCENTRAÇÃO E DILUIÇÃO DA URINA
Disciplina de Fisiologia
Sistema Renal.
Fisiologia Renal 1.
PROVAS DE FUNÇÃO RENAL RODRIGO CÉSAR BERBEL.
Profa Msc Melissa Kayser
Faculdade de Educação Física e Esporte Fisiologia – BMB 108  Segundo Semestre/2016 Ranvaud - Fisiologia Renal 31/03 – 5 ª.fM Estrutura morfo-funcional.
TRANSPORTE TUBULAR NUTRIÇÃO – USP – 2016 FISIOLOGIA RENAL
Transcrição da apresentação:

Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que o indivíduo mantenha elevada ingestão de água. (F) No segmento fino ascendente há reabsorção de ureia e secreção de NaCl. (V) Na presença de furosemida, a osmolaridade do interstício medular é bem próxima da osmolaridade plasmática. (V) A reabsorção de ureia em ducto coletor medular interno é dependente dos níveis plasmáticos de HAD. (F) Quanto menor a velocidade do sangue em vasos retos, maior é a remoção de solutos do interstício medular.

Provinha 5 – turma AProva B Marque se é falso ou verdadeiro: (F) Na diurese aquosa, o clearance renal de ureia é menor do que na antidiurese. (V) O Túbulo convoluto distal não participa do processo de concentração da urina, embora participe da diluição. (V) Furosemida interfere com a capacidade de diluir a urina. (V) Se a velocidade do fluxo sanguíneo em vasos retos for elevada, a capacidade de concentração da urina é diminuída. (V) Na diurese aquosa consequente a maior ingestão de água, a reabsorção de água é menor tanto em segmento fino descendente como em ductos coletores.

Provinha 5 – turma AProva C Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Em segmento fino ascendente ocorre diluição do fluido tubular por reabsorção passiva de NaCl, movida por gradiente químico. (V) O fluido luminal em segmento fino descendente concentra-se principalmente por reabsorção de água. (V) Para a recirculação da ureia na medula renal é necessário que haja HAD no plasma. (V) A utilização de furosemida tem como consequência menor capacidade de concentração e de diluição da urina. (F) Na secreção inadequada (aumentada) de HAD a osmolaridade do plasma é usualmente elevada.