Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

Excreção de urina diluída
O Sistema Urinário Parte B
SISTEMA EXCRETOR.
REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Aluna: Patricia de Lima Orientadora: Dra Cleida A. de Oliveira
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Fisiologia Renal.
Sistema Excretor.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
E suas especializações
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
TRANSPORTE DE MEMBRANA
Permeabilidade Celular
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
Juliana G Franco Rio, 02 de junho de 2011
DOENÇA DE DENT Dr. Milton Soares Campos Neto Serviço de Nefrologia da
Fisiologia humana.
PAPEL DA DIPEPTIDIL PEPTIDASE IV NA REABSORÇÃO DE SAIS E ÁGUA EM TÚBULO RENAL Adriana Castello Costa Girardi.
Patologia e Dietoterapia nas Enfermidades Renais (Parte I)
de líquido extracelular
Mecanismos tubulares renais: primeira parte
Concentração e diluição urinária
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Provinha 2 – Turma B(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Variar o fluxo plasmático glomerular é um mecanismo mais eficiente de modular a filtração.
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A capacidade tamponante de uma solução não depende o pH da mesma, mas apenas da concentração.
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.
Provinha 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A reação catalisada pela anidrase carbônica é a dissociação do ácido carbônico (H 2.
Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração.
Prova 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) As células intercaladas alfa secretam H + que se liga a tampões luminais, especialmente.
Sistema excretor.
Função tubular.
Manuseio tubular de Potássio – K+
Função dos Rins na Manutenção do Equilíbrio Ácido-Base
Provinha 1 – Turma A(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Se a concentração na veia renal de uma dada substância presente no sangue arterial é zero,
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.
MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES
Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
E suas especializações
Eliminação Eliminação é o processo que leva ao desaparecimento da droga do organismo. Dois processos: BIOTRANSFORMAÇÃO (metabolismo): a droga sofre alterações.
Mecanismos de transporte através da membrana
LÍQUIDOS CORPORAIS E MEMBRANAS BIOLÓGICAS
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
Profa Ms. Camila B. Papini ASSER
Fisiologia de ácidos e bases
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Disciplina de Fisiologia
Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Base
Fisiologia do Rim Fernando Domingos Instituto de Fisiologia Faculdade de Medicina de Lisboa.
TOXICOCINÉTICA É o estudo da relação que o toxicante e o
Profa Msc Melissa Kayser
Caroline Pouillard de Aquino
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
OS RINS MANTÊM A HOMEOSTASE
TRANSPORTE TUBULAR NUTRIÇÃO – USP – 2016 FISIOLOGIA RENAL
Transcrição da apresentação:

Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H + (NHE3). (F) Em túbulos proximais, a concentração luminal de Cl - é menor em segmento S1 que em S2/S3. (F) A diferença de potencial transepitelial em segmento S1 de túbulos proximais é gerada pelo transportador NHE3. (F) Como os túbulos proximais reabsorvem cerca de 67% do Na + filtrado, a concentração luminal de Na + no segmento S3 é muita mais baixa que no filtrado glomerular. (V) A reabsorção de Cl - em S2/S3 se faz por via transcelular e por via paracelular.

Provinha 3 – Turma AProva B Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da intensa reabsorção de solutos, a osmolaridade do fluido luminal em túbulos proximais não se altera. (V) A diferença de potencial transepitelial, luz negativa, em segmento S1 de túbulos proximais se deve à reabsorção de Na + acoplada à reabsorção de glicose e aminoácidos. (V) A reabsorção isosmótica de Na + e HCO 3 - no segmento S1, resulta em aumento da concentração luminal de Cl - nos segmentos S2/S3. (F) A reabsorção de HCO 3 - em túbulos proximais ocorre na mesma proporção que a reabsorção de H 2 O. (F) Ao longo dos túbulos proximais, em todos os seus segmentos, a reabsorção de Cl - é passiva e por via paracelular.

Provinha 3 – Turma AProva C Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Ao longo de túbulos proximais há considerável modificação da composição do fluido luminal, mas não da osmolaridade. (V) Em túbulos proximais, se há inibição da reabsorção de Na+, o fluxo de H 2 O também é inibido. (F) A maior parte da reabsorção de HCO 3 - em túbulos proximais ocorre no segmento S3. (V) Aquaporinas 1 são os principais canais para H 2 O em túbulos proximais, tanto em membrana apical quanto em basolateral. (F) A acetazolamida, inibidor da anidrase carbônica luminal, elimina a diferença de potencial transepitelial em segmento S1, por inibir o transporte eletrogênico via NHE3.