Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA EXCRETOR.
Advertisements

REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário Objetivos da aula
EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Unidade 2 – Sistema Urinário
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
SISTEMA RENAL.
ACIDOSE METABÓLICA.
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
Noções básicas de Fisiologia renal
Prof. Regis Romero.
Ciências Biológicas Componentes
Fisiologia Humana Sistema urinário.
Acidose Tubular Renal tipo IV
EXCREÇÃO. EXCREÇÃO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA URINÁRIO - RIM.
Seminário Orientado de Bioquímica I
INTERPRETAÇÃO DOS GASES SANGÜÍNEOS ARTERIAIS (GSA)
Sistema Excretor.
Fisiologia Renal Profa. Dra. Cristina Maria Henrique Pinto
Metabolismo do Potássio e Hipocalemia
Distúrbios Ácido-Base
Aula 45 Excreção Humana.
UROANÁLISE Prof. Narcizo A. Tonet
Distúrbios do Equilíbrio Ácido-base
Alterações no Equilíbrio Ácido-Base
Concentração e diluição urinária
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A capacidade tamponante de uma solução não depende o pH da mesma, mas apenas da concentração.
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.
Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.
Provinha 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A reação catalisada pela anidrase carbônica é a dissociação do ácido carbônico (H 2.
Prova 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) As células intercaladas alfa secretam H + que se liga a tampões luminais, especialmente.
Gasometria Arterial. GASOMETRIA A gasometria consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O2 e CO2 em uma amostra de sangue. A leitura é obtida.
Fisiologia do Sistema Urinário
Função tubular.
Daniel Joelsons – R1 Área III
Alterações do equilíbrio ácido – base Seminário Orientado nº05
Função dos Rins na Manutenção do Equilíbrio Ácido-Base
Fisiologia de ácidos e bases
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.
PH e sistema tampão.
Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
PH e sistema tampão.
Introdução à Bioquímica
Eliminação Eliminação é o processo que leva ao desaparecimento da droga do organismo. Dois processos: BIOTRANSFORMAÇÃO (metabolismo): a droga sofre alterações.
Mecanismos de transporte através da membrana
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
Fisiologia de ácidos e bases
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
FISIOLOGIA HUMANA.
Disciplina de Fisiologia
Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Base
Fisiologia Renal 1.
Equilíbrio Ácido Base.
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração de HCO 3 - novo em túbulos proximais. (F) A maior parte da secreção de H + ao longo do néfron ocorre em ductos coletores, onde o pH luminal pode chegar a 4,5. (F) A perda de ácidos fixos pelo organismo (vômitos por ex.) desencadeia nos rins respostas que se caracterizam por aumento na produção de HCO 3 - novo. (V) O tamponamento por tampões não-bicarbonato do H + secretado para a luz tubular contribui para a recuperação do HCO 3 - consumido diariamente no tamponamento de ácidos fixos. (V) O uso crônico do inibidor da anidrase carbônica, acetazolamida, poderia levar a acidose metabólica por perda renal de HCO 3 -.

Prova 8 – Turma AProva B Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) O principal mecanismo adaptativo dos rins em resposta a aumento na produção ácidos no organismo é o aumento da produção de NH 3 /NH 4 +. (V) Acetazolamida, inibidor da anidrase carbônica luminal, reduz a reabsorção de Na + e HCO 3 - em túbulos proximais, devido ao acúmulo de H 2 CO 3 neste segmento que tem alta densidade de proteínas secretoras de H +. (F) A troca H + /K + em células intercaladas alfa é um modo de secretar K + para a luz tubular. (V) Nas alcaloses metabólicas, as células intercaladas beta secretam bicarbonato em ducto coletor. (V) A maior parte da acidez titulável é gerada em ductos coletores, devido ao baixo pH luminal.

Prova 8 – Turma AProva C Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A formação de NH 4 + em ductos coletores depende muito do pH luminal. (V) A adaptação renal à perda de ácidos fixos ou ao ganho de bases envolve a atividade de células intercaladas beta. (V) O metabolismo da glutamina, com produção de NH 4 +, ocorre principalmente em túbulos proximais e está reduzida na alcalose metabólica. (F) NH 4 + é reabsorvido em segmento espesso ascendente e entra em vasos retos para retornar à circulação sistêmica. (V) Com o uso de acetazolamida, agudamente observa-se aumento da excreção urinária de HCO 3 -.