Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina Aula 2, 1º Semestre 13 de março de 2012 Prof. Dr. Cliff Welch – Gab 16 cawelch@unifesp.br
Programa da aula Bem vindo! Expectativas e conteúdos... Quem sou eu...? Orientação – Jacques Derrida; Hayden White & Rogério Forastieri da Silva; As coisas básicas – horas e tarefas... Exercício – podemos conhecer o passado? A bibliografia básica da disciplina; Quem são vocês...? As avaliações.
Entrevista de militantes do SER de Presidente Venceslau, SP, 2004 Quem sou eu...? Entrevista de militantes do SER de Presidente Venceslau, SP, 2004 Califórnia, trabalhos, militância, estudos, Brasil, pesquisas, Unifesp
Marcos de orientação Jacques Derrida (1930-2004). Filosofo da Univ de Paris – Incognito e História da Locura (1967) – nada existe além do texto – desconstruir os textos para descobrir as contradições que as estruturas da linguagem produziu; Hayden White (1928-) – historiador da University of California – Santa Cruz, historiógrafo - Meta-história: a imaginação histórica do século XIX (1973) - a formação da consciência histórica no século XIX, teorias, métodos e metodologias para construir Histórias; Rogério Forastieri da Silva (c.1949-) – historiador da Unesp – Assis (agora da Etapa?), historiografia - - História da historiografia (2001) – Divisão entre moderno e pós-moderno – um exercício essencial - sem história, não tem identidade.
Coisas básicas Tempos e atividades das aulas - 1ª parte = teórica - aula expositiva e dialogada sobre os textos 2ª parte = prática - orientações, seminários, avaliação; Horário da aula – 14h00min –– 18h00 com breve intervalo Calendário
Avaliação Avaliação A – Aula 09 – Prova escrita individual em sala de aula, sem consulta ; Avaliação B – Aula 14 e 15 –– Seminários I e II - prova oral da desconstrução de obra histórica por grupos de trabalho – Avaliação individual + auto avaliação referenciada pela nota do grupo; Avaliação C – Participação e responsabilidade - demonstração de leitura, exercícios “surpresas” e cumprimento de horários; A nota de cada avaliação valerá de 0 a 10. Nota final =A+B+C÷ 3. O aluno deverá obter uma nota final igual ou superior a 5,0, além de ter no mínimo 75% de frequência às aulas.
Seminários – tarefas! Uma definição para nós - “A desconstrução não significa destruição, mas sim desmontagem, a decomposição dos elementos da escrita”(Derrida, s/d, Wikipédia). No dia 13/03, formar grupos de 4 a 6 alunos e, até Aula 3 (20/03), adotar nome de um/a historiador/a para o grupo; me passa, em forma escrita, o nome do grupo, dos membros, o email do responsável; Até Aula 3, cada grupo precisa seleçionar pelo menos duas duas opções de textos (autor, titulo, editora, ano) para desconstruir no seminário final. As condições da seleção são: 1) cada obre tem que ser integral – artigo ou livro ou tese; 2) cada autor tem que ser historiador profissional; 3) as autores das duas obras devem ser diferentes; 4) as obras tem que tratar um tema da história contemporânea. Já na aula 3, pretendo aprovar suas escolhas; Até Aula 4 (27/03), tem em mãos o texto para iniciar sua leitura e analise; Até Aula 13, ler e analisar a obra aprovada, preparar os slides da desconstrução para sua apresentação em 25 minutos de prova didática nas Aulas 14 ou 15.
Exercício Podemos conhecer o passado? Como sim? Como não? Dissertar brevemente no tópico (a “revolução de 30”) Formar grupos de 4 para trocar ideias Relatar discussão para a aula Coloca seu nome e me passa suas dissertações antes de sair Tempo reservado – Uma hora.
História da profissionalização da História Bibliografia básica 1 História da profissionalização da História Aula 3 – WHITE, Hayden (1928-). Conclusão. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 1995 [1973], p.433-441 . RANKE, Leopold Von (1795-1886). As grandes potências. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Org.. L. von Ranke. São Paulo: Ática, 1979 [1833]. p. 146-180. Aula 4 – MARX, Karl (1818-1883). O 18 de Brumário de Louis Bonaparte. A revolução antes da revolução. v. 2. São Paulo: Expressão Popular, 2008 [1852]. p.199-219 & p.319-336. Aula 5 –VARNHAGEN, Francisco Adolpho de. Historia geral do Brazil. Rio de Janeiro: E. e H. Laemmert, 1857. p. 428-443; TURNER, Frederick Jackson (1861-1932). O significado da história. História. São Paulo, v.24,n.1, p.191-223, 2005 [1891].
O oficio de historiador Bibliografia básica 2 O oficio de historiador Aula 6 – BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 [1941/1997], p.51-68. BRAUDEL, Fernand. A longa duração. In: ______. História e ciências sociais. 5ª ed. Lisboa: Editorial Presença, [1958], p.7-39. Aula 7 – THOMPSON, E. P (1924-1993).. Prefácio e Cap. 1. A formação da classe operária inglesa. v.1, São Paulo: 1997 [1963], p. 9-23; RÉMOND, René (1918-2007). Uma história presente. In: ______ (org). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003 [1988], p. 13-36. Aula 8 – GINZBURG, Carlo (1939-). Sinais: raízes de um paradigma indiciário. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das Letras, 1989 [1980], p. 143- 179. Aula 10 – LOWENTHAL, David (1928-). Como conhecemos o passado. Projeto História. São Paulo, (17), nov. 1998, p. 63-104. Aula 11 – LOWENTHAL. Como conhecemos o passado. p.104-180. Aula 12 – ALBERTI, Verena (c.1962-). Introdução. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p.17-25; WELCH, Cliff (1956-) & PERRINE, Toni (1957-). Guerra do capim (DVD, 2001); PATAI, Daphne (1943-). Construindo um eu: uma história oral de mulheres brasileiras. História oral, feminismo e política. São Paulo: Letra e Voz, 2010 [1988], p.19-64. Aula 13 – SILVA, Rogério Forastieri (c.1949-). Conclusão. História da historiografia: capítulos para uma historia das histórias da historiografia. Bauru: EDUSC, 2001, p. 311- 319.
Quem são vocês...? Nome? De onde é? Você e história? Projeto de pesquisa – iniciação cientifica e/ou monografia? Convite especial para colaborar com o Grupo História Social do Campo – Quinta-feira, 15/03, 18h, Sala 11. Palestrantes de Argentina e México
Considerações finais Procura os textos da bibliografia básica no Xerox ou no site - http://cawelchdaunifesp.blogspot.com/ clicar no link: DOWNLOAD TEXTOS AQUI No site, também consta os slides das aulas; Seja atenta que a leitura pedida é tipicamente uma parte só do PDF na pasta e no site; Desejo para todos e todas uma boa semana humana de leitura, estudo e sociabilidade... Bem-vindo!