Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

BRASIL IV Apresentação da disciplina
O enredo da História Aula 3, 1º Semestre 20 de março de 2012
Orientação – acesso ambiente virtual
Administração de Marketing 1
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa





UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
Introdução aos Estudos Históricos Aula 08 UNIFESP, 09 de oct., 2012
História oral – metodologia e/ou método?
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
Banco de Dados (BAN-TSI)
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
ADM28 – Administração Financeira II Professores: Edson de Oliveira Pamplona André Luiz Medeiros Luiz Guilherme Azevedo Mauad
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Linguagens de Programação
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Metodologia do Trabalho Científico
(Metodologia Científica)
PLANO DE AULAS TURMA GRPB02.
PLANO DE AULAS TURMA GRPA02.
Estágios Supervisionados
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Formação de grupos sociais
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Curso do GEM Preparação do expositor
Introdução à Filosofia SYLLABUS
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
1 Teoria Geral da Administração Prof. Mauri Cesar Soares
BCC /02 Apresentação da Disciplina BCC361 – Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof.
Salas de Matemática.
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Curso de Especialização em Educação a Distância
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Metodologia Científica
26/9/2014www.adesgcascavel.com.br / METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / UNIPAN 1.
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Banco de dados em aplicativos WEB Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / FAMIPAR
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
Metodologia Científica
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Introdução a Engenharia de Alimentos
XXIII Seminário de Iniciação Científica Universidade Federal do Acre
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Contrato Pedagógico – 2013/02
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
Metodologia Científica
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Filosofia no Brasil.
Faculdade Piaget - Brasil
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VIII - APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA MANUAL DE MONOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina Aula 2, 1º Semestre 13 de março de 2012 Prof. Dr. Cliff Welch – Gab 16 cawelch@unifesp.br

Programa da aula Bem vindo! Expectativas e conteúdos... Quem sou eu...? Orientação – Jacques Derrida; Hayden White & Rogério Forastieri da Silva; As coisas básicas – horas e tarefas... Exercício – podemos conhecer o passado? A bibliografia básica da disciplina; Quem são vocês...? As avaliações.

Entrevista de militantes do SER de Presidente Venceslau, SP, 2004 Quem sou eu...? Entrevista de militantes do SER de Presidente Venceslau, SP, 2004 Califórnia, trabalhos, militância, estudos, Brasil, pesquisas, Unifesp

Marcos de orientação Jacques Derrida (1930-2004). Filosofo da Univ de Paris – Incognito e História da Locura (1967) – nada existe além do texto – desconstruir os textos para descobrir as contradições que as estruturas da linguagem produziu; Hayden White (1928-) – historiador da University of California – Santa Cruz, historiógrafo - Meta-história: a imaginação histórica do século XIX (1973) - a formação da consciência histórica no século XIX, teorias, métodos e metodologias para construir Histórias; Rogério Forastieri da Silva (c.1949-) – historiador da Unesp – Assis (agora da Etapa?), historiografia - - História da historiografia (2001) – Divisão entre moderno e pós-moderno – um exercício essencial - sem história, não tem identidade.

Coisas básicas Tempos e atividades das aulas - 1ª parte = teórica - aula expositiva e dialogada sobre os textos 2ª parte = prática - orientações, seminários, avaliação; Horário da aula – 14h00min –– 18h00 com breve intervalo Calendário

Avaliação Avaliação A – Aula 09 – Prova escrita individual em sala de aula, sem consulta ; Avaliação B – Aula 14 e 15 –– Seminários I e II - prova oral da desconstrução de obra histórica por grupos de trabalho – Avaliação individual + auto avaliação referenciada pela nota do grupo; Avaliação C – Participação e responsabilidade - demonstração de leitura, exercícios “surpresas” e cumprimento de horários; A nota de cada avaliação valerá de 0 a 10. Nota final =A+B+C÷ 3. O aluno deverá obter uma nota final igual ou superior a 5,0, além de ter no mínimo 75% de frequência às aulas.

Seminários – tarefas! Uma definição para nós - “A desconstrução não significa destruição, mas sim desmontagem, a decomposição dos elementos da escrita”(Derrida, s/d, Wikipédia). No dia 13/03, formar grupos de 4 a 6 alunos e, até Aula 3 (20/03), adotar nome de um/a historiador/a para o grupo; me passa, em forma escrita, o nome do grupo, dos membros, o email do responsável; Até Aula 3, cada grupo precisa seleçionar pelo menos duas duas opções de textos (autor, titulo, editora, ano) para desconstruir no seminário final. As condições da seleção são: 1) cada obre tem que ser integral – artigo ou livro ou tese; 2) cada autor tem que ser historiador profissional; 3) as autores das duas obras devem ser diferentes; 4) as obras tem que tratar um tema da história contemporânea. Já na aula 3, pretendo aprovar suas escolhas; Até Aula 4 (27/03), tem em mãos o texto para iniciar sua leitura e analise; Até Aula 13, ler e analisar a obra aprovada, preparar os slides da desconstrução para sua apresentação em 25 minutos de prova didática nas Aulas 14 ou 15.

Exercício Podemos conhecer o passado? Como sim? Como não? Dissertar brevemente no tópico (a “revolução de 30”) Formar grupos de 4 para trocar ideias Relatar discussão para a aula Coloca seu nome e me passa suas dissertações antes de sair Tempo reservado – Uma hora.

História da profissionalização da História Bibliografia básica 1 História da profissionalização da História Aula 3 – WHITE, Hayden (1928-). Conclusão. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 1995 [1973], p.433-441 . RANKE, Leopold Von (1795-1886). As grandes potências. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Org.. L. von Ranke. São Paulo: Ática, 1979 [1833]. p. 146-180. Aula 4 – MARX, Karl (1818-1883). O 18 de Brumário de Louis Bonaparte. A revolução antes da revolução. v. 2. São Paulo: Expressão Popular, 2008 [1852]. p.199-219 & p.319-336. Aula 5 –VARNHAGEN, Francisco Adolpho de. Historia geral do Brazil. Rio de Janeiro: E. e H. Laemmert, 1857. p. 428-443; TURNER, Frederick Jackson (1861-1932). O significado da história. História. São Paulo, v.24,n.1, p.191-223, 2005 [1891].

O oficio de historiador Bibliografia básica 2 O oficio de historiador Aula 6 – BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 [1941/1997], p.51-68. BRAUDEL, Fernand. A longa duração. In: ______. História e ciências sociais. 5ª ed. Lisboa: Editorial Presença, [1958], p.7-39. Aula 7 – THOMPSON, E. P (1924-1993).. Prefácio e Cap. 1. A formação da classe operária inglesa. v.1, São Paulo: 1997 [1963], p. 9-23; RÉMOND, René (1918-2007). Uma história presente. In: ______ (org). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003 [1988], p. 13-36. Aula 8 – GINZBURG, Carlo (1939-). Sinais: raízes de um paradigma indiciário. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das Letras, 1989 [1980], p. 143- 179. Aula 10 – LOWENTHAL, David (1928-). Como conhecemos o passado. Projeto História. São Paulo, (17), nov. 1998, p. 63-104. Aula 11 – LOWENTHAL. Como conhecemos o passado. p.104-180. Aula 12 – ALBERTI, Verena (c.1962-). Introdução. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p.17-25; WELCH, Cliff (1956-) & PERRINE, Toni (1957-). Guerra do capim (DVD, 2001); PATAI, Daphne (1943-). Construindo um eu: uma história oral de mulheres brasileiras. História oral, feminismo e política. São Paulo: Letra e Voz, 2010 [1988], p.19-64. Aula 13 – SILVA, Rogério Forastieri (c.1949-). Conclusão. História da historiografia: capítulos para uma historia das histórias da historiografia. Bauru: EDUSC, 2001, p. 311- 319.

Quem são vocês...? Nome? De onde é? Você e história? Projeto de pesquisa – iniciação cientifica e/ou monografia? Convite especial para colaborar com o Grupo História Social do Campo – Quinta-feira, 15/03, 18h, Sala 11. Palestrantes de Argentina e México

Considerações finais Procura os textos da bibliografia básica no Xerox ou no site - http://cawelchdaunifesp.blogspot.com/ clicar no link: DOWNLOAD TEXTOS AQUI No site, também consta os slides das aulas; Seja atenta que a leitura pedida é tipicamente uma parte só do PDF na pasta e no site; Desejo para todos e todas uma boa semana humana de leitura, estudo e sociabilidade... Bem-vindo!